terça-feira, 2 de julho de 2013

Rio Bonito recebe obras “Caça Níquel” do Estado

Flávio Azevedo

O secretário de Obras, Flávio Soares, acompanha as atividades dos operários da empreiteira Oriente
Com o objetivo de dar uma maquiada no Centro de Rio Bonito, como já havia ocorrido em 2010, quando os paralelepípedos foram arrancados, invertidos e colocados no mesmo lugar, o governo do Estado, através do projeto “Somando Forças” iniciou obras de recapeamento em algumas ruas de Rio Bonito. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Flávio Soares, as obras irão atender outras ruas do Centro (Osvaldo Cruz e Vital Brasil, por exemplo).

As obras foram iniciadas nessa segunda-feira (1º de julho) e trouxe alguns transtornos ao já confuso Trânsito da cidade, que na Av. Manuel Duarte, onde os operários e máquinas estavam trabalhando, seguiu no sistema de “Pare e Siga”. De acordo com o secretário municipal de Projetos, Flávio Gomes, o recapeamento, que já começou no início da Bela Vista, na ponte atrás do mercado “Rede Economia”, vai se estender até o Green Valley, onde o asfalto está muito prejudicado pelo desgaste natural e pelas recentes obras da CEADE.

Polêmica

O ex-prefeito José Luiz Antunes insinua que o responsável pela obra é burro.
O ex-prefeito José Luiz Antunes desaprovou as obras. Enquanto a nossa reportagem fazia a cobertura da ação dos operários da empreiteira “Oriente”, na tarde dessa segunda-feira (1º de julho), o espirituoso Mandiocão, preso no engarrafamento de veículos que se formou no local, fez sinal de que o responsável pelas obras é “burro”.

Convém lembrar ao ex-prefeito, porém, que essa é aquela obra “caça níquel” que também fez boa parte dos riobonitenses chama-lo de “burro” em 2010. À época, para o horror dos moradores da Jacuba e Green Valley (que ainda pisam na lama), os paralelepípedos foram arrancados, invertidos e colocados no mesmo lugar. Já o asfalto foi colocado onde já estava asfaltado (Centro e Mangueirinha).

A polêmica foi grande, a oposição desferiu duras críticas contra o prefeito, que nada pode fazer, porque como está acontecendo nessa obra, o projeto do governo do Estado prevê apenas o “RECAPEAMENTO”. Ou seja, obra onde já existe pavimentação. Penso que, hoje, e em 2010, essas “orelhas de burro” deveriam ser apontadas na direção das autoridades estaduais e federais.

Preparem-se

Quem transita pelo local pode tratar de preparar as galochas e a canoa! Por outro lado, vale ressaltar que “obras de recapeamento” tem exatamente esse objetivo: MAQUIAR. A ideia é exatamente escapar dos investimentos em drenagem, saneamento, manilhas, escavações etc. (coisas que ficam embaixo do chão e não dão voto). Caso o Estado quisesse se dar a esse trabalho, ele teria feito esse investimento no Green Valley, na Jacuba e/ou no Bairro Marajó. O “rio” vai ficar bonito quando as começarem as chuvas de verão! Preparem-se!

Por outro lado, eu vejo muita gente defendendo o não uso do asfalto, por preocupação com a impermeabilização do solo. Sinceramente, eu entendo isso como uma piada semelhante àquela anedota do cara que descobre a mulher traindo ele dentro de casa, sobre o sofá. O corno, cheio de cólera, ferozmente, joga o sofá no meio da rua! Ao lembrar essa alegoria, eu defendo a ideia de que seria muito mais interessante nos preocuparmos com a Serra do Sambê, com Lavras, com Braçanã, com Tomascar e com Cachoeira dos Bagres (os nossos mananciais hídricos), do que ficar debatendo o não asfaltamento das ruas centrais de Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário