quarta-feira, 9 de maio de 2012

Quebras de protocolos e muita emoção na Sessão Solene do Legislativo silvajardinense

Flávio Azevedo

Quebras de protocolo e muita emoção foram as marcas da tradicional Sessão Solene da Câmara de Vereadores do município de Silva Jardim. O evento aconteceu na noite do último dia 8 de maio, quando a cidade está em festa por comemorar o seu aniversário de emancipação político administrativa. A solenidade mais uma vez aconteceu na sede do poder Legislativo, no Centro da cidade; e contou com a presença do prefeito Marcello Zelão e do vice-prefeito, Fernando Augusto, o que demonstra a boa relação existente entre os poderes, Legislativo e Executivo. O vereador de Rio Bonito, Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), também prestigiou a solenidade.

Talvez tenham sido três os momentos mais emocionantes da solenidade, que foi presidida pelo presidente da Casa, o vereador Flávio Eduardo da Costa Brito, o Flávio de Dezinho (PSC). O primeiro momento (foto 1) aconteceu durante a homenagem feita a D. Margarida Santiago, que recebeu uma flor da primeira dama do município e secretária de Gabinete Civil, Márcia Valéria Xavier, que não conseguiu segurar as lágrimas.
– Essa é a matriarca da nossa família... É uma pessoa que nós não temos como classificar, porque ela é tudo para nós. Obrigado por tudo – disse a primeira dama com a voz embargada. D. Margarida Santiago, de 83 anos, é tia do prefeito Marcello Zelão que estava muito emocionado.

Com muita simplicidade, ela defendeu as recentes mudanças do município e demonstrou o seu carinho pela cidade ao dizer que não gosta que falem mal de Silva Jardim perto dela. “Quem fala mal de Silva Jardim, está falando mal de mim. Não faça isso perto de mim não, porque eu acho ruim. O sujeito arranja uma briga danada comigo”, disparou apaixonada silvajardinense.

O outro momento de emoção foi provocado pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Vera Lúcia da Costa Brito (foto 2), que depois de receber uma flor, entregue pelo vereador Hélio Alfradique da Cunha Júnior, o Júnior da Padaria (PSDB), agradeceu a compreensão da família e se lembrou da irmã, a saudosa enfermeira Maria Ângela da Costa Brito, que faleceu prematuramente, aos 39 anos, no último dia 3 de fevereiro e deixou uma lacuna no coração da família, dos amigos e da comunidade silvajardinense.
– Minha irmã (ela era supervisora do Programa Estratégia da Família (ESF) e coordenadora dos Programas de Saúde do município) fez muito pela Saúde do nosso município e tem feito muita falta! Divido com ela essa homenagem – comentou a secretária emocionando a todos, sobretudo o seu irmão, o presidente da casa, Flávio Brito, que estava com os olhos marejados de lágrimas.

Também foi emocionante a homenagem feita à presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Silva Jardim (IPSPSJ), Rosilane Brum Cler Cunha (foto 3), a mestra de cerimônia da solenidade. Depois de ganhar uma flor, entregue pelo vice-prefeito, Fernando Augusto Bastos (PT), ela ressaltou que há 12 anos faz o cerimonial da Sessão Solene silvajardinense e sempre desempenha a sua função com carinho e prazer. Ela ressaltou ainda que “a solenidade desse ano, por estar saindo mais do protocolo, tornou o evento mais emocionante”.

Outro destaque da presidente do IPSPSJ foi o recente desenvolvimento do município. De acordo com Rosilane, ela nasceu em São João de Meriti, mas logo veio para Silva Jardim. “Mas por conta das dificuldades de Educação, por exemplo, o meu pai teve que mudar-se para Rio Bonito. O objetivo era dar melhor condições de vida a família, uma realidade que mudando por causa dos projetos do prefeito Marcello Zelão”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário