quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os pediatras e a vergonha na cara continuam em falta


Flávio Azevedo

Na última segunda-feira (15/04), o amigo Miguel Antônio Porciúncula Pinerua fez contato conosco para fazer dois registros sobre o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Primeiro ele comentou o “péssimo atendimento”, porque, segundo ele, a sua filha deu entrada da unidade ás 11h30min (com febre) e só foi atendida às 19h. Ele também comentou que muitas crianças esperaram tempo semelhante e reclamou, sobretudo, do “descaso das atendentes” diante desses problemas. Mas Miguel também fez elogios. E eles foram direcionados a pediatra Emanuele Cíntia Meireles, “por sinal, uma excelente profissional, atendendo a todos com muito carinho”, destacou.

Na referida postagem, que foi feita no Facebook, nós fomos informados pelo advogado Leonardo Martins, que faz parte da diretoria do HRDV, que a sobrecarga no atendimento ocorreu porque a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estava sem pediatra. O advogado ainda pediu desculpas pelos problemas no atendimento (demora e postura da equipe).

Diante desse cenário, eu gostaria de destacar que há anos eu escrevo que esses contratempos são comuns a qualquer unidade de Saúde e em qualquer governo. Também sempre deixei claro que os problemas dessa natureza, geralmente, transcendem o poder do prefeito e do secretário de Saúde! A culpa não é de Solange ou de Mandiocão, e sim, de uma série de fatores econômicos e sociais do nosso país.

Contudo, quando episódios similares aconteciam na gestão do ex-prefeito José Luiz Antunes, os puxa-sacos da prefeita Solange Almeida, então candidata, potencializavam os tais problemas como se fosse culpa do chefe do Executivo. Aliás, os tais bajuladores ainda diziam que eu pretendia defender o prefeito e a secretária de Saúde. Portanto, como a falta de médicos continua, eu fico me perguntando: “será que é justo depositarmos essa culpa na conta da prefeita? Será que os seus puxa-sacos farão isso?”.

Em suma: que a Saúde comece a ser discutida com responsabilidade pelos nossos governantes e pelos seus aspones. Que os comentários politiqueiros sejam deixados de lado e que a necessidade da população seja pensada com decência por quem está gerenciando essa empresa chamada Prefeitura Municipal.

É sempre bom acrescentar ainda, que o bastidor político é habitado por desocupados que tem como principal característica o cinismo e a hipocrisia. Eles são os principais responsáveis pela política ser essa coisa “nojenta” que vemos aí. Contudo, para o meu horror, todo líder político faz questão de ter essas “moscas varejeiras” em suas equipes e para fins previsíveis e perversos. São eles:

1 – Os puxa sacos aceitam cumprir missões de toda e qualquer natureza;
2 – Todo político entende que ele transmite uma imagem de importante e popular, quando exibe seguidores. Contudo, somente esse tipo de gente (mosca varejeira) se sujeita a realizar essa atividade;
3 – O puxa-saco é treinado para inventar estórias e espalhar boatos sobre os adversários políticos do seu patrão, o que faz o povo ter um entendimento errado dos serviços oferecidos pela máquina pública.

Resultado: o debate político nunca é realizado numa esfera de razoabilidade, mas sempre dentro do cunho partidário e politiqueiro. Que esse cenário mude, porque nós não aguentamos mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário