terça-feira, 4 de setembro de 2012

Marcos Abrahão ataca adversários e a mídia local no seu primeiro comício

Flávio Azevedo

Não adiantou os amigos pedirem para ele pegar leve. O deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), um dos candidatos a prefeito de Rio Bonito, perdeu a oportunidade de abordar outro assunto no seu primeiro comício e atacou os adversários políticos e, por tabela a mídia local. O evento aconteceu no último sábado (01/09), no bairro do Rio do Ouro, seu reduto eleitoral. Ao defender a antiga diretoria do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), ele acusou a mídia local (“escrita e falada”) de não dar espaço para que os representantes do grupo que deixou a direção da instituição trazer ao público os fatos que ocorrem na relação conturbada entre HRDV e Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB).

Para início de conversa é bom que fique claro que não estamos aqui falando do homem Marcos Abrahão, mas do candidato a prefeito, que pelo visto embarcou numa “fofoquinha”. Parece também ter faltado ao deputado, conhecimento de causa (ele não compareceu em nenhuma das três assembléias extraordinárias que a diretoria do HRDV promoveu em agosto). O comentário infeliz, em relação a imprensa, será rebatido em todos os meios de comunicação que conta com a participação desse jornalista.

A verdade é que o deputado, talvez por sua postura imprevisível, parece não estar bem assessorado e, sobretudo bem informado sobre a participação da mídia local na cobertura desse tema. As assembléias promovidas para decidir os rumos da instituição aconteceram no dia 1º, 19 e 22 de agosto e todas elas foram amplamente divulgadas no “Programa Flávio Azevedo” (Rádio Sambê FM/98,7); no Blog deste jornalista; pelo jornal “O Tempo” (e seu Blog) e em nossas mídias sociais.

Escalada

No dia 23 de julho, às 22h30min, membros da antiga direção receberam este jornalista na sala da presidência para conceder uma entrevista sobre a queda de braço entre a PMRB e o HRDV. No dia 25 de julho, a matéria foi postada nesse Blog. (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/07/prejuizos-do-hospital-darcy-vargas.html). No dia seguinte, o texto foi veiculado no jornal “O Tempo”. A matéria informava que existiria uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 1º de agosto, no Esporte Clube Fluminense, quando os rumos do HRDV seriam resolvidos.

Assim que a matéria foi publicada e o jornal chegou às ruas de Rio Bonito, fez contato com este jornalista a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, afirmando que gostaria de falar sobre o assunto. Ela foi ouvida e afirmou que as declarações do então vice-presidente, Luis Fernando Romanelli, foram pessoais. Ela comentou que se sentiu ofendida e revelou que iria recorrer a Justiça. Também foram feitas observações em relação a condução da instituição pela diretoria que estava saindo. Essa matéria também foi veiculada e publicada em nosso Blog, no dia 28 de julho (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/07/impasse-entre-secretaria-de-saude-e.html).

Diante desse impasse, este jornalista escreveu um texto baseado na experiência de ex-funcionário do HRDV (sou técnico de enfermagem) e na carreira de jornalista, período que, em várias ocasiões, entrevistamos o então presidente Luis Gustavo Martins. O texto foi publicado neste Blog, também em 28 de julho (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/07/queda-de-braco-entre-prefeitura-e-darcy.html).

A AGE, realizada no dia 1º de agosto, foi concorrida e contou com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade riobonitense. Autoridades como o prefeito José Luiz Antunes, a ex-prefeita Solange Almeida e alguns vereadores, estiveram presentes. O deputado Marcos Abrahão, porém, lá não compareceu. Este jornalista esteve presente e os relatos desse dia foram publicados neste Blog, no dia 2 de agosto (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/08/nova-diretoria-do-hospital-darcy-vargas.html).

Como nada foi definido no dia 1º de agosto, pelo contrário, as colocações do presidente licenciado Luis Gustavo Martins, foram de encontro às colocações do seu vice-presidente (na entrevista concedida dia 23/07), a AGE foi remarcada para o dia 19. A história dessa reunião, inclusive, a informação que ela seria continuada no dia 22 de agosto, foi contada em nosso Blog nesse mesmo dia (19/08) (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/08/nova-assembleia-define-os-rumos-do.html). O deputado também não esteve nessa reunião. O “Programa Flávio Azevedo” deu total cobertura a AGE.

No dia 22 de julho, quando realmente ocorreu a eleição da nova diretoria, nós também estávamos lá. Este Blog informou o resultado da AGE no mesmo dia (http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br/2012/08/hospital-darcy-vargas-tem-nova-diretoria.html). O “Programa Flávio Azevedo” também deu total cobertura a AGE, que mais uma vez não contou com a presença do deputado Marcos Abrahão.

Conclusão

Diante desse cenário, mais uma vez eu afirmo que o candidato Marcos Abrahão foi infeliz em sua colocação e demonstrou estar totalmente por fora do trabalho desenvolvido pelas mídias locais. É uma pena que uma importante autoridade do nosso município, por conta da sua intransigência, prepotência e arrogância, não tenha a humildade de conhecer, de verdade, como é difícil fazer jornalismo em cidades interioranas, onde os detentores do poder se portam como coronéis dos contos de Jorge Amado.

Atacar a mídia local não contribui com o seu fortalecimento. Pelo contrário, deixa claro que, lá no fundo, Abrahão tem preconceitos e frustrações não resolvidos (e o que nós temos com isso?). As mídias que contam com o comando deste jornalista não se amedrontam ou se acovardam diante desse tipo de declarações e das insinuações que giram em torno dela. Pelo contrário, colocações como essa mostram que a nossa presença na sociedade riobonitense, salutar e que precisamos prosseguir.

Um comentário:

  1. Caro Jornalista, com j em maiúsculo! A imaturidade das declarações, só acentuam o motivo pelo qual é impossível imaginar que se assuma uma prefeitura.
    Primeiro porque a mídia local até foi muito pacífica em não revelar todos os reais problemas do HRDV. Não disse eu eu conivente, disse pacífica para não deixar a sociedade preocupada. Eu tenho visão diferente, e creio que revelar todos os problemas seria a solução! Até mesmo porque a dívida total, inclusive a processual, deve ultrapassar o que dizem nos bastidores e gerar danos irreparáveis a instituição e a sociedade. Ocorre que o deputado ora candidato deve estar querendo defender alguma categoria de pessoas e não a instituição.

    ResponderExcluir