quarta-feira, 8 de maio de 2013

A morte de ‘Matemático’ nos força fazer ‘cálculos’ assustadores


Flávio Azevedo

o traficante "Matemático" foi morto em ação da Polícia Civil na favela da Coréia.
O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, afirmou que irá solicitar o desarquivamento imediato do inquérito que apura a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático. A decisão foi tomada após a divulgação das imagens feitas pela câmera do helicóptero da Polícia Civil, em 11 de maio de 2012, na favela da Coreia, zona oeste do Rio de Janeiro. As filmagens mostram a perseguição ao traficante no local. 

As imagens da operação de busca ao traficante foram exibidas pelo Fantástico, neste domingo (05/05) e levaram a corregedoria da Polícia Civil fluminense a também apurar a ação. Um DVD com o vídeo, que mostra policiais na aeronave atirando contra o veículo do traficante e atingindo casas e prédios da região, foi entregue ao deputado estadual Marcelo Freixo (Psol).

De acordo com o deputado, as imagens mostram que não havia policiais na favela no momento da operação. Além disso, segundo ele, a chefia da Polícia Civil não tinha conhecimento da ação, que não teria cumprido o padrão mínimo de segurança exigido para proteger os moradores da comunidade.

O inquérito que avalia a morte de Matemático foi arquivado no IV Tribunal do Júri, em 5 de novembro de 2012, a pedido do Ministério Público (MP). Segundo a promotora que solicitou o arquivamento, as provas da perícia não eram conclusivas em demonstrar se os tiros que mataram o traficante partiram do helicóptero ou se o criminoso teria sido morto pelos próprios comparsas. 

Reflexão

Depois da celeuma criada por conta dessa morte, eu não sei você, mas eu espero, a qualquer momento, a publicação de um decreto do governo Estado, assinado também pela TV Globo e outros segmentos da sociedade, determinando que todo cidadão envie ao túmulo do traficante e aos seus familiares, uma coroa de flores e um cartão com pedidos de desculpas.

Afinal de contas, porque tem tanto patife envolvido nos problemas do nosso país? Outra coisa: quando será que entenderemos em definitivo que estamos em guerra contra o tráfico; e que quando se está em guerra, morrem soldados em ambos os lados? Segundo estatísticas, cerca de 10 policiais, entre agentes penitenciários, civis e militares, são mortos mensalmente, só no Rio de Janeiro. E ainda tem a violência que atinge o cidadão comum e os turistas. Isso não conta? É só quando um bandido morre que a Justiça aparece?

Ah! Vão plantar batas! Preocupem-se com as crianças que crescem nas favelas; com os pré-adolescentes que estão sendo recrutados pelo tráfico; com as famílias que estão se desintegrando; com a inversão dos valores; com a ditadura dos contravalores; com as vidas que se perdem por conta da invasão das drogas... Gente, eu não tenho dúvida que se nós realmente nos preocuparmos com essas ‘matemáticas’, como num passe de mágica, as favelas, guetos e matemáticos não existirão mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário