segunda-feira, 3 de junho de 2013

Prefeitura de Rio Bonito reinaugura Pinacoteca Municipal

Secom/RB

Pacientes do HCRB, cuidadores e parte do staff da Prefeitura de Rio Bonito.
A Pinacoteca Antônio Benevides está novamente aberta ao público, após uma pequena reforma. Um evento realizado na quarta-feira, 29/05, pela Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretária de Cultura, marcou a reabertura do importante espaço cultural municipal que irá abrigar até o dia 28 de Junho a exposição “Arte de Incluir”, com obras de pacientes do Hospital Colônia.

A exposição conta com 47 telas, incluindo as três obras finalistas da quinta edição do Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver realizado no ano passado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pelo Ministério da Cultura. As três pinturas, que ficaram entre as cem melhores, estão no livro “Arte de Viver”. O prêmio tem como objetivo utilizar a arte para promover a reinserção do portador de esquizofrenia à sociedade. 
“Foram mil e cem trabalhos de todo o Brasil, só de portadores de transtorno mental. Nós mandamos dez, sendo que três foram classificados para publicação. Só cem entraram. Então, a gente achou a glória. Foi uma experiência super exitosa e estou muito feliz por ver as pinturas sendo expostas aqui”, disse emocionado o idealizador do projeto, o médico psiquiatra Dr. Jacinto dos Santos.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de artistas riobonitenses, secretários, profissionais e pacientes do Hospital Colônia, a Prefeita Solange de Almeida parabenizou a equipe de saúde mental do município e lembrou do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no mês de maio. “Aproveitando que hoje estamos comemorando também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, eu quero parabenizar e agradecer aos profissionais que lidam com a saúde mental. Vocês são pessoas abençoadas. O amor de vocês pelo trabalho tem de ser copiado por todas as pessoas desse planeta. Aqui a gente está vendo que coisa linda é a arte, quantas coisas lindas os pacientes têm para dizer, para nos mostrar. Todos estão de parabéns”, disse a chefe do executivo. 

A exposição poderá ser conferida de segunda a sexta-feira das 9 às 17h. A Pinacoteca está localizada na Avenida Castelo Branco, 61, em cima do Banco Itaú, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário