sábado, 29 de setembro de 2012

A festa da “Democracia”

Flávio Azevedo

O encontro pacífico de dois grupos opositores que lutam para chegar a prefeitura de Rio Bonito.
Sábado, 29 de setembro de 2012, o município de Rio Bonito entra para a história como exemplo de civilidade e democracia. Quis o acaso que as “caminhadas” da vitória, promovidas pelos candidatos do PMDB e PSB acontecessem no mesmo dia, inclusive com concentração e hora de início no mesmo local. Pairava sobre o evento a expectativa de que algo de ruim poderia acontecer. E aconteceu! Aconteceu que aqueles que sempre ficam na expectativa de ver o circo pegar fogo não viram nada disso, pois o espírito de urbanidade imperou em ambas as partes.

Correligionários de Matheus Neto (PSB) e Solange Almeida (PMDB) se comportaram com cordialidade e, pelo menos eu, não evidenciei, ao longo de toda manhã, nenhum tipo de animosidade ou exaltação negativa. No quesito liderança, Matheus e Solange mostraram que tem controle sobre os seus grupos. Vale lembrar a primeira caminhada a sair foi a de Matheus (40). O cortejo passou pelas principais ruas da cidade. Em seguida fez o mesmo percurso a caminhada Solange (15). Se o cortejo vermelho (pró-Matheus) parou no Mercado Municipal (feira), o verde (pró-Solange) passou pelo local e seguiu em frente sem problemas.

Muita animação e empolgação na passagem de Matheus e Ronen pelo Centro da cidade.
Gritos de guerra e palavras de ordem foram ouvidos, os números dos candidatos foram gritados por ambos os grupos, mas tudo democraticamente, obedecendo a carta magna brasileira (Constituição Federal), que garante a todos nós o direito inalienável da “Liberdade de Expressão”. Sobre o volume de pessoas nas duas caminhadas, sinceramente, embora não acredite que isso acrescente em nada ao resultado final (quem vai ganhar), as caminhadas, rigorosamente, estavam iguais e o volume de gente foi igual. O grupo vermelho estava mais agrupado e o verde mais espaçado. Mais isso não vem ao caso.  

Confesso aos amigos que escrevo esse texto extremamente emocionado. Não é segredo para ninguém que eu sou incrédulo e cético quando se trata do elemento “gente”. Mas, hoje, depois das pacificas manifestações eu descobri que Rio Bonito é possível. Passei a acreditar que a frase de efeito que eu usei como verso áureo nas últimas semanas deve continuar sendo divulgado, porque “A POLÍTICA NÃO PRECISA SER UM ESPORTE SANGRENTO!”.

Muita animação e empolgação na passagem de Solange e Andinho pelo Centro da cidade.
Parabéns aos correligionários de Matheus Neto e de Solange Almeida pelo exemplo de cordialidade, respeito e urbanidade demonstrados na manhã desse sábado. Obrigado por terem transformado um evento que estava sendo tratado como uma batalha campal, na “FESTA DA DEMOCRACIA”. No próximo dia 7 de outubro, nós iremos às urnas escolher prefeito e vereadores. Não me importa o resultado, mas torço, peço e imploro... Que vitoriosos e derrotados esqueçam as divergências e, juntos, lutem por Rio Bonito e a sua maior riqueza: o seu povo, tão sofrido, tão carente de políticas públicas que coloquem a cidade nos trilhos.

A política não precisa ser um esporte sangrento.
Se você achar que esse cronista está sendo utópico, eu afirmo que depois do que vi na manhã desse sábado eu passo a acreditar que é possível Rio Bonito “caminhar” de forma coesa e unida em busca do progresso, do crescimento e do desenvolvimento, coisas almejadas por todos nós. E se você não concorda, por favor, escolha outras cidades para morar!

3 comentários:

  1. haaaaa para teve bagunça sim!! briga !!! quebrarao placas retrovisores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fabiano! Não duvido que tenha ocorrido os tais eventos comentados por você! Entretanto, não ocorreram no momento que os grupos rivais se encontraram, como estava sendo esperado. Os confrontos que você narra me parece ser o tradicional vandalismo! Coisa que já vi acontecer até em reuniões religiosas!

      Excluir
  2. pena q n~~ pudi ir ,mas queria esta la p ver o 15 de cabeça erguida ....... e da-lhe 15

    ResponderExcluir