quarta-feira, 2 de maio de 2012

Morre Raphaela Dias - Atriz do Lona na Lua

Flávio Azevedo

E o combalido cenário cultural de Rio Bonito fica bem mais pobre com a morte da atriz Raphaela Dias, do projeto “Lona na Lua”. Depois de passar semanas lutando pela vida no Hospital Regional Darcy Vargas e Hospital dos Servidores do Estado, ela faleceu na noite de ontem (1º/05) de causa ainda interrogada. Tudo começou com uma infecção respiratória, que evoluiu para problemas hepáticos. O corpo da atriz não reuniu forças para se recuperar da infecção generalizada que terminou evoluindo para a morte.

Aos 21 anos, Rafa, como era carinhosamente chamada pelos amigos, era uma das líderes do Projeto Lona na Lua. Com a sua partida, ela deixa inconsoláveis, a família, os amigos e uma legião de fãs. A atriz foi sepultada hoje, às 14h, no Cemitério de Boa Esperança, 2º Distrito de Rio Bonito. Centenas de pessoas, entre amigos, parentes, autoridades e companheiros de palco, compareceram no velório, que foi realizado na Capela Mortuária da Funerária Santo Antonio, para o último adeus.

Sobre a morte prematura da jovem atriz, talves a única explicação esteja numa das falas do espetáculo “O Auto da Compadecida”, que muitas vezes a própria Rafa recitava: “Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre”.

Uma carreira de sucesso

Tarde do dia 8 de janeiro de 2012, última apresentação da atriz Raphaela Dias. Ela interpretou com o brilhantismo de sempre, “Dona Biana”, a matriarca da confusa família do espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, que foi apresentado na Quadra Ercílio Belgues, na Serra do Sambê. Na imagem ela contracena com o também impagável Victor Hugo. Deixará saudades!

Em julho de 2010, com atuação importante de Raphaela Dias, a trupe do Lona na Lua apresenta o espetáculo “Sonhos de Uma Noite de Verão” no espaço que está preparado para ser o futuro Teatro da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), de Rio Bonito. Dezenas de pessoas compareceram para prestigiar um movimento cultural que ainda era olhado com desconfiança pelos moradores de uma cidade que, até então, não tinha o hábito de frequentar ambientes teatrais, sobretudo estando em cena, artistas locais. A persistência de Raphaela e dos demais mudou esse cenário!

No mês seguinte, inebriados com a grandiosidade da “Lona”, que foi instalada na Mangueirinha, os integrantes do projeto agradeceram a hospitalidade da CDL e transferiram-se de mala e cuia para o seu ambiente, uma lona de 320 m² onde só é permitido respirar arte. Nesse palco Raphaela Dias novamente brlhou ao apresentar, agora na Lona, “Sonhos de Uma Noite de Verão”, obra de Shakespeare.

Mas é no mês de setembro que o projeto “Lona na Lua” cai nas graças do público riobonitense, ao apresentar, de Ariano Suassuna, e adaptado por Zeca Novais, o espetáculo “O Auto da Compadecida”, onde Raphaela interpreta a Madre que se recusa a enterrar a cachorrinha da “mulher do padeiro” até saber que o animalzinho havia deixado, segundo o esperto João Grilo, um testamento com alguns caraminguás em nome da igreja!

O sucesso de “O Auto da Compadecida” foi tão grande que levou o grupo a apresentar alguns trechos do espetáculo no programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, da Rádio Sambê FM (98,7). Eles estiveram por lá no dia 10 de outubro de 2010, um programa que foi reprisado no mês de janeiro de 2011, tal foi o sucesso. E lá estava Raphaela com o seu jeitão desconfiado, uma marca registrada da atriz!

O “Auto da Compadecida” foi o ingresso do projeto para o sucesso. O Espaço Cultural Lona na Lua passou receber grande público, os elogios eram constantes e a qualidade dos espetáculos só melhorava de uma apresentação para outra. Era a maturidade chegando com:

D. Quixote (não temos imagem), “O Bem Amado”, onde Raphaela interpretou uma jornalista parceira de Beto Cegueta. Na foto ela aparece recebendo os aplausos do público que lotava a Lona, naquela noite de junho de 2011;

Posteriormente o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, onde ela desempenhou um papel mais secundário (Madame Mercedez), mas com o mesmo brilhantismo de sempre;

e “Romeu e Julieta no Sertão”, onde ela interpretou a sargentona mãe de quatro meninas foguentas – entre elas Julieta – que como castigo deviam sempre dizer “GRÓRIA!”. Quem não gargalhou com essa situação!

Tudo caminhava bem...

A cereja do bolo veio com o premiado espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, que esteve em cartaz no Espaço Cultural Lona na Lua, na Mangueirinha, em Rio Bonito, entre os dias 9 e 18 de dezembro de 2011 e foi selecionado junto de outras 15 companhias do estado para participar de um projeto da Secretaria Estadual de Cultura, que aconteceu no mês anterior no Teatro Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

O Lona na Lua levou o nome de Rio Bonito e região pela primeira vez ao Festival Martins Pena de Teatro. O espetáculo é uma comédia de costumes e todos os atores tiveram desempenho acima da média. Par celebrar o feito, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, recebeu no dia 18 de dezembro, os atores que já se destacam em âmbito estadual.

Nos estúdios da Rádio Sambê compareceram os artistas Larissa Moraes, Rafaela Dias, Victor Hugo, Bruno Siqueira, Nathan Duarte, Lucas Madureira, Lauany Fabbreschi, Rodolfo Freiras, Ana Ariel Perrone, além de Zeca Novais. Fotografando e gravando o momento, o colaborador Marlon Lopes. O diretor do Lona na Lua fez um balanço positivo do ano de 2011, projetou um 2012 de muito sucesso, mas não contava com a perda prematura de uma das suas principais colaboradoras: Raphaela Dias.

12 comentários:

  1. Raphaela, vc cumpiu sua sentença agora Jesus te chamou, vá com Deus..

    ResponderExcluir
  2. Raphaela foi especial demais e marcou a vida de muita gente. Onde ela estiver, vai estar sorrindo, que isso é o que ela mais sabia fazer.

    ResponderExcluir
  3. Essas saudades me matam por dentro. MINHA MELHOR AMIGA, que falta você já faz. Agora é a peça que você queria, LISBELA minha amiga, e eu to lá como você queria, de lisbela. Queria sua presença, seu olhar, seu abraço e seu aplauso pra vitória que vamos ter. Você é a estrelinha do projeto. Te amo SÓ PRA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  4. Raphaela, não tive a oportunidade de conhecê-la, mas acredito que vc deixou sua missão cumprida aqui na terra. Tão jovem e querida por todos... Descanse em paz.....

    ResponderExcluir
  5. Nossa acabei de assistir ao Caldeirão do Huck no Todos por um do Lona a Lua.contendo um pouco do sonho dessa galera..e sobre a Rafaela.. Poxa..que emoção!! Chorei muito com toda dedicação..da equipe do Caldeirão.. E com o Zeca..que o Lona na Lua seja só sucesso e que sempre encha de sonhos os corações dessas crianças e adolescentes de Rio Bonito.resgatando , ensinando e trazendo alegria pra TDs...linda historia.. Emocionadissima estou..boa tarde bjs Katia Passos

    ResponderExcluir
  6. Nossa acabei de assistir ao Caldeirão do Huck no Todos por um do Lona a Lua.contendo um pouco do sonho dessa galera..e sobre a Rafaela.. Poxa..que emoção!! Chorei muito com toda dedicação..da equipe do Caldeirão.. E com o Zeca..que o Lona na Lua seja só sucesso e que sempre encha de sonhos os corações dessas crianças e adolescentes de Rio Bonito.resgatando , ensinando e trazendo alegria pra TDs...linda historia.. Emocionadissima estou..boa tarde bjs Katia Passos

    ResponderExcluir
  7. Linda estória fico feliz que tenha gente maravilhosa nesse mundo de hoje

    ResponderExcluir
  8. Linda estória fico feliz que tenha gente maravilhosa nesse mundo de hoje

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a história ,acompanhei hoje e me emocionei junto com todo,fico feliz que ainda existe pessoas que realmente se preoculpa com o proximo,que Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia a história ,acompanhei hoje e me emocionei junto com todo,fico feliz que ainda existe pessoas que realmente se preoculpa com o proximo,que Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir