quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Operação Lei Seca visita Rio Bonito

Flávio Azevedo

Uma blitz de conscientização da “Operação Lei Seca” esteve em Rio Bonito na noite da última sexta-feira (27/07), na Praça Fonseca Portela, Centro de Rio Bonito. Por cerca de quatro horas foram distribuídos adesivos e panfletos com mensagens sobre a importância da sobriedade ao volante e a campanha “se beber não dirija... Se dirigir não beba”. A equipe, que é coodenada por Augusto Vieira, conta com três cadeirantes, coordenador, sub-coordenador e motorista. O projeto é ligado a Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Com muita simpatia e demonstrando real preocupação com a atividade que desenvolve, o grupo, que tem por nome “Equipe Delta”, comentou que a Lei Seca conta equipes de fiscalização (9) e conscientização (5) que atuam em todo o estado. “As equipes de fiscalização trabalham com multa e as de conscientização tem o perfil educativo que pretende estimular a consciência das pessoas sobre o comportamento no Trânsito”, comentou Augusto, destacando que a sua equipe não trabalha apenas no trânsito, “mas também atuamos com palestras em escolas e em comunidades, basta nos convidar”, informou.

Ainda segundo o coordenador, “às quintas, sextas-feiras e sábados são os dias que mais acontecem as blitz da “Lei Seca” por conta de serem ocasiões em que as pessoas saem para se divertir, procuram as baladas, consequentemente usam bebida alcóolica e não abrem mão de dirigir”. A equipe demonstra preocupação com os altos índices de acidentes de trânsito, aponta a importância da conscientização para que os índices de mortes e invalidez diminuam e afirma que as prefeituras podem podem criar parceria com o Estado para receber as blitz da Lei Seca.

Histórias

As historias dos jovens cadeirantes que participam do projeto são váriadas e mostram que todos estão expostos aos acidentes de trânsito e nem sempre a fatalidade atinge quem usou bebida alcoolica. Alguns casos a pessoa estava de moto e foi atropelado por alguém que estava embriagado. Em outra ocasião, a vítima havia dormido pouco e por conta do excesso de sono se envolveu num acidente no dia seguinte.

É o caso do cadeirante Bruno Dutra (foto), de 31 anos, que se acidentou aos 18. Ele conta que passou a noite na balada e chegou em casa já amanhecendo. “Eu precisava trabalhar, peguei a moto, fui trabalhar e só lembro de ter acordado no hospital”. De acordo com Bruno, ele bateu na traseira de um caminhão e rompeu uma das vértebras da cervical. “O motorista do caminhão contou que ele escutou um barulho atrás do caminhão, desceu para ver o que era e me encontrou caído”, conta Bruno que acredita ter dormido sobre a moto por conta da noite mal dormida.

A equipe que visitou Rio Bonito era composta por Augusto Vieira, Bruno Dutra, Leonardo Tavares, Jeferson Barcelos e André Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário