quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fluminense comemora 60 anos do seu título mundial

Flávio Azevedo

O Fluminense comemora nesta quinta-feira (02/08) os 60 anos da conquista do seu invicto Campeonato Mundial de Clubes, quando na final da Copa Rio, torneio que reunia os melhores clubes do mundo, venceu o Corinthians por 2x0, na primeira partida (30/07/52); e empatou a segunda pelo placar de 2x2. Em 1951, a competição foi vencida pelo Palmeiras. Já em 1952, pelo tricolor carioca. Se a FIFA insiste em dizer que a conquista não pode ser considerada um título mundial, o sentimento dos tricolores é outro.

A competição era dividida em duas chaves, sendo uma concentrada em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Na capital paulista ficaram, além do Corinthians, campeão paulista de 52 (ainda não havia Campeonato Nacional), Libertad (PAR), Áustria Wien e Saarbrucken (Alemanha). Na capital carioca, junto com o Fluminense, Peñarol (URU), Grasshopper (Suíça) e Sporting (Portugal). Segundo dados da época, Juventus (Itália) e Racing (Argentina), também deveriam participar da competição, mas não compareceram.

Fato histórico

Dois anos depois do episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”, quando a seleção uruguaia foi campeã do mundo sobre o Brasil (16/07/1950), uma equipe brasileira voltava a reencontrar, numa decisão, um time uruguaio e no mesmo estádio: o Maracanã. Cinco jogadores campeões do mundo, entre eles o carrasco Ghiggia (autor do gol da vitória da celeste olímpica), defendiam as cores do Peñarol. Os brasileiros encararam a partida como uma decisão de Copa do Mundo e devolveram a derrota (3x0).

A competição

Na primeira fase, o Flu empatou com o Sporting, venceu o Grasshopper por 1x0 e o Pañarol por 3x0. Nas semifinais, bateu o Austria Viena por 1x0 e 5x2. Nos jogos finais, contra o Corinthians, venceu o primeiro por 2x0 e garantiu a conquista com um 2x2. Os gols foram de Didi e Marinho para o Flu; e Jackson e Souzinha para o Timão. O juiz da partida foi o árbitro francês, Gaby Tordjman.

Comandando por Zezé Moreira, o Fluminense foi campeão mundial de 1952 jogando com Castilho, Píndaro, Pinheiro (Nestor), Jair, Édson, Bigode, Telê (Robson), Didi, Marinho, Orlando e Quincas. Também participaram da conquista Simões, Villalobos, Lino e Carlyle.

Já o Corinthians formou com Gilmar; Homero e Olavo; Idário (Sula), Goiano e Julião; Cláudio, Luisinho (Souzinha), Jackson e Colombo. O treinador era conhecido como Rato.

Fonte: http://www.campeoesdofutebol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário