quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quem matou Américo?

Delegado afirma estar próximo de esclarecer o crime que ocorreu em maio de 2011

Flávio Azevedo

Américo Branco
Um dos crimes que mais mexeu com a opinião pública riobonitense, o assassinato do empresário Carlos Américo de Azevedo Branco (45 anos), ocorrido no dia 23 de maio de 2011, no Centro de Rio Bonito, por volta das 13h, pode ser, de acordo com o delegado titular da 119ª DP, Paulo Henrique da Silva Pinto, esclarecido nos próximos dias. O assunto também foi abordado pelo delegado na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS). A reunião ocorreu no último dia 1º de outubro, na Câmara de Vereadores, onde ele comentou o assunto em resposta ao questionamento de um dos conselheiros.

Passados 18 dias, a nossa reportagem voltou a conversar com o delegado sobre as investigações a respeito do crime. Em Rio Bonito, mais da metade das rodinhas e conversas de amigos falam sobre o assunto e já apontam, inclusive, um suposto mandante. Questionado sobre as investigações, o titular da Delegacia de Rio Bonito confirmou que está próximo de anunciar o mandante do crime.
– O que nós podemos dizer é que a investigação é sigilosa... Nós estamos muito próximos de um desfecho... Eu acredito que Rio Bonito já saiba tudo sobre isso... Mas como ainda não concluímos o inquérito, que esperamos terminar nos próximos dias, nós daremos uma satisfação a sociedade riobonitense sobre quem matou, porque matou e qual a vantagem que obteve – destacou o delegado, acrescentando saber que as pessoas estão falando muito sobre o assunto, “as pessoas tem me procurado, tem abordado os meus polícias... A verdade é que nunca fomos tão abordados nas ruas da cidade”, comentou.

Durante a sua declaração, o delegado contou uma parábola ou metáfora. De acordo com ele, “a grande realidade é que quem não deve não teme... Se você nada fez, não tem porque fugir... Enfim esse é o desfecho... Vocês terão algumas surpresas sim, mas nos próximos dias. Vamos aguardar! Nós não queremos falar alguma coisa prematuramente, porque o inquérito ainda está sendo trabalhado”, disse o delegado. Na oportunidade, ele convocou a sociedade a participar com informações sobre o crime.
– Qualquer coisa que você souber sobre o crime, a respeito da conduta da vítima, dos supostos executores e mandante, por favor, comunique a polícia. O contato pode ser feito na Delegacia (2734 – 5098), através do Disque Denúncia (2253 – 1177) e também no site da Polícia Civil (www.policiacivil.rj.gov.br/) e/ou do Ministério Público (www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/.../Ouvidoria_Geral ou 127). Nós já recebemos cartas anônimas, e-mails, Disque Denúncia... Que a população de Rio Bonito, que ficou tão incomodada com esse crime, colabore informando o que viu ou ouviu sobre essa questão – ponderou.

No Conselho de Segurança

O delegado Paulo Henrique da Silva Pinto, falou sobre o crime na reunião do CCS de outubro.
Respondendo o questionamento de um dos conselheiros que abordou a morte do Américo e as investigações nessa direção, o delegado começou falando que estava na reta final da investigação, afirmou que tinha provas reunidas num inquérito de cerca de 300 páginas.
– Eu estou convencido da motivação do crime, do mandante, eu já descartei a possibilidade de saidinha de banco e hoje nós temos identificados o mandante do crime, a motivação e depois das eleições nós teremos novidades sobre esse assunto. Depois de conferir contas bancárias, movimentações financeiras, buscando pessoas, nós conseguimos juntar provas importantes – disse o delegado, que criticou a qualidade do serviço de monitoramento da Prefeitura Municipal. Segundo ele, várias pessoas estão envolvidas. O delegado contou que “teve investigado que trabalhava em Rio Bonito, mas ao ser intimado pela manhã, a noite estava transferida para o Espírito Santo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário