quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tragédia com ônibus escolar em Silva Jardim

Flávio Azevedo
Centenas de curiosos acompanharam o trabalho da polícia e dos veículos de resgate.
Duas mortes foram registradas num acidente entre um ônibus escolar e um caminhão na RJ 140, na localidade de Boqueirão, em Silva Jardim. O acidente ocorreu nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (12/06). Testemunhas contaram que o motorista do ônibus escolar tentava desviar de urubus que estavam na pista quando foi atingido na lateral por um caminhão que vinha no sentido contrário. O ônibus capotou várias vezes por uma extensão de 50 metros. Um Siena que estava logo atrás do caminhão também bateu, sendo os dois veículos lançados para uma ribanceira.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Silva Jardim, o ônibus transportava 18 alunos, o motorista e mais um adulto. Um adolescente, de 15 anos, e uma criança, de 11 anos, tiveram morte instantânea. Os 18 feridos do ônibus e outros dois que estavam no caminhão, foram encaminhados à Policlínica Municipal Aguinaldo Moraes, o pronto socorro de Silva Jardim.

O economista Leonam Costa, de 31 anos, que estava no carro envolvido no acidente, contou que percebeu quando o caminhão deu uma freada brusca. Com o impacto, a traseira do caminhão se deslocou e atingiu o carro dele. "Foi um grande susto e graças a Deus consegui escapar. Estou muito triste pelas crianças", lamentou o economista.

Estudantes que estavam no local do acidente disseram a reportagem do G1, que o ônibus levava os alunos da Escola Municipal Adail Maria Tinoco, na localidade de Boqueirão para o Ciep Vera Lúcia Pereira Coelho, no Centro de Silva Jardim. O trajeto, de aproximadamente 2km, ainda segundo os alunos, é  feito desde que a escola em Boqueirão foi interditada, no começo do ano, por problemas estruturais, sendo o ônibus responsável pelo transporte diário desses estudantes para a outra unidade.

Ivanil Maria da Conceição, mãe de criação de Jefferson Batista da Silva, de 15 anos, que morreu no acidente, lembrou-se dos últimos momentos com o filho: "Antes de sair de casa ele me disse: beijo tia, fica com Deus! Foi o último adeus dele pra mim. Eu estou sofrendo muito e só quero justiça", declarou emocionada.

Paulo Ricardo Xavier, de 15 anos, estava no ônibus. Ele sofreu cortes na cabeça e na orelha. Quando saiu do hospital conversou com a equipe do G1. “Depois que o ônibus bateu, todo mundo gritava querendo sair. Eu saí pela parte da frente do ônibus, pelo parabrisa. Tentei ajudar meus amigos, mas não consegui”, disse o jovem, ainda meio desorientado.

A Prefeitura de Silva Jardim decretou luto oficial de três dias. Através da sua assessoria informou que está prestando toda assistência às vítimas do acidente e aos familiares dos alunos quem morreram, como o auxílio funerário. Segundo o subcoordenador de Defesa Civil, Sidney Melo, o coletivo, que pertence à prefeitura da cidade não tem registro de multas e tinha todos os equipamentos de segurança necessários.
– O ônibus foi doado pelo governo do estado e tinha cinto de segurança. Além disso, a prefeitura cuida da manutenção do veículo permanentemente. Também fomos informados de que o motorista não trafegava em alta velocidade – relatou.


Fonte: G1

Um comentário: