quarta-feira, 13 de junho de 2012

Plano Municipal de Habitação de Rio Bonito está pronto

Flávio Azevedo

O Plano Municipal de Habitação (PMH) de Rio Bonito está pronto. O documento, que certamente figura entre os mais importantes produzidos por aqui nos últimos anos, pode solucionar um antigo desequilíbrio da sociedade riobonitense: a falta de moradias. A apresentação do PMH aconteceu no salão nobre do Esporte Clube Fluminense, na tarde do último dia 5 de junho, durante a 3ª Audiência Pública de Habitação de Rio Bonito. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Bem-Estar Social.

De acordo com o documento, preparado com ajuda técnica especializada e de servidores do município, Rio Bonito precisa de 2.414 moradias. As localidades mais necessitadas são Boqueirão (160), Bosque Clube (98), Flor dos Cambucás/Rato Molhado (98), Conjunto Monteiro Lobato/BNH (60), Rio Vermelho (55), Praça Cruzeiro (52), Bairro das Olarias (46), Mangueira/Rio do Ouro (18), Bela Vista (17), entre outras.

Um dos problemas apresentados pelos técnicos que elaboraram o PMH é o desenho geográfico e topográfico de Rio Bonito, “que como todo o Estado do Rio de Janeiro é muito complexo”, disse um dos técnicos. Ele acrescenta que PMH também mapeou lugares onde o município poderá construir casas populares (Queijeira/Praça Cruzeiro, Ipê, Nova Cidade e Parque da Luz).
– Tudo que nós pensamos e planejamos foi norteado nas orientações do Ministério das Cidades, que só aprova o PMH se ele seguir rigorosas exigências. Nós também tivemos o cuidado de encontrar áreas próximas as localidades e trechos que deverão ser desocupados, para que a mudança seja menos traumática para as pessoas – emendou outro técnico que participou da elaboração do PMH.

Ainda segundo os integrantes da comissão que preparou o PMH, as metas apresentadas no PMH devem ser alcançadas de 2014 a 2023, tempo em que as 2.414 moradias deverão ser erguidas. A prioridade para se receber as casas populares será para os moradores que estejam em riscos mais eminentes. De acordo com Deise Said de Barros, responsável pelo setor de projetos da Prefeitura de Rio Bonito, que coordenou a comissão que criou o plano, “com as 90 casas construídas no Parque Andréa e os 30 apartamentos erguidos no Green Park, o município já cumpre a primeira meta prevista pelo PMH”.

Questionado sobre quando essas Casas Populares serão entregues, o prefeito José Luiz Antunes, presente ao evento, comentou que tudo está concluído, faltando apenas o abastecimento de água. “No Parque André, a Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) já se comprometeu de fazer as obras necessárias para o abastecimento das casas para que elas possam ser entregues. Já no Green Parque, estamos licitando a construção de uma cisterna que vai funcionar com reservatório de água para os moradores dos apartamentos”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário