terça-feira, 15 de maio de 2012

Silva Jardim ganha o Prêmio Nacional de Prefeito Empreendedor

Flávio Azevedo

Via Facebook, tomei conhecimento, há algumas horas, que depois de conquistar o Prêmio Estadual de Prefeito Empreendedor, Silva Jardim acaba de conquistar o Prêmio Nacional de Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria Crédito e Capitalização. Tudo por conta da iniciativa do prefeito Marcello Zelão, que junto com a sua equipe criou a moeda social “Capivari”. O assunto, inclusive, há cerca de dois anos, foi tema de ampla reportagem do Globo Repórter.

Também via Facebook, pelo bate papo, um amigo revela que ao tomar conhecimento da conquista da cidade vizinha, ele acabou ficando com uma pontinha de inveja dos silvajardinenses. Respondo a esse amigo que como morador de Rio Bonito, eu não fico com inveja, mas com orgulho de saber que logo ali, há cerca de 35 km, na vizinha Silva Jardim, a gestão pública acontece nos modes que eu defendo e acredito.

Estou careca de saber que o município vizinho tem os seus problemas, o prefeito precisa corrigir profundas mazelas que se arrastam há cerca de 50 anos – muitos acham que ele pode resolver isso em apenas quatro ou oito anos –, tem o episódio do Ministério Público que continua rolando, mas nada disso apaga a principal realização do governo desse petista que, às vezes, pensa ser o Lula: elevar a auto estima do silvajardinense, que está vendo a sua cidade outra vez no primeiro lugar.

Nesse momento, eu lembro de uma declaração do vitorioso treinador Muricy Ramalho, hoje no Santos. Quando treinava o Fluminense (2010) ele disse: “em qualquer competição, um time tem que se acostumar a estar sempre nas primeiras colocações. Isso aumenta a autoestima e a confiança dos atletas”. Segundo o treinador, uma equipe que muito vence e pouco perde, não tem medo da derrota, vence com regularidade e está sempre vencendo as competições que disputa.

Penso que o cidadão silvajardinense começa a se acostumar com as primeiras colocações, porque já há algum tempo a sua cidade deixou a Zona de Rebaixamento e passa a figurar, em alguns setores, entre os melhores. Silva Jardim passa a liderar e o principal: está conquistando títulos. Primeiro foi o estadual e agora esse verdadeiro “Campeonato Brasileiro” de prefeituras.

O Prêmio na verdade é para o prefeito, mas como na Sessão Solene do último dia oito de maio, o chefe do Executivo silvajardinense fez questão de dividir a vitória com a sua equipe, vereadores e, sobretudo com o povo da sua cidade, eu peço licença para anunciar, talvez em primeira mão, que Silva Jardim conquista o “Prêmio Nacional de Prefeitura Empreendedora”, do Sebrae!

Concluo pensando que se um riobonitense, como eu, está orgulhoso com o feito da cidade vizinha, imagine os filhos daquela terra. Parabéns Silva Jardim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário