terça-feira, 17 de julho de 2012

Violência entre estudantes de Rio Bonito vira caso de polícia e repercute na grande mídia

Flávio Azevedo

Uma briga entre alunas do Colégio Estadual Dyrceu Rodrigues da Costa, no Centro de Rio Bonito, acabou virando caso de polícia e tema de extensa reportagem da TV Record. O caso foi denunciado nessa terça-feira (17/07), no programa “Balanço Geral”, que tem apresentação de Wagner Montes. As filmagens, feitas provavelmente por um telefone celular, impressionam. A adolescente agredida passou o fim de semana, segundo a família, se recuperando das muitas escoriações.

A família mora no bairro da Caixa D’Água. A reportagem visitou a casa da estudante e o pai dela, o popular Ronaldo Caburet, afirma que há cerca de quatro meses a sua filha estava reclamando das agressões. Ele revelou também, que buscou explicações da direção do colégio, perguntou que providências estavam sendo tomadas sobre o caso, “mas a diretora da unidade respondeu que eu queria mudar o regime do colégio”.

De acordo com a reportagem, a questão foi levada ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso a 119ª DP. O delegado Paulo Henrique da Silva Pinto registrou o caso como lesão corporal e disse que os procedimentos necessários estão sendo tomados. A agressão teria acontecido no beco que liga a Rua Santos Dumont, ao bairro da Caixa D’Água e margeia a lateral do Colégio Dyrceu. A direção do colégio não deu nenhuma declaração ao repórter da TV Record.

Já há algum tempo nós estamos relatando episódios de violência entre adolescentes e crianças da nossa cidade e região. Os casos de briga e agressão são constantes. Aliás, quando os episódios não são registrados entre estudantes, eles são flagrados entre adolescentes que buscam diversão nos bailes realizados nos clubes e casas do ramo de Rio Bonito. A reportagem deixa muito claro para pais, autoridades e representantes de instituições, como o próprio Conselho Tutelar, que o hábito de esconder os problemas sociais sob o tapete do “deixa isso para lá” precisa ter um fim!

O link da TV Record com as imagens:
http://noticias.r7.com/blogs/wagner-montes/2012/07/17/video-mostra-briga-violenta-entre-alunas-da-rede-publica-de-ensino/

Outros casos

No último dia 2 de julho, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), uma mãe e funcionária da Escola Municipal Dr. Albino Thomaz de Souza Filho, no bairro Monteiro Lobato (BNH) denunciou uma série de problemas que estão acontecendo no bairro e que acabam refletindo na unidade escolar. Segundo ela, “embora os problemas tenham sido informados às autoridades nada foi feito”. Com voz embargada, visivelmente emocionada, ela fez um relato desesperador. A sua narrativa expõe situações que se analisadas com o mínimo de lucidez percebe-se que ela tem razão em estar apreensiva.
– Estamos passando por uma situação muito difícil... Tem gente fumando maconha na porta colégio, o que faz as pessoas ficarem com medo de entrar e/ou sair da escola... Às vezes, pais de alunos são agressivos com a equipe da escola... A diretora já pediu um guarda municipal, mas disseram que não tem guarda disponível. A verdade é que nós estamos com medo até de chamar os pais para tratar do problema do filho e sermos agredidas na escola ou no trajeto que fazemos quando estamos indo embora para as nossas casas – denunciou a mãe.

A narrativa desesperada da mãe não parou por aí. Ela disse que o seu filho, um menino de seis anos, que também estuda na escola, foi agredido com um soco por outro menino, também de seis anos, “mas não há o que fazer”. De acordo com a mãe, sabendo da questão social que envolve a criança, ela recorreu ao Conselho Tutelar, “porque a mãe do menino está presa, o pai está morto... O Conselho Tutelar, porém, disse que nada poderia ser feito”.

Mais problemas

Também da Escola do bairro Monteiro Lobato vem a história do professor que foi agredido por um aluno com uma cadeira. O caso aconteceu em sala de aula. A agressão aconteceu no dia 11 de abril e também repercutiu no CCS. A nossa reportagem também noticiou o caso do aluno de 13 anos que foi surpreendido com um revólver na mochila. O aluno estudava no Colégio Astério Alves de Mendonça, aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário