quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nadador Clodoaldo Silva garante sucesso da 2ª Jornada Acadêmica da FACERB

Flávio Azevedo

Três dias de palestras marcaram a 2ª Jornada Acadêmica da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (FACERB), realizada entre os dias 29 e 31 de maio. A principal atração do evento foi a palestra “Motivando e Superando Seus Desafios”, que foi proferida pelo nadador paraolímpico Clodoaldo Silva, que abriu a Jornada no dia 29. Um bom público ouviu o nadador que com muita simplicidade e humildade falou sobre as suas limitações, o início da carreira e os desafios que teve de superar para se tornar referência do desporto aquático mundial.

De acordo com Clodoaldo, a sua última paraolimpíada será a de Londres, esse ano. “A partir daí darei continuidade a outros projetos para estimular o desporto no país”. A 2ª Jornada Acadêmica da FACERB faz parte da grade curricular da unidade e foi organizada pela turma do 4º período do curso de Administração. O nadador por várias vezes comentou que “as pessoas que tem algum tipo de limitação não precisam ser consideradas “coitadinhas”, porque elas precisam é de oportunidade”.
– Eu nasci com paralisia cerebral e até os sete anos eu só ficava deitado. Embora eu tenha construído a minha história através da natação, o meu ídolo no esporte é Ayrton Senna, um desportista que lutava contra os seus limites e buscava sempre se superar – comentou Clodoaldo, destacando que sofreu preconceitos, discriminação, mas teve na sua mãe uma grande incentivadora.

Durante a palestra, o nadador contou que conquistou a sua primeira medalha jogando futebol. Por conta das suas limitações, ele era goleiro do time. Sempre descontraído, brincalhão e deixando o público muito a vontade, Clodoaldo disse que a sua primeira medalha foi conquistada através do futebol. “O meu time ficou em 6º lugar numa competição que foi disputado por seis equipes” (risos). O nadador também narrou outras experiências da sua infância, adolescência e juventude, dramas familiares, sempre ressaltando a necessidade de superação.

Mostrando que a superação faz parte da vida de qualquer pessoa, Clodoaldo contou que da família de quatro irmãos, ele é o único que conseguiu concluir o 2º grau. O nadador abordou em várias oportunidades a importância da família e destacou a presença da sua mãe ao longo da sua vida. Ele enfatizou que sem o amparo familiar é difícil a pessoa ter sucesso em qualquer situação.
– Eu tinha todas as desculpas do mundo para ser uma pessoa que dependesse dos outros, mas eu preferi seguir outra trajetória. Mas tudo o que eu alcancei foi por conta do apoio familiar que eu tive, sobretudo da minha mãe. Eu aprendi a lutar pelo meu futuro em casa. Quem me ensinou tudo isso foi D. Maria das Neves. Minha mãe sempre me ensinou a correr atrás do prejuízo – afirmou.

“Estar bem preparado” foi outra dica de Clodoaldo. O nadador disse que é preciso treinar e buscar sempre ser o primeiro em qualquer função ou profissão, “porque se você pretende ser um vencedor tem que se dedicar”. As dicas para que os alunos tenham carreiras vencedoras continuaram. “O nosso grande objetivo tem que ser melhorar o nosso desempenho sempre. Só assim é possível vencer e eu sou um exemplo disso”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário