quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Nomes inusitados marcam campanha eleitoral pelo Brasil – Rio Bonito não ficou de fora

Flávio Azevedo

O riobonitense Claudinho do Bumbum Lanches figura em todas as listas de nomes inusitados.
Em ano de eleições, uma viagem pelo Brasil mostra fatos interessantes. De acordo com dados oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15.550 candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito nos 5.568 municípios brasileiros. O número de interessados na vaga de vereador também chama atenção. São cerca de 450 mil candidatos às cerca de 58 mil cadeiras disponíveis em todo Brasil. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Partido com maior número de senadores, segunda maior bancada da Câmara Federal e com mais de mil prefeitos eleitos em 2008, o PMDB é o partido que lançou, em 2012, o maior número de candidatos a prefeito e a vereador no país. São 2.302 nomes concorrendo ao poder Executivo e 42.538 disputando as vagas do Legislativo.

Entre muitas curiosidades naturais a corrida eleitoral os nomes inusitados chamam a atenção. Os nomes criativos ou “de guerra” geralmente marcam território, apontam características ou indicam a profissão do personagem. Numa pesquisa rápida sobre o assunto, os nomes curiosos são muitos e Rio Bonito não ficou de fora. Segundo matérias sobre o tema, um dos representantes riobonitense dessa lista pitoresca é o comerciante Cláudio Fonseca de Moraes, que também responde pelo nome de “Claudinho do Bumbum Lanches” (PSB). Junto com ele, Fabiano Cardoso responde pelo apelido de Xeroca, nome que provoca inúmeros comentários “indecentes”.

Muita coisa engraçada

O Jovem Xeroca, é outro riobonitense nas listas de nomes inusitados.
Se alguns nomes parecem ofensivos, o candidato tenta esquecer o cunho pejorativo, pelo menos em tempo de eleição, aproveita a popularidade provocada pelo nome. É o caso de “Jesus do Hip Hop”, candidato a vereador em Juazeiro do Norte/CE. O que você acha de ser chamado de “Wilson do Saco Torto”? Esse é nome de um candidato a vereador em Malhador, no Sergipe. Não sabemos se essa é uma característica dos sergipanos, mas em outro município desse estado, Santa Luzia do Itanhy, um dos candidatos ao Legislativo se registrou como “Edson do Pau Torto”.

Na cidade de Jacarezinho/PR, um dos candidatos ao Legislativo se registrou com o nome de “Mauro Bunda”. De Minas Gerais, da cidade de Abaeté, “João Cagão” está entre os candidatos a vereador. Os nomes exóticos não param por aí. Você votaria num “Burro”? Independente da sua resposta, em Santo Antonio de Pádua/RJ, Noeldes da Rocha se registrou com esse nome. E o candidato que se identifica como “Retardado”, contaria com o seu voto? Pois em São José da Lapa/MG, esse é o nome de guerra de Reinaldo de Souza Alves. “Edilson Que o Povo Gosta” é outro representante do Rio de Janeiro. Ele busca a vereança em Nova Iguaçu.

De Conceição da Feira/BA, vem o candidato “Já Morreu”. De São Paulo, “Vandão do Rala e Rola” é candidato ao Legislativo de Icem. O representante paraense é da cidade de Almeirim. Ele responde pelo nome de “Sílvio Boka Loka”. De Minas Gerais, mais precisamente em Alfenas: “Elvis Não Morreu”. Já em Recife/PE, José Luiz Alves Filho aparece com o nome de “Pai Gay”. Ainda no Recife, “Rosado” é o nome de Isaac Bezerra; e “Zé Ninguém”, o nome de guerra registrado por José Ferreira. Em tempos de muita cobrança sobre os políticos, “Sem Sangue”, nome de guerra de Fábio Caetano Alves, candidato em Mauá da Serra/PR, pode não agradar ao eleitorado.

De Santa Catarina, na cidade de Barra Bonita, vem o nome mais esdrúxulo de todos. Um dos prefeitáveis, registrado pelo PSD, responde pelo nome de Moacir Piroca. Já em Cachoeira do Arari/PA, a ‘robusta’ Maria Raimunda Alcantara, é candidata a vereadora e se registrou como “Maria Gostosa”. No estado do Acre, “Pelada” é o nome da candidata a vereadora Margarete da Cruz Rocha. Em Promissão/SP, Amilton Batista, é candidato a vereador com o nome de “Pau Doce”.

Constam ainda na lista: “Vampiro”, candidato em Ipiguá/SP; “Cosme Tira Gosto”, em Teófilo Otoni/MG; Luzia do Titanic, Sapeaçu/BA; “Nego Mau”, Simões Filho/BA; Bruninho Bombado, Serrana/SP; Negão Cachaça, El Dourado do Sul/RS; e Bin Laden, Jarinu/SP. Todos esses candidatos a vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário