domingo, 30 de setembro de 2012

Apesar do golaço de Fred, goleiro Cavalieri é o destaque do Fla x Flu

Flávio Azevedo

No primeiro semestre, Cavalieri já havia defendido um pênalti cobrado por Dátolo, do Inter/RS; e havia sido destaque nos jogos do Campeonato Carioca (cobrança de pênaltis) em jogos contra o Botafogo. 
O goleiro Diego Cavalieri há muito tempo vem fazendo partidas excelentes no Fluminense. A atuação decisiva num jogo importante como o Fla x Flu desse domingo (30/09) me permite colocá-lo entre os maiores goleiros da história do tricolor carioca. Aliás, ouso dizer que desde Paulo Victor (aquele dos anos 80), o Flu nunca esteve tão bem servido de goleiro.

Foi um grande Fla x Flu. Sendo muito sincero, eu penso que, apesar das duas bolas nas traves do clube da Gávea, a vitória deveria ser do Flamengo. Entretanto, o Flu mostrou que está com sorte de campeão. Quanto ao árbitro Marcelo de Lima Henrique, sempre acusado de ter o coração rubro-negro, mais uma vez ele teve uma atuação de alto nível!

Com a vitória, o time de Abel Braga dispara na liderança da competição (59), abrindo seis pontos do segundo colocado Atlético-MG.

O jogo

Golaço de Fred é um dos mais belos gols da sua carreira e, talvez, o mais bonito com a camisa do Flu.  
Mas foi pela direita, no entanto, que saiu toda a jogada do gol: Deco, até então com dificuldades para se desvencilhar da marcação e municiar o ataque tricolor, fez lindo lançamento para Wellington Nem tentar encobrir um Felipe desesperado na saída do gol. A defesa rubro-negra fez o corte para escanteio, mas, após a cobrança, o Mago voltou à ação: recebeu e cruzou à meia-altura para Fred, desmarcado, acertar um voleio de almanaque e abrir o placar aos 18 minutos.

Além das duas bolas na trave do Flamengo, chutadas por Thiago Neves, destaque para o atabalhoado Diguinho, que aos 40min do segundo tempo cometeu pênalti infantil. Bottinelli se encarregou da cobrança, mas Diego Cavalieri defendeu. Quase na sequência, o Flamengo botou a bola na rede (Vagner Love), mas o auxiliar marcou impedimento e não valeu.

Churrasco na Esquina

Flávio Azevedo

Pode parecer engraçado, quem critica é rotulado como "cricri", mas o espaço público não é lugar para eventos dessa natureza.
No último sábado (29/09), no Centro de Rio Bonito, não foram apenas as caminhadas dos candidatos Matheus Neto (PSB) e Solange Almeida (PMDB) que chamou atenção. Mais precisamente na esquina das ruas, XV de Novembro com Drº Francisco de Souza, uma churrascada também foi alvo de comentários. Sinceramente, a mim não interessa quem era o coordenador da festinha, mas atribui-se o patrocínio do evento ao vereador Humberto Belgues (PSDB), que considero um amigo. O que acontece é que com este jornalista, os amigos, principalmente eles, levam puxões de orelha quando necessário. E essa é uma dessas ocasiões!

Não é de hoje que políticos, policiais e demais pessoas influentes tratam Rio Bonito e suas repartições públicas como extensão das suas casas. Aliás, é comum vermos pessoas se portando inconvenientemente e quando percebem que estão observadas olham de volta com semblante desafiador como se estivessem fazendo o que é correto (quem nunca viu isso?). O tal churrasco, que também já vi acontecer na esquina da Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira (Rua do Fórum) é mais uma demonstração disso. Contudo, absurdos dessa natureza não acontecem somente em época eleitoral.

Um exemplo clássico aconteceu no último verão, quando um Fiat Strada (se não me engano), equipado com uma piscina na carroceria, estacionou em frente ao bar do amigo Cristiano Peixoto (em fila dupla, logicamente) e em meio a goles de cerveja, som alto e mergulhos na tal piscina, os garotões que estavam no veículo pareciam estar no quintal das suas casas.

Penso que caso esses garotões, no futuro, se tornem políticos, ocuparem algum cargo importante ou mesmo uma posição social mais elevada (o que é possível, pois todos eram filhos de pessoas economicamente influentes), certamente continuarão cultivando essa postura condenável. A verdade é que não existe político bom ou ruim! O que temos espalhados por aí são cidadãos de bem e cidadão de mal. Ou alguém duvida?

*Foto: Geovana Soares.



sábado, 29 de setembro de 2012

A festa da “Democracia”

Flávio Azevedo

O encontro pacífico de dois grupos opositores que lutam para chegar a prefeitura de Rio Bonito.
Sábado, 29 de setembro de 2012, o município de Rio Bonito entra para a história como exemplo de civilidade e democracia. Quis o acaso que as “caminhadas” da vitória, promovidas pelos candidatos do PMDB e PSB acontecessem no mesmo dia, inclusive com concentração e hora de início no mesmo local. Pairava sobre o evento a expectativa de que algo de ruim poderia acontecer. E aconteceu! Aconteceu que aqueles que sempre ficam na expectativa de ver o circo pegar fogo não viram nada disso, pois o espírito de urbanidade imperou em ambas as partes.

Correligionários de Matheus Neto (PSB) e Solange Almeida (PMDB) se comportaram com cordialidade e, pelo menos eu, não evidenciei, ao longo de toda manhã, nenhum tipo de animosidade ou exaltação negativa. No quesito liderança, Matheus e Solange mostraram que tem controle sobre os seus grupos. Vale lembrar a primeira caminhada a sair foi a de Matheus (40). O cortejo passou pelas principais ruas da cidade. Em seguida fez o mesmo percurso a caminhada Solange (15). Se o cortejo vermelho (pró-Matheus) parou no Mercado Municipal (feira), o verde (pró-Solange) passou pelo local e seguiu em frente sem problemas.

Muita animação e empolgação na passagem de Matheus e Ronen pelo Centro da cidade.
Gritos de guerra e palavras de ordem foram ouvidos, os números dos candidatos foram gritados por ambos os grupos, mas tudo democraticamente, obedecendo a carta magna brasileira (Constituição Federal), que garante a todos nós o direito inalienável da “Liberdade de Expressão”. Sobre o volume de pessoas nas duas caminhadas, sinceramente, embora não acredite que isso acrescente em nada ao resultado final (quem vai ganhar), as caminhadas, rigorosamente, estavam iguais e o volume de gente foi igual. O grupo vermelho estava mais agrupado e o verde mais espaçado. Mais isso não vem ao caso.  

Confesso aos amigos que escrevo esse texto extremamente emocionado. Não é segredo para ninguém que eu sou incrédulo e cético quando se trata do elemento “gente”. Mas, hoje, depois das pacificas manifestações eu descobri que Rio Bonito é possível. Passei a acreditar que a frase de efeito que eu usei como verso áureo nas últimas semanas deve continuar sendo divulgado, porque “A POLÍTICA NÃO PRECISA SER UM ESPORTE SANGRENTO!”.

Muita animação e empolgação na passagem de Solange e Andinho pelo Centro da cidade.
Parabéns aos correligionários de Matheus Neto e de Solange Almeida pelo exemplo de cordialidade, respeito e urbanidade demonstrados na manhã desse sábado. Obrigado por terem transformado um evento que estava sendo tratado como uma batalha campal, na “FESTA DA DEMOCRACIA”. No próximo dia 7 de outubro, nós iremos às urnas escolher prefeito e vereadores. Não me importa o resultado, mas torço, peço e imploro... Que vitoriosos e derrotados esqueçam as divergências e, juntos, lutem por Rio Bonito e a sua maior riqueza: o seu povo, tão sofrido, tão carente de políticas públicas que coloquem a cidade nos trilhos.

A política não precisa ser um esporte sangrento.
Se você achar que esse cronista está sendo utópico, eu afirmo que depois do que vi na manhã desse sábado eu passo a acreditar que é possível Rio Bonito “caminhar” de forma coesa e unida em busca do progresso, do crescimento e do desenvolvimento, coisas almejadas por todos nós. E se você não concorda, por favor, escolha outras cidades para morar!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Imagine

John Lennon

Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje.

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz.

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só.

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo.

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só.

Duas “caminhadas partidárias” no mesmo dia, hora e local

Flávio Azevedo

A paz é um dos bens mais importantes da humanidade, mas nós abrimos mão dela por tão pouca coisa.
Preocupado, um amigo me telefona perguntando se é verdade que a caminhada dos candidatos do PMDB e PSB irão se concentrar e sair no mesmo local. Respondi com outra pergunta: nós estamos falando de partidos políticos ou torcida organizada? É “Fiel do Corinthians” x “Mancha Verde?”. Bom, já que o tema não e futebol (e mesmo que fosse), penso ser essa uma boa oportunidade para avaliarmos a maturidade dos cabos eleitorais dos respectivos candidatos. Quem não reúne condições de controlar meia dúzia de puxa sacos (é sempre esse o número de desordeiros) não tem competência e liderança suficientes para administrar um município!

Vale lembrar que durante o encontro dos candidatos a prefeito no Espaço Cultural Lona na Lua, no último dia 17 de setembro, o candidato Marcos Abrahão classificou alguns integrantes dos grupos adversários como “gangues”. A colocação gerou mal estar e muita gente se sentiu ofendida.

Com a possibilidade de termos, nesse sábado (29/09), uma caminhada com concentração marcada para o mesmo horário e local, surge a preocupação com algum tipo de animosidade e/ou agressões que possa existir entre os grupos, o que eu não acredito que vá acontecer.

Entretanto, caso haja o tal desentendimento, nós seremos obrigados a concordar com o termo “gangue” empregado pelo candidato do PT do B. Vale lembrar que são as “gangues” que marcam local, data e horário para brigar. Será que os correligionários de Solange Almeida e Matheus Neto darão razão ao candidato Marcos Abrahão? Quem viver verá!

Uma dica para os envolvidos!
http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/09/imagine.html

Rio Bonito recebe seu representante nas Paralimpíadas com muita festa

Flávio Azevedo

O desfile no carro do Corpo de Bombeiros no Centro de Rio Bonito.
Emoção, vibração, sensação do dever cumprido, desfile em carro do Corpo de Bombeiros e uma recepção calorosa por parte da população riobonitense. Essas são as impressões apontadas pelo desportista Carlos Augusto Barbosa, o Guto, depois de ser homenageado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no último dia 11 de setembro. Atleta paralimpico que representou o Brasil e, consequentemente Rio Bonito, nas Paralimpíadas de Londres, Guto faz parte da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, que ficou na quinta colocação.
– Eu havia acabado de chegar em casa, ainda estava meio tonto por causa da viagem, quando o telefone tocou me pedindo para ir até a Secretaria de Esporte e Lazer. Quando eu cheguei lá me aprontaram essa surpresa agradável – conta Guto que acredita já estar na hora da Seleção Brasileira de Vôlei sentado conquistar uma medalha “e que ela seja aqui no Brasil em 2016”, afirmou.

Sobre a participação em Londres, Guto comentou que viu a classificação para as semifinais muito perto. “A verdade é que pela primeira vez os nossos jogos foram transmitidos ao vivo. Embora a transmissão tenha sido feita em TV fechada, já foi um avanço. O nosso vôlei está evoluindo. Nós ganhamos da China e do Egito, seleções muito fortes”, ressalta Guto, destacando que a Bósnia ganhou a medalha de ouro, o Irã de prata, a Alemanha de bronze e a Rússia ficou na quarta colocação.

Para celebrar a boa fase, Guto saiu pelas ruas de Rio Bonito no carro do Corpo de Bombeiros. Com o uniforme verdade amarelo, ele empunhava a bandeira do Brasil e de Rio Bonito. Ao longo do trajeto, os aplausos e saudações foram muitos. A viatura partiu do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro; percorreu as principais ruas do Centro e só parou na Praça Fonseca Portela, onde Guto recebeu o carinho da população.

Guto, junto de esposa e filhos, na Praça Fonseca Portela durante as comemorações.
Aproveitando a época de eleições a nossa reportagem abriu espaço para o atleta apontar o que precisa ser feito para que as pessoas com necessidades especiais tenham mais mobilidade e acesso.
– O número de pessoas com necessidades especiais aumenta a cada ano e as autoridades não estão percebendo. O Trânsito é a grande fábrica de pessoas com lesões, às vezes, irreversíveis. O volume de acidentados com lesões severas é grave, por isso precisamos de mais respeito e atenção. Primeiro para que as pessoas com limitações não se sintam excluídas; e segundo para que o volume de pessoas machucadas não aumente como vem acontecendo a cada ano – alertou Guto.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Polícia Federal deflagra operação contra políticos e empresários em quatro Prefeituras do RJ

Flávio Azevedo

Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão. A PF atuou com 120 agentes.
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual (MPE) deflagraram na manhã dessa quinta-feira (27/09) uma operação contra uma suposta quadrilha que seria formada por nove empresas que mantinham contratos com as Prefeituras de Campos, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama. Segundo as investigações, a quadrilha fraudava licitações com o objetivo de financiar campanhas eleitorais.

A “Operação Arreica” apreendeu quase R$ 20 mil, computadores e documentos que podem ser usados pela Justiça como prova dos crimes e a formação de quadrilha. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão distribuídos pela circunscrição da Delegacia de Polícia Federal de Niterói. A PF atuou com 120 agentes federais e mais 30 do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP). 

Cerca de 27 pessoas estão sendo investigadas, entre elas, prefeitos, empresários, vereadores e secretários de Silva Jardim, que segundo o promotor de justiça, Marcelo Arsênio, estariam envolvidos no esquema. Os servidores investigados já teriam sido afastados, já os vereadores não foram presos por conta do período eleitoral. Entretanto, diante da investigação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) os parlamentares podem ter o registro ou diploma cassado posteriormente.

Pouco depois da operação, junto da esposa, o prefeito silvajardinense Marcello Zelão participou de uma festa no comitê eleitoral no Centro da cidade. “Estou indignado com tudo isso. Fui acordado pela Polícia Federal sem saber do que estou sendo acusado. É tudo perseguição política!”, lamentou Zelão.

Posição do Ministério Público

Segundo o delegado da Delegacia de PF de Macaé, Elias Escobar, a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vem dilapidando os cofres públicos. De acordo com o delegado, os mandados de busca e apreensão são de coletas de provas e todo o material apreendido será encaminhado para a Delegacia da PF, em Macaé. Ainda segundo ele, oito mandados foram expedidos: dois em Casimiro de Abreu, dois em Campos e quatro em Araruama. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Em Campos, os dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Distrito de Guarus pelo delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano. Os trabalhos foram feitos no início da manhã e já foram encerrados.

Alerta Imóveis facilita a busca por imóveis em Rio Bonito e região

Alerta Imóveis: a opção imobiliária em Rio Bonito e região.
O setor imobiliário é um dos que mais crescem no Brasil. O brasileiro está em busca da casa própria. A internet vem se tornando uma das principais formas para buscar informações que auxiliem na tomada de decisão para compra ou não de um imóvel.

Para atender a demanda desta busca de imóveis na cidade de Rio Bonito, foi criado o site Alerta Imóveis (www.alertaimoveis.com.br). O site conta com a participação das melhores e mais tradicionais imobiliárias da cidade, reunindo um catálogo com mais de 400 imóveis para venda e aluguel. São casas, apartamentos, terrenos, sítios, salas comerciais e diversos outros tipos de imóveis disponíveis.

Este serviço, inovador e único na cidade, promete garantir e facilitar a busca de imóveis em Rio Bonito através de um único site com diversas informações dos imóveis, fotos e até mapas de localização.

Visando também atender a demanda gerada pela busca de imóveis na região do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), o Alerta Imóveis também oferece acesso aos imóveis da cidade de Tanguá, Silva Jardim e Itaboraí.

O Alerta Imóveis é produzido pela equipe responsável pelo site Guia RB (www.guiarb.com.br ), o maior portal de conteúdo e informações de Rio Bonito. Nesse espaço o internauta encontra história, cultura, guia de comércio local e as notícias que são publicadas pelos jornais Folha da Terra e O TEMPO.

A busca por imóveis no Alerta Imóveis é grátis. No novo espaço os usuários podem obter informações e entrar em contato diretamente com as imobiliárias e corretores. O endereço do site é: www.alertaimoveis.com.br. Faça uma visita!

Pimentta Rosa lança coleção Primavera/Verão 2013

Flávio Azevedo

A Pimentta Rosa espera você com a nova coleção Primavera/Verão.
No último dia cinco de setembro, a Pimentta Rosa lançou a coleção Primavera/Verão. A simpática equipe da loja, formada por Klícia, Carol (proprietária), Camilla, Mariana e Nathália, aguarda você que gosta de moda e quer conhecer as tendências, cores, feitios e demais novidades da nova coleção. A Pimentta Rosa fica localizada na Av. Sete de Maio, nº 306, no Centro de Rio Bonito.

De acordo com Carol Belgues, a nova coleção veio bem colorida, apostando nas cores neon, os tons turquesa, rosa pink, laranja, amarelo limão e não dispensou o Jeans. Para o público mais adolescente, a dica são os vestidos mais justos, estampados e os shorts. Já para as mais experientes a camisaria e o Jeans, “elemento que é sempre bem-vindo em qualquer guarda-roupa”.

A moda masculina, segundo Carol, fugiu do estilo casual e está investindo nas roupas mais despojadas, com bermudas mais curtas, calças justas e muita cor. Para os adolescentes, ela aponta o Jeans mais justo e camisas com estampas. Já o público mais adulto continua contando com roupas mais tradicionais.
A simpática equipe da Pimentta Rosa: Klícia, Carol, Camilla, Mariana e Nathália.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Nomes inusitados marcam campanha eleitoral pelo Brasil – Rio Bonito não ficou de fora

Flávio Azevedo

O riobonitense Claudinho do Bumbum Lanches figura em todas as listas de nomes inusitados.
Em ano de eleições, uma viagem pelo Brasil mostra fatos interessantes. De acordo com dados oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15.550 candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito nos 5.568 municípios brasileiros. O número de interessados na vaga de vereador também chama atenção. São cerca de 450 mil candidatos às cerca de 58 mil cadeiras disponíveis em todo Brasil. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Partido com maior número de senadores, segunda maior bancada da Câmara Federal e com mais de mil prefeitos eleitos em 2008, o PMDB é o partido que lançou, em 2012, o maior número de candidatos a prefeito e a vereador no país. São 2.302 nomes concorrendo ao poder Executivo e 42.538 disputando as vagas do Legislativo.

Entre muitas curiosidades naturais a corrida eleitoral os nomes inusitados chamam a atenção. Os nomes criativos ou “de guerra” geralmente marcam território, apontam características ou indicam a profissão do personagem. Numa pesquisa rápida sobre o assunto, os nomes curiosos são muitos e Rio Bonito não ficou de fora. Segundo matérias sobre o tema, um dos representantes riobonitense dessa lista pitoresca é o comerciante Cláudio Fonseca de Moraes, que também responde pelo nome de “Claudinho do Bumbum Lanches” (PSB). Junto com ele, Fabiano Cardoso responde pelo apelido de Xeroca, nome que provoca inúmeros comentários “indecentes”.

Muita coisa engraçada

O Jovem Xeroca, é outro riobonitense nas listas de nomes inusitados.
Se alguns nomes parecem ofensivos, o candidato tenta esquecer o cunho pejorativo, pelo menos em tempo de eleição, aproveita a popularidade provocada pelo nome. É o caso de “Jesus do Hip Hop”, candidato a vereador em Juazeiro do Norte/CE. O que você acha de ser chamado de “Wilson do Saco Torto”? Esse é nome de um candidato a vereador em Malhador, no Sergipe. Não sabemos se essa é uma característica dos sergipanos, mas em outro município desse estado, Santa Luzia do Itanhy, um dos candidatos ao Legislativo se registrou como “Edson do Pau Torto”.

Na cidade de Jacarezinho/PR, um dos candidatos ao Legislativo se registrou com o nome de “Mauro Bunda”. De Minas Gerais, da cidade de Abaeté, “João Cagão” está entre os candidatos a vereador. Os nomes exóticos não param por aí. Você votaria num “Burro”? Independente da sua resposta, em Santo Antonio de Pádua/RJ, Noeldes da Rocha se registrou com esse nome. E o candidato que se identifica como “Retardado”, contaria com o seu voto? Pois em São José da Lapa/MG, esse é o nome de guerra de Reinaldo de Souza Alves. “Edilson Que o Povo Gosta” é outro representante do Rio de Janeiro. Ele busca a vereança em Nova Iguaçu.

De Conceição da Feira/BA, vem o candidato “Já Morreu”. De São Paulo, “Vandão do Rala e Rola” é candidato ao Legislativo de Icem. O representante paraense é da cidade de Almeirim. Ele responde pelo nome de “Sílvio Boka Loka”. De Minas Gerais, mais precisamente em Alfenas: “Elvis Não Morreu”. Já em Recife/PE, José Luiz Alves Filho aparece com o nome de “Pai Gay”. Ainda no Recife, “Rosado” é o nome de Isaac Bezerra; e “Zé Ninguém”, o nome de guerra registrado por José Ferreira. Em tempos de muita cobrança sobre os políticos, “Sem Sangue”, nome de guerra de Fábio Caetano Alves, candidato em Mauá da Serra/PR, pode não agradar ao eleitorado.

De Santa Catarina, na cidade de Barra Bonita, vem o nome mais esdrúxulo de todos. Um dos prefeitáveis, registrado pelo PSD, responde pelo nome de Moacir Piroca. Já em Cachoeira do Arari/PA, a ‘robusta’ Maria Raimunda Alcantara, é candidata a vereadora e se registrou como “Maria Gostosa”. No estado do Acre, “Pelada” é o nome da candidata a vereadora Margarete da Cruz Rocha. Em Promissão/SP, Amilton Batista, é candidato a vereador com o nome de “Pau Doce”.

Constam ainda na lista: “Vampiro”, candidato em Ipiguá/SP; “Cosme Tira Gosto”, em Teófilo Otoni/MG; Luzia do Titanic, Sapeaçu/BA; “Nego Mau”, Simões Filho/BA; Bruninho Bombado, Serrana/SP; Negão Cachaça, El Dourado do Sul/RS; e Bin Laden, Jarinu/SP. Todos esses candidatos a vereador.

“Quem Casa Quer Casa” em cartaz no Teatro Zezé Macedo

Flávio Azevedo

O premiado "Quem Casa Quer Casa" é sucesso de público por onde passa.
O premiado espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, do Projeto “Lona na Lua” estará em cartaz nos próximos fins de semana no Teatro Municipal Zezé Macedo, em Silva Jardim. A trupe de Rio Bonito também apresentará o infantil “O Casamento de Dona Baratinha”. Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura silvajardinense, os espetáculos serão as atrações de outubro na terra do “Capivari”. O município tem feito investimentos importantes na área cultural e fomentar o setor é um dos objetivos. “É prazeroso trabalhar com uma Prefeitura que tem compromisso com a sociedade e eu fico muito feliz quando vejo comprometimento com a Cultura. Creio que isso deveria ser exemplo para municípios vizinhos”, afirma Zeca.

O espetáculo “Quem Casa Quer Casa” estará em cartaz nos dias 28 e 29 de setembro; 5, 6 e 11 de outubro, sempre a partir das 19h. Já “O Casamento de Dona Baratinha” estará em cartaz nos dias 2 e 3 de outubro, em apresentações que serão voltadas exclusivamente ao público infantil.
– O objetivo é estimular as crianças silvajardinenses a consumir teatro e fazê-las conhecer a magia da interpretação, tudo isso em parceria com a Educação que certamente irá colher frutos positivos dessa realização – destaca Zeca Novais, que em Rio Bonito, no Espaço cultural Lona na Lua, há alguns anos desenvolve trabalho similar, mas atuando diretamente com as escolas.

Outra expectativa que trás o espetáculo “Quem Casa Quer Casa” é a atuação do ator silvajardinense Lucas Madureira, que interpreta o mordomo “Seu Coisinha”, um dos personagens mais hilários e intrigantes dessa comédia de costumes, de Martins Penna. Depois de ser premiado com o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival Nacional de Teatro de Congonhas/MG, realizado entre os dias 1º e 3 de junho, Madureira terá a oportunidade de apresentar o seu talento em sua casa.

JOGOS ESTUDANTIS DE RIO BONITO 2012 - XADREZ E VÔLEI


Concentração e talento dos participantes dos jogos de Xadrez
RESULTADO  DO  XADREZ  MASCULINO
LOCAL: E. C. FLUMINENSE –  21/09/2012   18 h.

1º LUGAR: Lucas (C.E. José Matoso Maia Forte)
2º LUGAR: Romário V. da Silva (E. M. Profª Annita de Souza Moraes)
3º LUGAR: Kleiton Nascimento (C. M. Drº Kingston G. Souza Motta)

RESULTADO DO XADREZ FEMININO
LOCAL: E. C. FLUMINENSE – 21/09/2012 – 18 h.

1º LUGAR: Vitória Faria (Colégio Rio Bonito)
2º LUGAR: Amanda de Oliveira (Colégio Rio Bonito)
3º LUGAR: Rafaela Rodrigues (C. M. Drº Kingston G. Souza Motta)

 RESULTADO  DO  VOLEIBOL  MASCULINO
LOCAIS: GINÁSIO DO RIO DO OURO / COLÉGIO RIO BONITO

1º LUGAR: C. E. Desembargador José Augusto C. da Rocha Junior
(Matheus Garcia, Ricardo Motta, Marcos Vinicius, Rodrigo Lopes, João Pedro, João Vitor, Jonathan dos Santos, Jonathan Ribeiro, José Clovis, Nalbert Silva, Gustavo Silva)

2º LUGAR: C. E. José Matoso Maia Forte
(Leonardo, João Paulo, João Vitor, Gabriel Bessa, Sanderson, Gabriel Demier, Mauro e Rodrigo)

3º LUGAR: Colégio Rio Bonito
(Matheus Oliveira, Yago Oliveira, Filipe Martins, Felipe Farrete, Bruno Marcelo, Aron, Igor Cunha, João Paulo, Patrick, Bruno Guimarães, Igor Lessa, Emanuel Marins).

RESULTADO DO VOLEIBOL FEMININO
LOCAIS: GINÁSIO DO RIO DO OURO / COLÉGIO RIO BONITO

1º LUGAR: C. E. Bernardino da Costa Lopes
(Amanda Moraes, Renata, Raquel, Munique, Alessandra, Tamires, Damiria, Juliana Amanda)

2º LUGAR: E. M. Professor Santos Loureiro
(Marcela Silva, Sônia R. Silva, Eduarda Rodrigues, Letícia Silva, Andressa Andrade, Vitória Veiga, Érica Silva, Aline Silva, Thamires Cristina, Nayane Mello)

3º LUGAR: Colégio Rio Bonito
(Victória, Kassia, Sophia, Mylena, Joana, Isabella, Anna Beatriz, Larissa Melo, Amanda Muniz, Jessica Lemos, Ana Faggian)

PROXIMA MODALIDADE

No próximo sábado (29/09) acontece a etapa de futebol masculino (campo). As partidas serão divididas em duas chaves, classificando a campeã de cada chave para a final. A Chave A será disputada no Estádio José Alves Ventura, no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC). Já a Chave B será realizada no Estádio Alfonso Martinez, no Cruzeiro. Ambas as partidas começam a ser disputadas a partir das 8h. De acordo com a organização dos jogos, a grande final será realizada no RBAC.

Taekwon-Do ITF de Rio Bonito conquista 21 medalhas

Flávio Azevedo

A equipe do Centro Brasileiro de Taekwon-Do ITF comemora as conquistas em Búzios.
O Campeonato Carioca de Taekwon-Do ITF, que acontece em novembro, é o próximo desafio dos atletas do Centro Brasileiro da modalidade em Rio Bonito. Participando do XVI Campeonato Interestadual de Taekwon-Do ITF, realizado em Búzios, no último dia 15 de setembro, a equipe riobonitense conquistou 21 medalhas, sendo três de ouro, nove de prata e nove de bronze.

Uma delegação de 17 atletas, composta em sua grande maioria por jovens e adolescentes, representou Rio Bonito na competição. Segundo o professor Marcelo Mollica o campeonato foi de alto nível e contou com a presença de campeões mundiais da categoria. Dos 17 atletas riobonitenses, 13 conseguiram subir ao pódio, o que demonstra o nível de competitividade dos atletas locais.

Quadro de medalhas

Medalha de Ouro
Medalha de Prata
Medalha de Bronze
Kauan Rangel
Sidney Pires
Sidney Pires
Natan Pinto
Leonardo Miranda
Felipe Andrade
Luis Felipe Oliveira
Luiz Carlos Martins
Natan Pinto

Felipe Andrade
Lucas Marins

Hallan Peixoto
Matheus Ramos

Geovani Policarpo
Rodrigo Souza

Emanuel Diniz
Emanuel Diniz

Kauan Rangel
Luis Felipe Oliveira


Rio Bonito recebe seu representante nas Paralimpíadas com muita festa

Flávio Azevedo

Guto percorreu o Centro da cidade em carro do Corpo de Bombeiros.
Emoção, vibração, sensação do dever cumprido, desfile em carro do Corpo de Bombeiros e uma recepção calorosa por parte da população riobonitense. Essas são as impressões apontadas pelo desportista Carlos Augusto Barbosa, o Guto, depois de ser homenageado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no último dia 11 de setembro. Atleta paralimpico que representou o Brasil e, consequentemente Rio Bonito, nas Paralimpíadas de Londres, Guto faz parte da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, que ficou na quinta colocação.
– Eu havia acabado de chegar em casa, ainda estava meio tonto por causa da viagem, quando o telefone tocou me pedindo para ir até a Secretaria de Esporte e Lazer. Quando eu cheguei lá me aprontaram essa surpresa agradável – conta Guto que acredita já estar na hora da Seleção Brasileira de Vôlei sentado conquistar uma medalha “e que ela seja aqui no Brasil em 2016”, afirmou.

Sobre a participação em Londres, Guto comentou que viu a classificação para as semifinais muito perto. “A verdade é que pela primeira vez os nossos jogos foram transmitidos ao vivo. Embora a transmissão tenha sido feita em TV fechada, já foi um avanço. O nosso vôlei está evoluindo. Nós ganhamos da China e do Egito, seleções muito fortes”, ressalta Guto, destacando que a Bósnia ganhou a medalha de ouro, o Irã de prata, a Alemanha de bronze e a Rússia ficou na quarta colocação.

Em Londres, Guto não se separou em nenhum momento da bandeira de Rio Bonito.
Para celebrar a boa fase, Guto saiu pelas ruas de Rio Bonito no carro do Corpo de Bombeiros. Com o uniforme verdade amarelo, ele empunhava a bandeira do Brasil e de Rio Bonito. Ao longo do trajeto, os aplausos e saudações foram muitos. A viatura partiu do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro; percorreu as principais ruas do Centro e só parou na Praça Fonseca Portela, onde Guto recebeu o carinho da população.

Aproveitando a época de eleições a nossa reportagem abriu espaço para o atleta apontar o que precisa ser feito para que as pessoas com necessidades especiais tenham mais mobilidade e acesso.
– O número de pessoas com necessidades especiais aumenta a cada ano e as autoridades não estão percebendo. O Trânsito é a grande fábrica de pessoas com lesões, às vezes, irreversíveis. O volume de acidentados com lesões severas é grave, por isso precisamos de mais respeito e atenção. Primeiro para que as pessoas com limitações não se sintam excluídas; e segundo para que o volume de pessoas machucadas não aumente como vem acontecendo a cada ano – alertou Guto.