sábado, 23 de junho de 2012

Deco deveria abrir uma escolinha de postura para jogadores de futebol

Flávio Azevedo

A tranquilidade exibida pelo meio-campo Deco em todas as entrevistas que concede dá impressão de que estamos ouvindo um jogador europeu. Sem as tradicionais malandragens e as condenáveis presenças na mídia por estar envolvido em escândalos ou porque está pegando alguma “Maria Chuteira” (coisas naturais aos brasileiros), o jogador, que defende as cores do Fluminense, demonstra a postura e a maturidade que gostaríamos de ver em outros craques e deveria ser estimuladas e trabalhadas, sobretudo em jogadores de base.

Ele participou do programa “Corujão do Esporte”, da TV Globo (foto) e mais uma vez deu uma aula de boas maneiras. Suas respostas são simples, não comprometedoras e o atleta nunca demonstra estar incomodado diante das câmeras e entrevistadores. O interessante é que o fato de ter dois títulos europeus de clubes, seis nacionais e ter defendido as cores de Portugal, entre outros feitos, não mexem coma a cabeça do jogador, que é um dos grandes craques do futebol mundial em atividade.

Sobre a Copa Libertadores, Deco ainda se ressente de não ter sido possível ajudar o Fluminense no momento decisivo da competição de 2012.
– Tenho acompanhado só um pouco a Libertadores, às vezes desligo a televisão. É duro assistir quando você está numa competição que sabe que era possível avançar. A sensação que fica é essa. Infelizmente tivemos algumas lesões, eu, Fred, Wellington Nem, bem no momento em que não dava. Não podíamos deixar de jogar o Carioca, que estava ali na nossa mão, o Fluminense não ganhava há seis ou sete anos o campeonato. É difícil gerir isso, acho que até para o Abel deve ser complicado. Como lidar com isso? Foi o azar de não ter tido todo mundo e não poder jogar contra o Boca Juniors em condições iguais – explicou.

Comentando a Eurocopa, competição que já disputou, ele vê a Alemanha como favorita. Afirma ter torcido pela Grécia, torce, logicamente, por Portugal, mas a Alemanha, para Deco, é um adversário difícil de ser superado. “Acho que o maior favorito é a Alemanha. Torcerei para Portugal, mas o time da Alemanha é favorito. Acho que Portugal tem uma chance grande de chegar até a final e, talvez quebrar o favoritismo da Alemanha”.

O meio campista tricolor também comentou a oportunidade de estar jogando no Brasil, já que foi para a Europa muito jovem. De acordo com Deco, ele está feliz no Fluminense e pretende encerrar a carreira no clube no final de 2013.
– O momento de parar é sempre difícil, eu sempre falo com os colegas de outras profissões, ser ex é duro pra caramba. Chega um momento que teu corpo já não permite, é difícil, mas tem que achar o momento mais bacana e mais correto para tentar fazer isso. Eu pretendo jogar pelo menos até o final de 2013, em principio pelo Fluminense, tenho contrato lá, eu gosto, me sinto feliz, também não estou na idade de querer ficar mudando muito não – comentou.

Sempre equilibrado nas suas colocações, o jogador disse que retornou ao Brasil um pouco em função da família. “É difícil estender muito a hora de parar. Essa decisão é sempre complicada. Eu falo em 2013, porque eu sinto que ainda vou jogar num nível alto até lá. Fisicamente acho que ainda vou estar bem, mas no final de carreira não dá para fazer planos muitos longos”, concluiu o jogador que possui cidadania portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário