domingo, 1 de julho de 2012

Seleção da Espanha conquista Euro 2012 dando aula de bom futebol

Flávio Azevedo

Que me desculpem os amantes das firulas e das jogadas plasticamente belas, mas sem nenhum objetivo! A ‘Fúria’, conquista a Euro 2012 com merecimentos! Quem quiser achar o toque de bola espanhol chato, que ache, mas a proposta da equipe dirigida por Vicente del Bosque é envolver. Aliás, analisando o desempenho da ‘Fúria’ nos últimos campeonatos de seleções, (venceu duas Euros seguidas e uma Copa do Mundo) eles estão no caminho certo. Parabéns a Espanha pela conquista!

Engraçado que quando assistimos os botinudos brasileiros jogando retrancados e fazendo falta até na sombra, nós concordamos com a tese de que “o que vale é o resultado”! Quando, porém, está em campo um time que toca a bola por esperar o melhor momento de atacar, nós classificamos como chato! Coisas de especialistas e entendidos em futebol que deixam o coração de torcedor falar mais alto que o de comentarista esportivo!

Que os espanhóis têm amor a camisa eu não duvido, mas como são frios! Tocar a bola por tanto tempo, às vezes, até levando algum sufoco, enquanto esperam o momento certo para contra-atacar e derrotar o adversário é a demonstração clara de que são homens gelados.

Existe, porém, um erro na compreensão do termo frieza, que para alguns povos é postura e para outros estratégia. As nações de origem anglo-saxã (Inglaterra, por exemplo) são frias na relação. Já na guerra ou em competições são extremamente sangrentos e emocionais. Creio que os europeus que tiveram origem nos casamentos entre os povos Francos, Burgundos, Lombardos, Germanos etc., são mais afetuosos na relação. Entretanto, eles demonstram uma frieza estratégica quando estão competindo ou guerreando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário