domingo, 29 de abril de 2012

Prêmio 'Prefeito Empreendedor' vai para Silva Jardim

Evaldo Nascimento

A Administração Municipal de Silva Jardim recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor” na categoria Destaque Temático em “Crédito e Capitalização” da 7ª edição do concurso promovido pelo Sebrae, cujos ganhadores foram conhecidos em solenidade no último dia 25 de abril no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O prefeito Marcello Zelão (PT) recebeu o título em nome do Município das mãos do Presidente da Invest Rio, Maurício Chacur.

A cidade ficou entre os seis municípios que irão representar o Estado do Rio na edição nacional do “Prêmio” que o Sebrae realizará no próximo dia 15 de maio, em Brasília. Silva Jardim ganhou pela criação e implantação do Projeto do Banco Comunitário Capivari (BCC) e sua moeda social. O prefeito Zelão disse que ficou muito feliz com o resultado, o qual é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
– Agradeço a todos que desenvolveram o nosso projeto de criação da moeda Capivari desde o seu nascimento até a implantação – disse Zelão, após receber o prêmio, acrescentando que é fundamental que os municípios concedam créditos às pessoas, principalmente aquelas que influenciam em todos os setores, e que com pouco fazem muito, como é o caso dos micros e pequenos empresários.

A solenidade foi presidida pelo Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, que representou o governador Sérgio Cabral. Na sua 7ª edição, o prêmio reconhece as administrações municipais que promovem crescimento dos pequenos negócios, o que consequentemente tem impacto no desenvolvimento dos municípios. Isto porque as micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas do País e são responsáveis por mais de 50% dos empregos de carteira assinada no Brasil.

O projeto premiado de Silva Jardim tem como objetivos principais fomentar a circulação dos recursos financeiros dentro do próprio município a fim de promover o desenvolvimento econômico local, assim como fornecer microcréditos a pequenos empreendedores da cidade para que eles possam iniciar e tocar os seus próprios negócios.

O Capivari foi a primeira moeda social lançada no Estado do Rio e tem servido de exemplo para o lançamento de outras como a CDD, da Cidade de Deus, além de ter sido motivo de pesquisas de universidades, assim como de reportagens em vários veículos de comunicação, entre eles o “Wall Street Journal”, de Nova Iorque.

Silva Jardim concorreu com 65 municípios, tendo ficado na semifinal entre as 20 cidades. Todos as 20 também fazem parte de um livro editado pelo Sebrae e lançado e distribuído durante a solenidade de premiação.

Parte da comitiva que acompanhou o prefeito Marcello Zelão no dia premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário