domingo, 10 de fevereiro de 2013

Assalto a Caetano Jóias: “QUEM SERÁ O PRÓXIMO?”.


Texto: Flávio Azevedo
Foto: Alex Hudson

Curiosos passam em frente a loja (Rua da Conceição) e param para ler os cartazes em que o empresário desabafa a sua indignação com os seguidos assaltos ao seu estabelecimento.
Apesar de estar meio que em recesso de Carnaval, eu recebi mais de 10 telefonemas me informando o assalto na joalheria “Caetano Jóias” (mais um) na madrugada de sexta para sábado (09-10/02/2013). Pois bem, a indignação das pessoas não é só com o assalto, mas com o fato de não haver, segundo os tais telefonemas, delegado, juiz ou promotor na cidade. Segundo fontes, o empresário, ao tentar registrar a sua ocorrência, se sentiu ainda mais desprotegido.

Desculpem a minha frieza, mas eu sou obrigado a perguntar outra vez: “qual a novidade disso?”. Só para refrescar a nossa memória, eu quero lembrar que situação semelhante aconteceu no dia 28/03/2012, no caso que ficou conhecido como “O Assalto a Padaria Nosso Pão”. Essa historia é perversa e horripilante. A criticada Polícia Militar prendeu os assaltantes – que confessaram o crime –, mas por conta da ausência das autoridades, os ladrões foram liberados pela porta da frente da Delegacia (119ª DP).

Lembro que o jornal “O TEMPO” estampou uma manchete abordando o assunto e cobrando ação das autoridades com a seguinte frase: “Rio Bonito está largado!”. Sabe qual foi o resultado? Nenhum! A única movimentação que percebi foi um monte de gente frouxa me telefonando para dizer que eu era doido, que eu iria ser preso... Que iam proibir o jornal de circular, porque as autoridades ficaram ofendidas com as minhas reflexões publicadas NA PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL!

Conclusão: se os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sobretudo a classe política é desinteressada e tem rabo preso sei lá com o que – essa é a única coisa que me ocorre, dada a lerdeza e inoperância deles – o povo é conivente, se acovarda, por vezes se vende; e só grita quando o pisão é no próprio pé (e depende da força do pisão)! Sinceramente, isso é irritante! Deixo então aquela célebre e antipática pergunta: “QUEM SERÁ O PRÓXIMO?”.

A publicação sobre o assalto a Padaria Nosso Pão pode ser lido no link a seguir:
http://otemporb.blogspot.com.br/2012/04/pag-1-rio-bonito-esta-largado.html

8 comentários:

  1. Caro Flávio, vejo você se esguelando sobre o CCS (Conselho Comunitário de Segurança), e quase a totalidade de munícipes não faz a menor ideia do que é isso. Não sabem que ações como essa, contra o patrimônio privado, podem ser encaminhadas pelo CCS e devidamente cobradas, ao invés de ficar se lamentando, ou mesmo se indignando, ao ler na sua coluna. O seu trabalho jornalístico é de suma importância, o aspecto da informação, e clareza dos fatos, são primordiais para a formação correta da opinião. Infelizmente as pessoas ainda não sabem como cobrar, não sabem de alguns de seus direitos, e muitos, triste e infelizmente, não sabem de seus deveres. Enquanto tivermos pessoas furando filas de banco, restaurantes, etc, dando o velho jeitinho, sem se importar com o próximo, certamente serão esses tipos de manchetes que teremos.
    Durante o carnaval, flagrei diversas condutas lamentáveis e deploráveis, pelos ditos cultos de alta classe, e pelos ditos incultos de baixa classe. Urinar na rua, estacionar o carro em local proibido, palavreados de baixíssimo calão sendo pronunciados aos brados, pais e mães dando exemplos de má conduta aos seus filhos, bebendo e fumando em sua frente, motociclista que poderiam se tranquilamente enquadrados em condução perigosa, e possivelmente tentativa de homicídio pelo modo como conduziam seus veículos.
    As vezes fico observando a conduta do povo, e faço isso nas diversas cidades que vou, e na nossa região, e um pouco mais forte em Rio Bonito, vejo o cidadão cheio de razão, estufando o peito e bradando seus direito, e dando as mais esfarrapadas justificativas quando transgride seus deveres. Que situação triste, e infelizmente não está restrito ao momento do carnaval, fato comprovado pelo seu quadro "Esse mala sou eu...".
    Aumentando as indagações, até quando agiremos assim? Até quando vamos ficar só nas reclamações?

    ResponderExcluir
  2. Essa semana vi no Facebook, uma discussão sobre o mato em Rio Bonito, e seus comentários, que diga de passagem, estão muito alinhados com a realidade. O mato está alto, a cidade está esburacada, no retorno as aulas o trânsito volta a ficar caótico (para uma cidade do interior). Não foi num primeiro mês e meio de trabalho que se criou todo esse cenário, é justo e claro que haja uma herança (não importa se pequena ou grande), e creio não ser ainda o momento de meter o pau em ninguém, visto que nem houve destinação da verba deixada pelo outro governo para pagamento dos funcionários. O momento é de abrir a discussão, enviar o alerta, monitorar as atitudes, acionar os vereadores. Porém notei ânimos exaltados, acusações mais políticas do que realmente realista.
    Porque disso? Veja como estamos mau representados como cidadãos, lógico que não são a maioria, muito pelo contrário, mas esses se expõe sem qualquer compromisso com a verdade ou com o objetivo de mudanças. Transformam reivindicações em ataques (possivelmente políticos), destilam revanchismos, amarguras e ofensas pessoais a torto e a direito. Nem pensei em colocar qualquer tipo de argumento, pois creio eu que se Jesus viesse a terra e apoiasse os candidatos opositores, essa pessoa o crucificaria, imagine então a mim? Fiquei satisfeito com suas colocações, e no mais o que foi dito reflete somente o que está descrito em seu perfil.
    São esses comportamentos, que deixam essa visão caótica que nós temos, não somente de exageros, mas sim de uma passividade imensa, onde somente se expõe e nada fazem para mudar. Podemos fazer uma analogia com o assalto, se Caetano ficar gritando revoltado na rua, reclamar de políticos, ineficiência da polícia, chorar pelos cantos, acusar a meia dúzia, então nada se resolverá! A atitude é de buscar a polícia, mesmo deficitária, registrar o fato e se engajar nas frentes que possam vir a resolver os problemas, como o CCS.
    Uma das coisas que os policiais dizem, é que não há volume de ocorrência, e eu tenho essa tendência a acreditar, pois pelo fato da delegacia ser em um lugar afastado, as pessoas têm preguiça, ou acham que não vale a pena registrar pequenos furtos, ou assaltos, só são registradas e contabilizadas as ocorrências de maior monta, onde seguro está envolvido, portanto a cidade não precisa de mais policiais, pois os crimes por habitante são muito baixos e não se justifica um reforço policial. Isso é um fato, e quando comentei com várias pessoas na rua, recebi um sonoro absurdo, e frases como: O que é isso? Como se pode? Eles são cegos? Fulano foi assaltado, Sicrano foi atropelado; mas esquecem, ou não se importam, de ir ao distrito policial e registrar o fato, e contra fatos não há argumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um esclarecimento: quando a 119ª DP (delegacia) funcionava no Centro da cidade, as pessoas lesadas não registravam ocorrência e vários estabelecimentos comerciais, em frente e ao lado da DP, foram arrombados várias vezes. O assunto é mais complexo do que parece e está intrinsecamente ligado a frouxidão do nosso povo.

      Excluir
    2. Exato! Se na época que era fácil não faziam, imagine hoje.
      Creio que essa frouxidão não está diretamente relacionada com a covardia, mas sim com uma leniência, uma preguiça, onde é mais fácil reclamar e chorar do que realmente agir.
      O que falta ao brasileiro, e logicamente incluído neles os riobonitenses, é ATITUDE!
      Como vejo no facebook, passamos 8 anos sob a administração do Sr. José Luiz, choveu ano passado (8º ano de sua adminstração) e meu carro ficou praticamente boiando perto do colégio Rio Bonito, agora já vejo pessoas preocupadas com chuvas de março. Não vi essa repercussão, apesar de diversas fotos, por parte desses que hoje proclamam essa bandeira das enchentes. E vamos falando e acusando, sem ter provas e também coerência.
      Logo no início do mandato a Sra. Prefeita disse que o estado poderia emprestar máquinas, e que estas já estão certas de vir, portanto no meu modo de ver, já poderíamos ver esse reforço nesse momento. Seria o caso de levantar com a assessoria dela, se há movimentação disso. Parar de ficar jogando conversa fora, e torcendo para ela não dar certo. Esquecem que se ela não der certo, quem perde somos nós.
      Carnaval??? Porque essa preocupação??? Se for por esse caminho, então cadê o Natal LUZ de 2012??? Cadê a cobertura da Av. Rio Branco (rua dos bancos)??? Cadê os carnavais dos outros anos (a memória curta de alguns não viu que os carnavais em Rio Bonitos sempre foram muito chinfrins, só na véspera da eleição que fizeram um bom carnaval)?? Porque a escola Nova (Maurício Kopke) só foi inaugurada em 2012, se a obra estava entregue desde julho de 2011?? E os apartamentos para os desabrigados pela enchente de 2008, porque só foram entregue em 2012?? Porque em 2008 após a enchente, não vimos os mesmos que estão hoje no facebook cobrando uma posição??
      Ficar nomeando os bois é fácil, tampar o sol com a peneira também, agir é que é difícil. Se esse povo de facebook agisse tanto quanto falam, ahhhhhh, como estaríamos melhor!
      Eu sugiro que vão para as ruas, façam passeatas, façam um cordão de isolamento na prefeitura, vão para o ministério público, ou seja, vão agir. Se põe a cara a tapa, se podem fazer isso, então parem de ladrar e passem a agir.
      Eu não sou alienado, até porque tenho que ficar no anonimato, mas ainda temos muito que aprender antes de começar a reivindicar tão passionalmente.
      Então eu digo, se o seu candidato não ganhou as eleições, verifique o porquê? Houve compra de votos? Não importa, porque todos tiveram a oportunidade, e digo que nenhum deles a desperdiçou. Curral político? Todos têm! Para de chorar, e aceita que outro foi escolhido, e você que votou nela, não fique paralisado aguardando sobrar pra você, ou mesmo não dê um voto de confiança de plenos poderes, vamos todos fiscalizar, opinar, sugerir, dentro da lógica e da razão.

      Excluir
    3. O mato tá alto? Quem foi na página da prefeitura abrir uma reclamação (agora temos uma página para isso)? Quem foi na câmara e falou com o seu vereador (ele é o fiscal da prefeita)? Háaaa, as águas de março vão inundar Rio Bonito... Porque você, que está tão interessado nesse assunto, não foi na quinta feira na primeira sessão da câmara levar esse tema para os edis? Ou mesmo não foi ao ministério público denunciar que o governo não está investindo em nenhuma obra de prevenção a calamidades?
      Sentar o bumbum e ficar destilando ódio, revanchismo e despeito é mais fácil. Correr atrás dá trabalho.
      Não votei nela, mas não sou contra a Sra. Prefeita, como já disse por aqui eu gostaria que ela desse certo, assim como torci muito para o Sr. José Luiz, pois assim Rio Bonito daria certo, e todos nós ganharíamos. Creio sim, que ganhamos na administração passada, mas ficou a desejar em vários pontos, tanto é que o Sr. Matheus veio cheio de propostas novas, o slogan "O Novo é Melhor" diz isso, é lógico que o tiro saiu pela culatra. Se a administração tivesse sido ótima e unânime, seria "Continuar e Manter". Ficar como ave de mal agouro, torcendo pela calamidade para que possa soar as trombetas do apocalipse num coro de "Eu te disse", certamente não ajuda em nada.
      Vitimas são vitimas! Para polícia e poderes públicos, são números estatísticos, para jornais e sensacionalistas são matérias, para fuxiqueiros de plantão são combustíveis de ódio e raiva. Serão sempre vítimas, não importa o partido político, não importa a classe social, e só há uma solução para essa situação: Mobilização.
      Flávio você é a voz de muitos, e te vejo engajado nessa luta, e me junto silenciosamente a ela, precisando conte comigo. Sempre há uma maneira de ajudar.
      Planto uma semente: Movimento Acorda Rio Bonito! Não contra a Sra. Prefeita, mas sim contra toda a forma de protesto sem ação.

      Excluir
    4. Segundo fontes da PMRB as máquinas já estão em Rio Bonito e trabalhando na recuperação de estradas vicinais!

      Excluir
    5. Boa notícia, até que enfim!!!
      Têm como confirmar?
      Valeu pela informação.

      Excluir
  3. São válidos os cartazes, e a revolta, bem como eu acho que Rio Bonito está abandonada a própria sorte, com dois ou três carros patrulhas para uma cidade desse tamanho, lembrando que os seus habitantes contribuem para isso.
    Eu vejo em Saquarema mais de 8 carros no posto de entrada da cidade, fora o que fica rodando. Em épocas de feriadão, já contei 15 carros pelas redondezas do centro. Isso não coíbe o furto, mas diminui e dá uma sensação de segurança, a qual nós não temos por aqui. Creio que os visitantes, turistas, quando são subtraídos, vão a polícia para registrar a ocorrência, portanto garante que a cidade tenha uma cobertura policial maior, sem esquecer também do fator Paulo Melo, que como representante da comunidade, dá a sua contribuição.
    E o muro divisório da Via-Lagos??? Só irão se pronunciar por aqui, quando alguém de sua família, ou amigos próximos, sofrerem algum acidente. Ouvi dizer que sai para o próximo ano, quem "sobreviver" verá!
    Como venho dizendo, enquanto não mudarmos atitudes e percepções, continuaremos nesse bate boca, no disse-e-me-disse, procurando um culpado, ao invés de resolver o problema. A nossa população flutuante ainda é muito alta, quando forem embora, criará um vácuo muito grande, se não nos prepararmos, seremos nossas próprias vítimas.
    Meu apoio a Caetano e as vítimas dessa violência. Que possam se restabelecer o mais breve possível, e que Deus nos proteja nesse momento difícil.

    ResponderExcluir