quarta-feira, 3 de abril de 2013

Chuvas causam estragos em Rio Bonito


Flávio Azevedo

A quase extinta cachoeira da Serra do Sambê acordou e o estrago não foi pequeno. 
A chuva torrencial que atingiu Rio Bonito nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (03/04), além de deixar muita lama nas principais ruas da cidade, impediu, por conta dos alagamentos em vários pontos, que alunos chegassem às escolas. Também ocorreram pequenos deslizamentos de terra (Bosque Clube). A situação mais grave, porém, foi registrada na Rua Pedro Álvares Cabral, na Serra do Sambê, onde uma cratera foi aberta na estrada.

O pontilhão metálico por onde passa uma das cachoeiras da Serra do Sambê foi arrancado pela força das águas, deixando uma fenda de cerca de 2m de largura e 4m de profundidade em toda extensão da rua. Moradores do bairro acreditam que a falta do paredão de pedras que existia às margens da estrada (caiu em 2003) tenha ajudado na retirada do pontilhão que foi arrastado pelas águas.

Há 10 anos os moradores da Serra do Sambê cobram da Prefeitura a reconstrução do paredão de pedra que dava sustentação ao manilhão. Nesse tempo a erosão deixou caminho livre para a força da água. 
Em nota, o porta-voz da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB), comunicou que a prefeita Solange Almeida (PMDB) percorreu os bairros mais atingidos, para avaliar os resultados do temporal. A nota afirma também, que a PMRB está em contato permanente com o governo do Estado para que os rios da cidade seja desassoreados. Ainda segundo a nota, o staff da prefeitura já está planejando alternativas para evitar novos alagamentos e outras ocorrências que são motivadas pelas intempéries climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário