quarta-feira, 31 de julho de 2013

Não basta só reclamar... É preciso participar!

Flávio Azevedo

O secretário Felipe Braga dando abertura ao evento em que foi apresentado o PPA.
Participei na última segunda-feira (29/07), no Centro Cultural da CDL, em Rio Bonito, dos debates sobre o Plano Plurianual, o famoso PPA, que junto com a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), determinam as ações do governante nos próximos quatro anos. O evento foi capitaneado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral, comandada pelo empresário Felipe Braga.

A primeira notícia do evento é que eu não vi por lá os “reclamantes” e “queixosos” das esquinas e mídias sociais. A segunda é que, talvez, eles não tenham comparecido, por não entenderem o que são esses instrumentos e consequentemente a importância deles. 

Sendo assim, eu sugeri aos responsáveis pela excelente apresentação do PPA, que aquele conteúdo fosse diluído e/ou simplificado e encaminhado às escolas (quem sabe ser inserido na grade curricular de alguma disciplina escolar), para que os futuros cidadãos tenham conhecimentos de como funciona a Administração Pública, já que em casa, as crianças e os adolescentes só ouvem papai e mamãe falar (quando falam) sobre política partidária (cadê o meu?), o que contribui para afastar o interesse dos pequenos e ensina os futuros eleitores a ter posturas condenáveis diante do tema: POLÍTICA.

Penso que agir dessa maneira seria um estímulo ao espírito coletivo e representaria uma passada larga na nossa eterna luta contra o “egoísmo”, contra o “primeiro eu”, contra o “individualismo”; e contra o tradicional “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário