quinta-feira, 11 de abril de 2013

Boatos sobre sequestros de crianças e tráfico de órgãos é assunto na Câmara de Vereadores


Flávio Azevedo

O vereador Edilon quer Segurança para o município, "principalmente para 2º Distrito".
A boataria sobre sequestro de crianças e trafico de órgãos que dominou Rio Bonito nos últimos dias foi assunto na Câmara de Vereadores nessa quinta-feira (11/04). Indignado com os transtornos que as referidas notícias estão trazendo para sociedade de maneira geral, o vereador Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PRB) comentou o assunto e pediu que a população “não continue propagando essas informações, porque além de serem fatos inverídicos, isso denigre a imagem do município”.
– A população está apavorada com os boatos sobre sequestro de crianças... Que mataram uma criança no lixão... Que acharam uma criança aberta não sei onde... Isso está trazendo transtornos terríveis ao município. Têm crianças no meu bairro que não querem dormir sozinhas! Que a pessoa que teve essa ideia maligna possa pensar antes de colocar esse tipo de coisa na rua – disparou o parlamentar, acrescentando que o seu irmão que é motorista de ônibus foi questionado em Alcântara a respeito desses supostos acontecimentos.

O vereador frisou que entrou em contato com a 119ª DP (Rio Bonito) e foi informado que “até agora não existe nenhuma ocorrência dessa natureza registrada”. O parlamentar disse ainda que “embora essas informações não sejam verdadeiras, a vigilância sobre as crianças e adolescentes deve continuar, por outros motivos que a população já conhece”. O parlamentar classificou a sua fala como um desabafo e revelou que, no Parque Andréa (2º Distrito), bairro onde mora, antes de anoitecer, as crianças estão dentro de casa “porque estão com medo”.

Participou do debate o vereador Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB), revelando que semana passada esses boatos estavam sendo espalhados no município de Araruama, onde as pessoas estavam se trancando em casa e o medo era tanto que as crianças não estavam sendo mandadas para a escola. O vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), acrescentou que em Silva Jardim a boataria com as mesmas informações também está amedrontando a população silvajardinense.

O presidente da Casa, o vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB) também discorreu sobre o assunto. Para ele, esses episódios de violência contra crianças são boatos, mas o município está inseguro e essa questão precisa ser tratada com atenção, “porque na tarde de hoje (11/04), uma funcionária da Servel, no Parque Indiano (3º Distrito) foi assaltada por volta das 14h”.
– Esse caso não é mentira, assim como não é mentira o assalto da Relótica, assaltada em plena luz do dia. Na Escola Municipal Raubino Pereira de Mesquita, por conta desses boatos, está uma confusão danada. Eu já fui procurado por várias mães e concordo que o município está desguarnecido e inseguro – criticou o presidente.

Nota: Concordando ou não, tudo caminha para que a Segurança seja entregue ao poder público municipal. Não tem PM, não virão mais PMs, ao governo do estado isso não interessa. Ou o município investe na sua própria Segurança ou vamos ficar sendo assaltados em plena luz do dia. As autoridades municipais já sabem disso, mas como precisam fazer média com o governo do Estado, ninguém vem a público dizer isso! 

Aliás, o governo do Estado já autorizou o “bico oficial” (Programa Estadual de Integração na Segurança/Proeis), que é a contratação de PMs que estejam de folga para reforçar a Segurança dos municípios (a remuneração é com a Prefeitura), exatamente porque percebeu que ele, o Estado, não consegue dar conta de suprir essa necessidade!

No início da sua gestão, o governador Sérgio Cabral, em entrevista a vários programas e noticiários, disse que visitou Bogotá, na Colômbia e a violência por lá só foi debelada quando a Segurança foi entregue aos municípios. O governador afirmou ter gostado da ideia e sem que a maior parte da população perceba, Cabral está sinalizando para a implantação desse modelo de Segurança.

Sendo assim, por que não antecipar essa tendência equipando e educando o nosso pessoal? É simples assim!

4 comentários:

  1. Ah se as pessoas usassem sua inteligência para o bem e aproveitassem o tempo livre para espalhar coisas boas ao invés de boatos...

    Quem frequentou os bancos escolares na década de 80, deve se lembrar da figura de "Mané facada", que impôs pavor à população. Isso sem Internet, celular, e tecnologia alguma...

    Mané facada voltou...numa versão mais moderna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança Ricardo! Eu tinha esquecido do célebre "Mané Facada".

      Excluir
  2. Mais foi por causa dos boatos de tarados em Araruama e o sumiço da garota.
    E também tem mesmo uns carros estranhos andando por aqui.
    É sempre melhor prevenir do que remediar, apesar de ser mentira nos deixa mais alerta com nossas crianças.

    http://andersonpara10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, carro estranho nós teremos aos montes, porque somente no ano passado (2012) a população de Rio Bonito, por conta do Comperj, cresceu cerca de 10 mil pessoas.

      Sobre a vigilância das crianças, penso que com ou sem tarado, elas precisam ser observadas. Se não tem tarado, têm drogas, aliciadores, prostituição, pedofilia... É preciso estar alerta sempre com os nossos filhos!

      Excluir