quarta-feira, 11 de julho de 2012

Crise na Saúde de Rio Bonito – Mais um capítulo

Flávio Azevedo

Tomo conhecimento através do Facebook do amigo Rogerinho Tavares, que a secretária de Saúde Maria Juraci Dutra (foto), teria faltado a um convite da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos e informações sobre a Saúde de Rio Bonito. O encontro deveria acontecer ontem (terça-feira - 10/07). O principal assunto a ser tratado na reunião seria o repasse de verbas e a situação das parcerias construídas nos últimos anos entre o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) e a Prefeitura.

Ainda segundo Rogerinho, alguns diretores do hospital, em reunião com parlamentares locais, informaram que o município não tem cumprido os acordos contratados. Tal situação estaria comprometendo o orçamento da entidade. Diante da ausência, os vereadores aprovaram por unanimidade – creio eu que em sessão extraordinária, já que os edis estão em recesso – um pedido de convocação da secretária em caráter de urgência.

A proposta partiu do vereador Saulo Borges (PTB), que da tribuna da Câmara, há cerca de um mês, já tinha comentado essa intenção. A sessão, que também será extraordinária, já que as reuniões ordinárias só retornam no dia 2 de agosto, deve acontecer em no máximo em 15 dias.

Sobre a área de Saúde de Rio Bonito, principalmente sobre o HRDV, o amigo Rogerinho faz alguns questionamentos pertinentes e provocantes. “Será que ninguém está sabendo das dificuldades que o hospital tem passado? Por que será que grande parte das pessoas não está debatendo o assunto? Será que não estão sendo informados pela mídia local? Qual seria o motivo da não divulgação?”, pergunta.

Como jornalista, o que eu tenho a dizer é que a mídia não tem bola de cristal e o amigo Rogerinho sabe disso! Por exemplo: eu não sei os demais veículos de comunicação da cidade, mas essa reunião de hoje não era do meu conhecimento. E eu represento um jornal e um programa de rádio. Por que será? Esquecimento ou estão fazendo questão de deixar a imprensa de fora como aconteceu no caso CEDAE?

Sinceramente, eu espero ser convidado a participar do próximo encontro (a tal convocação). E ainda acrescento: que ninguém aproveite a ocasião para negociar benefícios particulares como aconteceu no caso da suposta convocação da Secretária de Habitação, Trabalho e Bem-Estar Social, em 2009. Só para lembrar, o assunto em discussão naquela oportunidade era a construção da casa dos desabrigados (que ainda não foram entregues). Os vereadores, no dia 13/10/2009, sabatinaram o secretário de Obras Eleilton Figueiredo (foto), sobre o tema. Concluída a sabatina, ficou acertado que a então secretária, Lilian Antunes, seria a próxima a ser convidada. Ela não compareceu no dia combinado, justificou a ausência, seria recebida num outro dia, mas esse dia nunca chegou!

O que posso dizer sobre essa já costumeira queda de braço entre Prefeitura e HRDV (e por tabela Câmara de Vereadores) é que em ano eleitoral, imbróglios como esses se potencializam e acabam perdendo o foco. Até aqui, ouvindo um lado e outro, eu tenho percebido que essa novela está sendo gravada em terreno tremendamente pantanoso, cheio de armadilhas e com sanguessugas espalhadas por todo lugar. O nome que eu daria a essa novela? “Jogos Vorazes”.

2 comentários:

  1. SOMENTE A TITULO DE INFORMAÇÃO, POR ENQUANTO, A CÂMARA NAO ESTAVA DE RECESSO, POIS ISSO SÓ ACONTECE DEPOIS DE VOTADA A LDO, O QUE SÓ ACONTECEU DIA 09, O MANDA MAIS ANUNCIOU O RECESSO, MAS É ANALFABETO REGIMENTAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais as reuniões ordinárias, que são de domínio dos meros mortais, deixaram de acontecer. A última reunião ordinária ocorreu no dia 28 de julho.

      Excluir