quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Programa Flávio Azevedo recebe músico Reinaldo Silva

Flávio Azevedo

O músico e compositor Reinaldo Silva durante o Programa Flávio Azevedo.
O programa Flávio Azevedo recebeu no último dia 29 de outubro, o músico e compositor Reinaldo Silva. Ele falou sobre o CD “Juntos”, lançado por ele no mês de julho; comentou a falta que fazem os Festivais da Canção para a cultura musical de Rio Bonito; discorreu sobre a importância de a cidade ter uma banda de música; lamentou o desaparecimento dos festivais e incentivos a música e disse que “por uma série de motivos, eventos dessa natureza, em Rio Bonito e região, acabaram perdendo o seu charme”.

Sobre o CD, Reinaldo comentou que é uma coletânea das melhores melodias compostas por ele ao longo da sua carreira, falou que gravar foi a realização de um sonho e revelou que as músicas falam sobre momentos distintos da sua vida.
– O CD tem melodias que foram compostas ao longo da minha vida. Algumas dessas músicas tem mais de 20 anos. São composições que surgiram em vários momentos e para interpretar essas melodias eu convidei vários artistas riobonitenses. O objetivo foi mostrar o volume de talentos da nossa cidade e também para dar um brilho especial ao CD – contou Reinaldo.

O músico acredita que além do poder público, a iniciativa privada também deveria fomentar e realizar eventos dessa natureza. “Comecei tocar muito cedo, junto com os meus irmãos e lembro que as principais frequências em minha casa era dos músicos da nossa cidade. O meu primeiro festival aconteceu em 1977”, lembrou Reinaldo, destacando que Rio Bonito precisa criar eventos e investir na divulgação daquilo que realiza. “O setor turístico também precisaria de incentivos, porque nós precisamos recuperar tradições a muito esquecidas”, analisou.

O músico concorda que, hoje, as casas noturnas e bares da cidade estão cumprindo esse papel de estimular a cultura musical. Reinaldo disse que também gostaria de ver mais incentivos para a música clássica e ressaltou a presença da Tecla Som Escola de Música nesse cenário. “O problema é que a Tecla Som acaba trabalhando sozinha, porque não existe incentivo e reconhecimento, os movimentos nessa direção nascem dos recitais promovidos pela Tecla Som”.

Durante a entrevista foram tocadas as melodias “Juntos”, interpretada por Bruna Mattos; “Mulher”, cantada por Marcelo Badr; “Você”, gravada na voz de Carla Moreno (conta com arranjos de Vinícius Silva, filho de Reinaldo); “Estrada Interior” e “Aurora Boreal”. Essas duas últimas melodias são instrumentais e contam com o dedilhado mágico de Reinaldo que, ao vivo, tocou as melodias para os ouvintes do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário