quinta-feira, 18 de abril de 2013

Chefe do tráfico da Mangueira é preso e foge da delegacia


Flávio Azevedo

Michel fugiu da 119ª DP ajudado por comparsas.
Procurado já há algum tempo pela polícia sob acusação de ser o chefe do tráfico de drogas no bairro Mangueira, em Rio Bonito, Michel Fernandes Oliveira, o “Michelzinho da Mangueira”, de 21 anos, morador da localidade, foi preso por policiais militares na noite do último dia 09 de abril. Na casa dele os policiais militares encontraram 107 cápsulas de cocaína, um revólver, calibre 38 e cinco munições. Depois de uma perseguição que durou cerca de 20 minutos e teve contornos cinematográficos, o jovem foi preso. Segundo os policiais, até uma tentativa de suborno aconteceu. Ele teria oferecido R$ 6 mil pela sua liberdade.

Na madrugada do dia que foi preso, Michelzinho, que já tinha várias passagens pela polícia, teria sido resgatado do interior da 119ª DP. A Polícia Militar foi acionada, teria conseguido capturar, no último dia 12 de abril, os comparsas que ajudaram na fuga, mas Michel não foi encontrado. A falta de policiamento na Delegacia no período noturno seria uma das razões para a fuga.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil, o delegado em exercício, Juaraci Rodrigues Cardoso Vieira (o delegado titular, Paulo Henrique da Silva Pinto, está de férias) informou que o preso fugiu com auxílio de um primo, que teria passado pelo basculante do banheiro da Delegacia. Enquanto isso, do lado de fora do prédio, um menor dava cobertura para que a ação da dupla não fosse percebida.

Medo

Moradores da Mangueira estão amedrontados com o crescimento do tráfico de drogas no bairro. Uma moradora entra em contato com a nossa reportagem e reclama a falta de Segurança. A postura dos policiais em patrulha pelo bairro também foi comentada pela moradora.
– O tráfico tomou o bairro é verdade, mas a polícia quando chega aqui ameaça os moradores. Um dos meus vizinhos foi abordado por policiais. Eles colocaram uma pistola na barriga dele e o obrigaram a dizer onde Michel morava. Outro dia, os filhos de outra vizinha voltavam do parque, quando foram abordados por policiais que levaram R$ 40,00 deles – revelou a moradora, acrescentando que a polícia é bem vinda, a Mangueira precisa de policiamento, “mas com esse tipo de conduta, nós não sabemos quem é pior”, desabafou.

Nota: Sobre esse assunto, outras perguntas e reflexões precisam ser feitas: se foge bandido do interior de delegacias em todo país, porque em Rio Bonito seria diferente? A cidade está preparada para absolver os impactos do crescimento que chegou a nossa região? Existe investimento em Segurança ostensiva e preventiva em nosso município? Os nossos governantes estão preocupados, mas estão agindo? A população está apreensiva, mas está se precavendo? Assuntos como esse e as questões sociais que estão a sua volta estão sendo pensados pelas autoridades?

Não, nada disso está acontecendo! E, pior: quando provocamos alguma reflexão sobre esses assuntos nos foros de debate sobre Segurança, sou classificado, por quem está no poder, como “romântico”. É... O custo disso tem sido alto... Muito alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário