quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aumento salarial somente para os médicos pode representar um tiro no pé

Flávio Azevedo

Durante 15 anos da minha vida eu atuei como técnico de enfermagem em vários setores da área de Saúde, entre elas o SAMU.
Nessa terça-feira (28/05), os vereadores de Rio Bonito aprovaram, mensagem da Prefeitura, aumentando o salário dos médicos do SAMU, UPA e PSF. Recupero aqui a minha vida de técnico de enfermagem para fazer alguns questionamentos a chefe do poder Executivo da cidade.

A Unidade de Suporte Avançado (USA) é composta por motorista, enfermeiro e médico. Tire os dois primeiros, deixe só o médico dentro da ambulância e eu duvido que ele consiga atuar. Já a Unidade de Suporte Básico (USB), que conta apenas com técnico de enfermagem e motorista, funciona bem.

Na UPA, deixe o médico sem refeição e um quarto limpinho, serviços executados por copeiras e auxiliares de serviços gerais, e duvido que ele dará o plantão. Tire o técnico de enfermagem da enfermaria, deixe ela por conta do médico, logicamente com a obrigação de trocar o paciente, medicar, alimentar, mudar de decúbito... E duvido que a coisa ande. Por outro lado, eu já trabalhei 12h inteiras sem que o médico entrasse, uma única vez, na minha enfermaria.


Portanto, sem essa de que o médico é mais importante que as outras categorias, porque “todos somos necessários ao bom funcionamento da máquina da Saúde”. Aliás, privilegiar um segmento e esquecer o outro pode acabar em boicote, corpo mole e falta de vontade por parte daqueles que não foram valorizados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário