segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Gracie Jiu-Jitsu Rio Bonito no alto do pódio em competição estadual


Flávio Azevedo

Os medalhistas de ouro: Marcos Brito, Uanderson Brito e André Macapá.
As artes marciais continuam dando alegria ao riobonitense e levando o nome da cidade a parte mais alta do pódio. Dessa vez a conquista é da Academia Gracie Jiu-Jitsu de Rio Bonito, liderada pelo professor Uanderson Brito. Foram conquistadas sete medalhas no “Aberto de Verão”, do circuito realizado pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro (FJJ-Rio). Os confrontos aconteceram no último dia 2 de fevereiro, no Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

 Ao todo foram conquistadas três medalhas de ouro (Uanderson Brito, Marcos Brito e André Macapá); duas de prata (João Paulo Cardoso e Alexandre Reis); e duas de bronze (Douglas Albino e Rodrigo Guimarães). A delegação de Rio Bonito contou com 12 atletas que disputaram a competição em alto nível.  

O professor Uanderson Brito destaca a conquista do campeão André Macapá, atleta que, há cerca de dois anos, começou a praticar esporte com intenção de perder peso. “Ele emagreceu 50 quilos e de quebra se sagrou campeão estadual. Com essa determinação que ele apresentou para emagrecer, e ele fez isso sem tomar nenhum produto, só praticando esporte, eu sabia que ele iria alcançar os seus objetivos e essa medalha foi conseqüência disso”, frisou Brito.

Com a cultura do emagrecimento e da prática esportiva em alta, o professor Uanderson Brito, um desportista com vasta experiência, afirma que atividade física é, além de tudo, prevenção para um futuro tranquilo e uma velhice com qualidade de vida. “Tem casos que o médico da um tapinha nas costas do paciente e pede que ele reze, porque durante a juventude, o sujeito só comeu gorduras e usou produtos nocivos a saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas”, alerta.

A vida sedentária e o uso de drogas é outro tema que o professor debate com severidade. Segundo ele, as atividades físicas não combinam com as drogas. Uanderson garante que não existe diferença entre drogas lícitas e ilícitas.
– Seja antiinflamatório, remédio para combater dor de cabeça ou anabolizante, isso é tudo droga. A verdade é que mente vazia é oficina do diabo e deixar de desenvolver a sua arte e a sua atividade para ficar bebendo a noite toda é algo que não dá para compreender – ponderou o professor, acrescentando que “a pessoa usuária de drogas, lícitas ou ilícitas, fica na academia apenas para pagar mensalidade, porque atleta ele nunca será”.

Quanto ao cenário esportivo de Rio Bonito, o professor Uanderson Brito se diz esperançoso diante de um novo governo, destaca que os recursos para estimular o desporto são muitos e afirma que estão faltando projetos para o desporto deslanchar em Rio Bonito. “Apelo ao secretário municipal de Esporte e Lazer, que olhe para os atletas, para o esporte de Rio Bonito, porque cada vencedor leva o nome do município para alto do pódio. Quando conquistamos uma medalha de ouro não falam apenas do atleta, mas também da cidade de onde ele vem. Estou torcendo para que 2013 seja o ano do Esporte em Rio Bonito!”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário