sábado, 20 de outubro de 2012

Avenida Brasil... Oi, Oi, Oi!

Flávio Azevedo

Há muito tempo o brasileiro não assiste uma novela de qualidade, que defenda valores éticos e morais, porque nitidamente vai de encontro ao que prega a TV Brasileira.
Não é uma questão de ser inimigo e/ou crítico da TV Globo. Mas que final de novela é esse, que, segundo reportagens da própria emissora, parou o Brasil? Alguém está de sacanagem! Como se fosse uma final de Copa do Mundo, a nação deu uma pausa para acompanhar a história da “chupetinha” do Adauto! Que nos desculpem os noveleiros de plantão, mas os brasileiros assistem a mesma novela há cerca de 50 anos.

Essa “Avenida Brasil”, talvez para imitar o caos que é a rodovia homônima, no coração do Rio de Janeiro, foi um show de porcarias e personagens caricatos! Se o argumento do autor é fazer o brasileiro se reconhecer nos personagens, sinceramente, nós deveríamos ficar constrangidos por estarmos sendo retratados por seres tão boçais. Uma pergunta que não quer calar: “porque os protagonistas de novela sempre são seres idiotas, babacas, burros e imbecis?”. Seria também um retrato de nós brasileiros?

A verdade é que 70% do povo brasileiro têm na cabeça, algo similar ao que tem o camarão. Não estamos pregando a teoria do “não assistam novelas!”. Todavia, deveria nos incomodar saber que tem gente achando ser aquela estória um caso real, sobretudo por serem pessoas sem poder de reação, questionamentos e críticas. Isso não te preocupa?

Sobre a grande audiência que se dá a essas histórias, sobretudo o tal do último capítulo, nós gostaríamos de ressaltar que isso não significa que o conteúdo dessas novelas e outras programações, os de auditório, por exemplo, seja bom. A realidade é que tudo aquilo que não provoca a reflexão, mesmo que tenha audiência, não pode ser coisa boa. Aliás, muita gente em frente ao aparelho de TV também pode significar que aquilo que está sendo exibido é horrível e de péssimo gosto.

Não queremos grosseiros, mas esse cenário medonho e, às vezes, perverso demonstra o nível do intelecto do brasileiro, que já foi comparado pelo jornalista Willian Bonner com o Homer Simpson. Será por quê? Simplesmente porque a toda poderosa TV Globo reúne atrações vazias de sentido, de significação e sempre apostando no deprimente e constrangedor riso alienante. Sim, as novelas representam bem a mentalidade do brasileiro. Seja esse cidadão de classe A ou E, já há algum tempo a teledramaturgia conduz para baixo a mentalidade e os valores da sociedade brasileira.

Essas emissoras abertas, e boa parte das fechadas também, nada trazem de relevante. Inclusive, não é difícil perceber a insistência em promover o estilo Homer Simpsom de viver. Porém, se a TV brasileira nada acrescenta, ela também não tira, porque o nível intelectual está tão ruim, que não há o que tirar. Aliás, a nossa TV emburrece, porque os roteiros são pífios, pobres, idiotas, sem novidades e ainda demonstra que o nível dos nossos atores piora a cada dia.

Não é uma questão de velhice ou rabugem, mas a teledramaturgia brasileira, quando ainda era influenciada pelas rádios e fotonovelas era sinônimo de bons enredos e atuações primorosas. Novelas como “Roque Santeiro”, “Irmãos Coragem”, “O Bem Amado”, “Escrava Isaura”, entre outras que giraram o mundo, simplesmente deixam no chinelo as atuais novelas das nove.

A próxima novela que está sendo anunciada é “Salve Jorge”. Que sejamos salvos por alguém, seja lá que santo for, porque como está não dá para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário