quinta-feira, 24 de maio de 2012

Torcer pela desgraça do outro é lúdico ou perverso?

Flávio Azevedo

Assim que o árbitro apita o fim do jogo do Vasco contra o Corinthians, pelas quartas de final da Taça Libertadores de 2012 (23/05), ouço uma saraivada de fogos de artifício, certamente de algum engraçadinho que comemora a eliminação da equipe cruzmaltina! Acredito que só o ser humano tem a capacidade de tripudiar sobre a desgraça e a tristeza alheias!

Seja a derrota do clube do coração, a morte de algum ente querido, alguma perda financeira, um desenlace amoroso, o ser humano caminha de braços dados com o egoísmo. Só ele quer se dar bem e os outros que se explodam. A impressão que tenho é que no Brasil, terra de gente alienada e carente de valores, esse quadro é mais acentuado! Ao inferno com essa babaquice de rivalidade! Eu não vou estimular esse comportamento terceiromundista, que é defendido sob o cínico argumento de que também acontece nos Estados Unidos e na Europa!

A minha posição está mantida! Penso ser necessário enfatizar (alguns lêem mais não entende) que eu não disse que a comemoração da desgraça alheia veio de flamenguistas, tricolores, vascaínos, botafoguenses ou torcedores do Motorista FC. Eu escrevi que soltaram fogos após a eliminação do Vasco e achei ridículo.

Torcer para o outro se “fuder” (desculpem a clareza do termo) é um péssimo sinal. Isso me faz ficar cada vez mais descrente da sociedade que eu vivo, porque a coisa é mais feia do que parece! Talvez seja por isso que a nossa sociedade caminha a passos largos para o caos!

Vão surgir alguns engraçadinhos, adeptos da teoria do relativismo e do “isso não tem nada a ver”, para dizer que eu estou errado e para desqualificar o meu pensamento, mas eu penso dessa maneira e tenho certeza que essa postura bárbara e anacrônica é a base para outras atrocidades que vemos acontecer diariamente!

Eu não compactuo com esse tipo de comportamento e não vou ingressar nas fileiras da babaquice e da alienação porque alguém, quem não bota a massa cinzenta para funcionar, vai me considerar sentimental e antiquado!

OBS: estes desequilibrados que na foto acima aparecem brigando no estádio, se questionados dirão que "futebol é assim mesmo".

Um comentário:

  1. Fala serio vc perdeu o sentido das coisas, o bonito de futebol é a rivalidade sadia (sem agressão) e futebol bem jogado. Isso que vc comentou está fora da realidade e ainda mais antigamente no futabol era pior faziam ate despacho, rezas e outras coisas no clubes, antes mesmo de classicos vc via isso na sedes dos clubes e outras coisas.. Claro que respeito seu comentario pois cada tem uma opinião, vc não pode te achado graça mais outras pessoas adoraram. Ah imagina Espanha x Argentina numa final de copa do mundo vc concerteza torceria para Espanha ganhar.. Isso que eu falo a rivalidade a zoação sem agressao fisica e mental é valiuda sim.. abração, att..

    ResponderExcluir