domingo, 10 de junho de 2012

Equipe de enfermagem do Hospital Regional Darcy Vargas na luta por melhorias para a categoria

Flávio Azevedo

Funcionários do quadro de enfermagem (auxiliares e técnicos) do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), de Rio Bonito participaram de uma assembleia promovida pelo Sindicato Intermunicipal de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (SINDTEA-RJ), na noite do último dia 6 de junho. A assembleia aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, onde cerca de 20 profissionais definiram o valor da contribuição sindical da categoria para o SINDTEA-RJ (R$ 12,00).

De acordo com o presidente do SINDTEA-RJ, Paulo César Pinto, o objetivo do novo sindicato é ser muito mais atuante que antigo sindicato, que segundo ele, “não dava a devida atenção a categoria”. O líder sindical disse também que “atualmente o sindicato conta com um órgão importante na busca pelos direitos da categoria: o Ministério Público do Trabalho”.

Não é de hoje que profissionais de enfermagem das instituições de Saúde do município reclamam melhores salários e o presidente do SINDTEA-RJ promete mudar essa realidade.
– As pessoas precisam saber que o profissional de enfermagem não faz caridade! A nós não interessa se as instituições são privadas, públicas ou filantrópicas. Nós estamos preocupados com a remuneração dos profissionais que deve ser digna e condizer com a função que desempenham – afirma Paulo César.

Ele reitera que o trabalhador tem direito ao pagamento no dia previsto pela lei, as férias na época correta e outros benefícios, segundo ele, geralmente oferecidos fora dos prazos legais. “A argumentação de que o governo não repassa as verbas contratadas não é problema nosso. Aliás, não somos nós que vamos negociar isso com a classe política”, disparou.

Nova assembleia foi marcada para o dia 22 de agosto, mas o local ainda não foi definido. Na oportunidade será debatida a posição do HRDV em relação às 28 reivindicações feitas pelo SINDTEA-RJ para a categoria. “Nessa reunião nós iremos debater qual o movimento que será feito para a categoria, caso o hospital não responda as exigências da categoria”, comentou o líder sindical, que não descarta a possibilidade de uma greve.

Ainda segundo o presidente do SINDTEA-RJ, os profissionais de enfermagem de outras instituições da cidade e servidores da Prefeitura Municipal serão procurados nas próximas semanas para que se sindicalizem e lutem por melhores salários e benefícios que são direito do trabalhador, mas em algumas ocasiões são deixados de lado.

O Sindicato Intermunicipal de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro está sediado em Rio das Ostras, na Avenida Governador Roberto Silveira, nº 266, Sala 04, em Costa Azul. De acordo com o presidente do SINDTEA-RJ, em Rio Bonito, um núcleo do sindicato já está em funcionamento na Av. Sete de Maio, n, 702, Sala 302, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário