quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comunismo x Capitalismo – Capitalismo x Comunismo

Flávio Azevedo

Omega Red representa a loucura russa.
Poucos minutos depois das minhas postagens (Facebook e Blog) que tem como personagem principal, o ilustre riobonitense, Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista Brasileiro, eu recebo telefonemas, e-mails e comentários sobre o assunto, sobretudo em relação aos motivos que levam esse personagem a não ser mencionado, principalmente na sua terra natal. Como sempre, o Capitalismo e os seus tentáculos, a mídia vendida, por exemplo, são os grandes culpados pelo ostracismo que é dado a “Estrela Vermelha de Rio Bonito”, ou simplesmente Astrojildo Pereira.

Entretanto, sem querer ser advogado do Diabo, mas nomes como Joseph Stalin, líder comunista que substituiu em liderança Vladimir Lenin, muito contribuiu para que o ocidente olhasse para a URSS com antipatia. Aliás, será que Lênin realmente morreu de morte natural? E por que a historia contada pelo Capitalismo não destaca, a providencial e importante entrada do exército soviético na 2ª Guerra Mundial? Exército esse liderado por Stalin!

Se os EUA são escrotos e colonizam através da Indústria do Cinema, do estímulo ao consumo e vendem a ideia de que os comunistas comem criancinhas, sujeitos como Stalin, Nikita Khrushchov, Aleksei não sei das quantas, entre outros, são “camaradas” que muito fizeram para que o regime fosse olhado com repulsa, sobretudo aqui nos trópicos.

Basta pensar que o tal do Stalin mandou um retardado mexicano assassinar Leon Trotsky, única e exclusivamente, para se garantir no comando das Repúblicas Socialistas Soviéticas (a liderança de Trotsky punha dúvidas ao estilo Stalin de governar). Concordo que algo semelhante os EUA fizeram ao dar apoio as Ditaduras Militares dos anos 60 e 70 nas Américas, do Sul e Central. Entretanto, apenas as aberrações vermelhas são conhecidas mundo afora. Já as atrocidades do Capitalismo, que ainda hoje fazem milhares de vítimas, passam despercebidas.

O Super Homem é indestrutível, servil ao Estados Unidos, mas enfraquece diante de uma pedra "vermelha".
E, por quê? Simples: caso os soviéticos tivessem esquecido essa bobagem de ir à lua e criassem uma Hollywood vermelha, é possível que o comunismo não fosse olhado com asco por alguns e chacota por outros (na atualidade). Concluindo, não podemos deixar de comentar que os políticos e chefes de Estado, sejam eles de orientação “Capitalista”, “Comunista”, “Socialista”, ou qualquer outra ideologia, são rigorosamente iguais num aspecto: “são totalmente desprovidos de bom senso”.

O Comunismo não é respeitado, porque ao contrário do Capitalismo, ele não usa o lúdico, o entretenimento e o espetáculo para fazer as pessoas assimilarem os seus valores. A seriedade e a severidade do regime russo, por exemplo, ao contrário do que era pregado por Karl Marx e Engels (idealizadores do comunismo), se aproxima muito do que vemos no Oriente Médio, onde existe um sincretismo entre política e religião. Essa junção cria fanáticos fundamentalistas que optam pela lógica do Terrorismo.

O Capitalismo também tem os seus fanáticos, fundamentalistas e eles continuam aterrorizando o mundo. Estamos falando de personagens criados pela Indústria Cultural e pela Cultura do Espetáculo. Eles fazem rir, divertem e, sobretudo, desviam ou amortecem o foco do espectador dos problemas sócio-políticos de um povo. O Capitalismo escamoteia a realidade, ele cria heróis (estadunidense sempre), cria vilões (comunistas ou terroristas), cria idiotas e alienados (representando a sociedade mundial) etc. Ou seja, o “American Way Of Life”, mundialmente, acaba sendo assimilado de maneira fortuita e despretensiosa.

Os quadrinhos e suas mensagens... Seriam subliminares?

O "bom" Colossus é russo e trabalha para o EUA.
O Super Homem foi criado em 1938. É um ser que além de ter a capacidade de voar, tem força descomunal, resistência, velocidade, visão de calor e raio-x e um sopro gelado. A sua única fraqueza é a Kriptonita, elemento que coincidentemente é vermelho. Indestrutível, ele poderia denominar o planeta. Todavia, o Super Homem é extremamente servil, sobretudo aos ideias estadunidenses. Em vários momentos ele voa segurando a bandeira estadunidense, que tem as mesmas cores do uniforme do “homem de aço”.  

O Ômega Red é um psicopata mutante russo utilizado como assassino pelo governo soviético durante a Guerra Fria. Como aconteceu com Wolverine, o seu corpo recebe melhorias e tentáculos de adamantium. A sua vestimenta é vermelha e na região frontal ele usa uma espécie de tiara onde está desenhado um dos simbolos do Comunismo.

Outro personagem de origem russa, mas que por conta de uma série de fatores luta contra as atrocidades dos líderes políticos do seu país é Colossus. Ele é um dos X-Mens. Embora seja uma figura aparentemente impotente (quieto e tímido, honesto e inocente), quando estimulado se transforma num gigante metálico de força descomunal, mas sempre preocupado em servir e fazer o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário