quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Igualdade entre os vereadores pode não ser aprovada

Flávio Azevedo

O pedido de vista pode ter sepultado o Projeto de Resolução que iguala os benefícios destinados aos parlamentares.
Já está causando polêmica o Projeto de Resolução (PR) que regulamenta a igualdade entre os vereadores. Apresentado no início do mês pela vereadora Rita de Cássia (PP), o projeto foi posto em votação na última terça-feira (27), mas o vereador Carlos Cordeiro Neto, o Caneco (PR) pediu vista. Apesar do tempo que a mensagem já tramita na casa, o parlamentar argumentou que precisar estudar um pouco mais o Projeto. Acompanhado com expectativa pelos vereadores eleitos no último dia 7 de outubro, e também pela população, tudo indica que o projeto não será aprovado.

A vereadora Rita de Cássia disse que o pedido de vista é um ato legítimo, mas não conseguia esconder a sua contrariedade com o que foi classificado por quem assistia a reunião como uma manobra para retardar a votação da matéria. De acordo com o vereador Marcos Botelho (PR), que se diz favorável ao Projeto, antes do Legislativo entrar em recesso o Projeto de Resolução será votado.

Um dos mais inconformados com a possível não aprovação é o vereador Humberto Belgues (PSDB). Ele classifica o pensamento contrário ao projeto como “vergonhoso” e afirma que a opinião pública olharia o Legislativo de maneira diferente se o Projeto de Resolução for implantado. O vereador garante que os contrários estão sendo influenciados por “forças ocultas”.
– Quando eu me lancei presidente da Câmara, ainda em 2010, regulamentar essa igualdade era um dos meus objetivos. Mas fui acusado de estar mal intencionado e não foram poucas as pessoas que usaram os problemas que ocorreram na Casa para denegrir o meu mandato. Essa mensagem, porém, vai tirar a máscara de muita gente. Eles tinham era medo que eu chegasse a Presidência da Casa e resolvesse uma série de coisas que, se trazidas à tona podem, ainda hoje, fazer um estrago – alfinetou.

Para Humberto, “a Câmara Municipal de Rio Bonito precisa ser transformada em um Poder Legislativo de verdade, mas manter a coisa do jeito que está é melhor para muita gente”. Segundo ele, não existe interesse em modernizar, dar transparência e não são poucos os que se beneficiam com isso. “Alguns colegas ganharam fazendo pose de honestos, outros venceram criticando a atual composição do Legislativo, mas nos bastidores esses santinhos são contrários a esse importante projeto e na calada da noite firmam acordos escusos”, dispara o vereador, sem mencionar nomes e entrar em detalhes. “Quem está no jogo sabe de quem e do que eu estou falando”, concluiu o enigmático Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário