sábado, 27 de abril de 2013

Não venda o seu voto

Flávio Azevedo

Quando o arrependimento bate e aquilo que foi prometido não acontece, não são poucos os que abordam uma atrocidade eleitoral chamada de “COMPRA DE VOTOS”. Eu concordo que essa epidemia de “trocar votos por dinheiro e favores pessoais” é a essência do desmando em nossa sociedade, mas não começou em outubro de 2012. Isso teve início há muitos anos e vem se agravando ao longo do tempo, a cada eleição. Os motivos nós também já sabemos: falta de Educação escolar e falência da Educação familiar.

Atualmente, as pessoas, sobretudo os mais novos, não aceitam limites. Por outro lado, quem está no poder saber ser lucrativo (dá voto) manter a coisa bagunçada. É o sujo de mãos dadas com o mal lavado. Esse assunto é importante, mas poucos políticos querem se debruçar sobre ele, porque as medidas resolutivas são impopulares e antipáticas.

Volto a dizer: “o povo tem o governo que escolhe”. E, acrescento: “os nossos políticos são os nossos representantes; logo, se o povo é desonesto, não conseguiremos políticos, que saem do povo, exemplos de honestidade e retidão”.

Os nossos representantes não são dinamarqueses, suíços ou Noruegueses. Eles são brasileiros, povo que notadamente é apreciador da corrupção, do ganho fácil, da boquinha e da lógica do “farinha pouca, o meu pirão primeiro”. Isso pode mudar? Claro que pode! Mas ainda vai levar muito tempo!

Nesse texto, eu estou me aprofundando no assunto compra de votos. Se você ler com calma verá que eu estou apontando as causas e motivações para a compra esse terrível mal. Como diria o capitão Nascimento: “o SISTEMA é foda” e ele acaba sendo mantido por que interessa a muitos.

Mas o que é o “SISTEMA”? Penso que é um conjunto de ações que nós impomos para nós mesmos. Por que o político se apropria do dinheiro que não é dele? Para comprar voto na época da eleição. Por que o eleitor vende o voto? Por que ele ignora essa máquina perversa que é montada para mantê-lo na desgraça e na ignorância. E, qual é o combustível disso? A ganância e o egoísmo de ambos.

Por fim: você já viu esses temas serem pensados em algum parlamento e por qualquer político? Você já viu esse tema ser abordado em qualquer mesa de botequim, novelas e programas de auditório? E, por que, não? Porque não interessa para ambos!

Concordando comigo ou não, eu deixo uma pergunta para você, caro leitor: “de que lado você está?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário