quarta-feira, 9 de maio de 2012

Declaração infeliz gera mal-estar na sessão solene do Legislativo de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A secretária de Saúde de Rio Bonito, Maria Juraci de Andrade Dutra recebeu na última segunda-feira (07/05), o título de “Cidadã Riobonitense”, durante a Sessão Solene do Legislativo municipal. A indicação foi do vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS). A secretária também é presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Justificando a homenagem, o parlamentar disse que a secretária é merecedora da homenagem por ter mudado a cara da Saúde em Rio Bonito.
– A senhora tirou a Saúde de Rio Bonito do buraco. Com a sua chegada, acabou aquele negócio de político ficar de plantão na porta do hospital esperando as pessoas doentes para transferi-las para outros centros – disparou o vereador.

A declaração do vereador causou mal-estar e não foi bem recebida por nenhum dos grupos políticos que estavam representados na solenidade. Se ele tentou alfinetar a ex-prefeita Solange Almeida (PMDB), que prestigiava o evento, o parlamentar esqueceu que Maria Juraci assumiu a Saúde apenas em 2009, quando teve início o terceiro mandato do prefeito José Luiz. Antes disso, o comando do setor era de Mônica Figueiredo, que sempre foi um quadro de confiança do prefeito José Luiz.

Outro ponto esquecido pelo vereador é que antes da atual secretária chegar, o setor também contava com a participação direta do atual vice-prefeito Matheus Neto, então assessor da Secretaria. A presença de Matheus foi determinante para a sua projeção no cenário político de Rio Bonito. A fala do vereador, que integra a base de apoio da pré-candidatura de Matheus, coloca em cheque a participação do vice-prefeito quando ele esteve na Secretaria de Saúde.

Em entrevista a nossa reportagem, um dos presentes ao evento lamentou a declaração do vereador. Para o empresário, que pediu para não ser identificado, o parlamentar deixou claro o despreparo de grande parte dos vereadores riobonitenses.
– Num evento festivo e de homenagens como esse, é dispensável esse tipo de declaração. Eu não conheço Solange, não pretendo votar nela, mas o vereador, que já esteve do lado dela, cometeu uma gafe digna de ser registrada pelo Guinness Book – criticou o empresário, que deu uma dica: “em solenidades como essa, o acesso ao microfone deve ser mínimo, para que coisas desagradáveis com essa não ocorram”, concluiu.

4 comentários:

  1. Concordo com o "Empresário Anônimo"; para evitar essas "Síndromes de Magda", só o Mestre de Cerimônias deveria ter o microfone liberado. Já para os demais, no mínimo um dispositivo com a voz do Miguel Falabela gritando "Cala a boca Magda!" para cada "pérola" despejada. Isso não é despreparo não! É falta de educação mesmo, pois em dia ou ocasião de festa, não se enaltece o homenageado com os defeitos de ausentes. Muito deselegante isso,

    ResponderExcluir
  2. Quando Solange Almeida foi prefeita a saúde tinha total competência, um trabalho sério e honesto, e mesmo assim diversos pacientes tinham que ser removidos para outros hospitais de maior especialidade.
    Inclusive remoções eram feitas imediatamente de helicóptero.
    O Vereador Maninho não quis se referir à Solange Almeida, creio eu (Newton Almeida).
    Penso que o Vereador Maninho é bastante sincero e não é de mandar recado ou insinuações para ninguém. Agora ele mesmo poderia comentar se estava se referindo a alguém especificamente.
    Solange Almeida está sempre trabalhando para o desenvolvimento social e com certeza sabe que assuntos da área da saúde são complexos e de difícil entendimento para os leigos, inclusive para mim (Newton Almeida), portanto sugiro que o Jornalista Flávio Azevedo dê oportunidade para a o Vereador Maninho comentar e caso ele cite a Solange Almeida, peça o comentário dela também.
    Os debates são interessantes para que possamos melhorar os serviços municipais, mas temos que manter sempre a ética e respeitar o próximo, seja quem for.
    Newton Almeida, é morador do Rio do Ouro e leitor assíduo do blog Tempo Rio Bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Newton, o vereador já falou o suficiente no seu infeliz pronunciamento. Quanto a ex-prefeita, que estava presente na solenidade, a ela foi franqueada a palavra (logo depois), e ela, acertadamente, preferiu usar o seu tempo para dizer coisas mais agradáveis! Creio que tenha sido a melhor resposta!

      Excluir
  3. Caríssimo Flávio, eu creio na sinceridade do Edil declarante! Até porque durante esse período de mandato do mesmo, pode ele observar algo e vir a público fazer tal comentário. É uma pena que ele não tenha aproveitado o momento para dizer que tenha proposto contra o seu próprio pé abrir inquérito parlamentar para apurar o teor de sua declaração-denunciosa! Não essa a obrigação constitucional dos parlamentares que recebem o voto no sufrágio universal???
    Ele viu e falou! Vai denunciar e apurar? Duvido!

    ResponderExcluir