sexta-feira, 22 de junho de 2012

Legislativo silvajardinense dá banho de modernidade em Rio Bonito e Tanguá

Flávio Azevedo

Notícias que chegam do município de Silva Jardim mostram que a outrora “selva jardim”, apelido pejorativo dado a cidade vizinha nos meus tempos de adolescente, está ganhando força e rumando para a modernidade. Aliás, em vários setores a cidade já deixou Rio Bonito para trás. Se a Prefeitura da ‘Terra do Capivari’ tem conquistado prêmios e feito visíveis mudanças, a Câmara de Vereadores não ficou atrás.

Matéria que acabo de receber do colega Márcio Kleber, jornalista por aquelas bandas, informa que com o objetivo de criar um novo canal de comunicação com os cidadãos, o Legislativo silvajardinense já está marcando presença nas principais mídias sociais (Facebook e Twitter). Através do espaço serão compartilhadas notícias, informações sobre a tramitação de Projetos de Lei, materiais educativos, campanhas e calendário de eventos, como audiências públicas, sessões solenes e premiações.

O presidente da Casa, o vereador Flávio Brito, o Flávio de Dezinho (PPS) acredita que as redes têm muito acesso, facilitam a conexão e a interatividade entre as pessoas e se tornaram ferramentas fundamentais para a informação. “É importante ter esse canal de aproximação com as pessoas. Ele só reforça a intenção da Câmara de dar mais visibilidade às suas ações”, explicou o presidente.

Um levantamento realizado nas redes sociais das páginas dos poderes legislativos revelou que milhares de pessoas estão conectadas aos perfis de vereadores no Twitter e no Facebook. O silvajardinense Ricardo de Souza acredita que os políticos entenderam o fenômeno internet e estão aproveitando a oportunidade. “O interessante é ver a gestão pública utilizar as redes sociais não só como mecanismo de divulgação, mas de interação com o cidadão”. A também silvajardinense, Bruna Oliveira, vê com otimismo a presença da Câmara Municipal nas redes sociais. “Acho muito positiva a iniciativa. Isso mostra que a Câmara está atenta à sociedade e quer facilitar a comunicação com o cidadão”.

De acordo com o colega, os endereços oficiais da Câmara Municipal de Silva Jardim são os seguintes:
*Facebook: www.facebook.com/cmsilvajardim
*Perfil no Twitter: twitter.com/cmsilva jardim1 ou @cmsilvajardim1
*Site: www.cmsj.com.br

Enquanto isso, nas cidades de Rio Bonito e Tanguá, as Câmaras Municipais ainda estão na época do ‘sinal de fumaça’, do fogão a lenha e da TV preto e branco. As respectivas Casas não têm um canal oficial de comunicação minimamente decente, não tem proximidade alguma com o povo e muito menos com a imprensa, que para buscar informações tem que recorrer às sofríveis assessorias dos vereadores.

Em Rio Bonito, há alguns anos a Casa até ensaiou um jornal institucional, mas a ganância de uns e o coronelismo de outros não permitiu que o projeto fosse adiante. Em episódios como o fiasco do Concurso Público da Câmara de Rio Bonito, por exemplo, a mídia local não tem a quem recorrer para buscar informações. A grande mídia, por sua vez, recorre aos jornais e profissionais da cidade, por não haver, na Casa, a mídia institucional.

Fenômeno semelhante ocorre em Tanguá. Com todos os colegas contra ele, o presidente da Casa, Paulo Sérgio dos Santos Leite, o Paulo do Correio (PTB) ainda não teve habilidade suficiente para construir um setor de Comunicação Social que abastecesse a mídia com informações, que apresentasse as notícias positivas da Casa e desse o equilíbrio necessário ao noticiário político local (contrário e favorável).

Fica a dica!

Um comentário:

  1. MAS COMO QUE A CÂMARA DE RIO BONITO, COM A ATUAL MESA DIRETORA, VAI FICAR ON LINE, SE NAO LÊ NEM PAPEL, IMAGINE AS LETRINHAS NA TELA, AI É QUERER DEMAIS...
    ISSO SEM CONTAR AS SACANAGENS TIPO MANDA MAIS QUE TEM LA, CONTRATOS ABSURDOS, CARROS ALUGADOS, EMPRESAS FANTASMAS, COMPARE OS PREÇOS PAGOS PELA CMRB E COM OUTRAS CÂMARAS OU ATE MESMO A PMRB, COISA ATE DIFÍCIL, POIS OS CONTRATOS NAO SÃO PUBLICADOS, MAS NO FINAL AS VEZES O TCE PEGA. AI O M A N D A M A I S APARECE.
    CADE O JORNAL DA CÂMARA, SERA QUE FALTA DINHEIRO???

    ResponderExcluir