segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto “Lona na Lua” se firma no cenário cultural do Estado e do país

Flávio Azevedo

Os atores Victor Hugo (E) e Manuela de Lellis receberam o prêmio de melhor ator e atriz do Festival de Teatro de Teófilo Otoni/MG (Festto 2012). Os atores fazem parte do projeto “Lona na Lua” que participou do festival com o espetáculo “Quem Casa Quer Casa”. O grupo riobonitense foi classificado entre as melhores companhias que estiveram esse ano no Festto 2012, evento cultural de estímulo as artes cênicas conhecido em todo território nacional.

O festival, que é promovido pelo Sesc Minas, começou no dia sete de junho (quinta-feira). De acordo com a assessoria de comunicação do Sesc, 12 grupos de teatro participaram do festival que terminou no último domingo (10/06). Além das apresentações foram realizadas oficinas e debates entre atores, diretores dos grupos que participaram do Festto 2012.

Durante os quatro dias de festival, o Sesc de Teófilo Otoni foi palco para 12 grupos teatrais de todo país:
* “Trupe da Alegria (Timóteo);
* “Grupo Teatro Delivery” (São Paulo);
* “Murion Cia de Teatro” (Padre Paraíso);
* “Diversas Faces” (Teófilo Otoni);
* “Ìcaros do Vale Cia de Teatro” (Araçuaí);
* “Cia de Artes Atrás do Palco” (Governador Valadares);
* “Cia Teatral Dona Maria do Fulô” (Itabirito);
* “Lona na Lua” (Rio de Janeiro);
* “Grupo Humus de Teatro” (Brasília-DF);
* “Cia Távola de Teatro” (Lauro de Freitas –BA);
* “Grupo Vila Teatro” (Timóteo);
* “Caras de Palco” (Teófilo Otoni).

Foram avaliadas e premiadas 19 categorias: melhor figurino; melhor trilha sonora; melhor texto; melhor espetáculo do festival; melhor maquiagem; melhor espetáculo (palco e rua); melhor direção (palco e rua); melhor ator e atriz (palco e rua) e melhor ator e atriz coadjuvante (palco e rua). O grupo que recebeu o maior número de premiações ganhou R$ 2mil (em dinheiro).

Outras premiações

Em duas semanas essa é a terceira premiação conquistada pelo Projeto “Lona na Lua”, núcleo cultural que segundo o Rio Sociocultural (evento apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura), está entre as 10 melhores iniciativas do estado. Entre os dias 1º e 3 de junho, a trupe riobonitense também participou do Festival Nacional de Teatro de Congonhas/MG (PROFESTeatro), concorrendo com 16 grupos de todo o país que levaram ao palco espetáculos de comédia, drama, infantil, alternativas e teatro de rua.

Também com o espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, a trupe conquistou os prêmios de melhor ator (Victor Hugo), Melhor ator Coadjuvante (Lucas Madureira) e Segundo melhor Espetáculo. Receberam indicações Manuela de Lellis (Melhor Atriz), Zeca Novais (Melhor Direção) e Melhor Trilha Sonora.

O PROFESTeatro é realizado pelo Centro Cultural Chaplin, de Congonhas. Segundo os organizadores, 57 peças se inscreveram e 16 espetáculos foram selecionados para a mostra. O festival contou com a participação de grupos da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Prêmio Rio Sociocultural

O Projeto “Lona na Lua” ficou entre os 10 finalistas da 3ª edição do Prêmio Rio Sociocultural (2012). Os classificados foram premiados no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, no último dia 30 de maio. Entre 320 participantes, os 10 projetos foram selecionados porque buscaram, segundo a comissão julgadora, soluções simples, inovadoras e que dispensam grandes investimentos. Também foi analisado o potencial multiplicador, a inclusão de segmentos culturais esquecidos, a valorização da Cultura loca e a promoção ao desenvolvimento sustentável.

Os 10 finalistas

Projeto Mestre Fantoche Escola, de Macaé;
Oficinas Grupo Teatro Novo, de Niterói;
Cordel com a Corda Toda, de Nova Iguaçu;
Livro no Ponto, de Petrópolis;
Educando e Musicalizando São Sepé, de Pinheiral;
Projeto Lona na Lua, de Rio Bonito;
Mandala dos Saberes – Uma tecnologia Social, do Rio de Janeiro;
Projeto 5 Visões – Formação Técnica em Audiovisual (P5V), do Rio de Janeiro;
Projeto Dançarte, de São Fidélis;
Plantando Ideias, Colhendo Soluções; de São José de Ubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário