quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As roseiras e a honestidade


Flávio Azevedo

A Rosa é a flor mais presente nos Contos de Fada, seja como figura de fundo ou como elemento essencial à história.
Conta-se que num reino muito distante, na Idade Média, um príncipe decidiu se casar. Mas ele queria uma mulher que fosse sincera e honesta. O que fazer? Como encontrar essa mulher? Ele teve uma ideia. Distribuiu sementes de roseira entre todas as moças do reino e determinou: “aquela que trouxer a roseira mais bela, e, bem cuidada, em prazo determinado, essa será a minha noiva”!

Passado o tal período, uma fila enorme se formava ao longo do castelo. Uma, uma, as moças iam passando com roseiras belíssimas e magníficas rosas diante do príncipe. Entre elas, muito sem graça estava a humilde filha de um lenhador. Bela jovem, muito pobre, mas de bom coração e conhecida pela sua honestidade. Entretanto, ao plantar e cultivar a semente, ela percebeu, com desespero, que a semente não produziu uma roseira, mas um arbusto desconhecido.

Ela cultivou aquele arbusto, embalou a planta, e com ele na mão se submeteu a presença do príncipe. Ao ver aquela moça com um arbusto sem graça entre tantas roseiras, o nobre perguntou: “moça, porque você está nessa fila com um arbusto, se eu mandei trazer uma roseira?”. Encabulada, mas sem perder a sua honradez, ela esclareceu que aquela tinha sido a planta que nasceu da semente que ele havia lhe dado.

Alguns riram da humilde filha do lenhador. O príncipe, porém, se manteve sério e olhando para a jovem. Depois de refletir por alguns segundos, ele disse: “Já escolhi a minha noiva”. E apontando para a jovem do arbusto continuou: “essa será a minha futura esposa!”. A comoção foi geral e, logicamente, a célebre pergunta, “por que, se essa moça sequer lhe trouxe uma rosa conforme combinado?”, não pode deixar de ser feita.

Com tranquilidade, o príncipe esclareceu que não deu semente de roseiras a ninguém. A nenhuma jovem. “Todas as moças levaram semente de qualquer coisa, mas entre todas as jovens do meu reino, somente essa foi honesta o suficiente para trazer a semente que eu havia lhe dado”, assegurou. As outras, entre elas as filhas dos ministros e altos oficiais da corte, todas elas compraram as roseiras na tentativa de enganar o príncipe!

Creio não ser preciso escrever mais nada, mas gostaria de deixar aqui aquela célebre declaração de Rui Barbosa!
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário