segunda-feira, 23 de abril de 2012

O clássico dos Milhões (Flamengo x Vasco)

Flávio Azevedo

Legal ver os vascaínos soltarem o grito da garganta depois da vitória do Gigante da Colina sobre o Flamengo. Foi mais uma partida épica entre esses dois monstros do futebol mundial. Só não é legal o desequilíbrio do torcedor, o que geralmente contribui para que coisas mais sérias aconteçam no cenário esportivo. Que o Vasco é um freguês de caderno do Flamengo todos sabem. É freguês do time da Gávea como o meu Fluminense é freguês da dupla Vasco e Botafogo. E ponto final!

Agora vamos falar sério? A não classificação para a próxima fase da Taça Libertadores e a eliminação do Campeonato Carioca foram catástrofes muito oportunas para o Flamengo. Os torcedores mais fanáticos (os bobos), certamente, vão reclamar, mas os equilibrados entenderão o que eu estou dizendo e, talvez, até concordem. O Flamengo há muitos anos vem confortando o coração da imensa nação rubro-negra com enganosos títulos cariocas.

Não estou dizendo que as conquistas não tenham sido legítimas. Mas fica muito nítido que os incompetentes que administram o Flamengo, uma das equipes mais conhecidas do mundo, mascaram a sua incompetência com essas conquistas. O torcedor coitado, geralmente alienado e/ou apaixonado, se satisfaz com essa conquistazinha mequetrefe e deixa de cobrar dos espertos que estão diante do clube, uma gestão profissional, que se existisse na Gávea, reconduziria o Flamengo às conquistas internacionais.

Será que agora, depois das duas eliminações, alguém terá força, coragem e discernimento para mandar o tal do Ronadinho Gaúcho embora? Ou vão ficar explorando a veia de artista do dentuço? Por que demitir Wanderley Luxemburgo, Joel Santana e outros que vierem depois desses, se os caras que deveriam fazer gols e conquistar as vitórias dentro de campo não jogam nada? Nos últimos tempos, a “vitória” que determinados jogadores rubro-negros conhecem é uma garota de programa.

O torcedor não reconhecer isso é normal, mas e os dirigentes? Ah... Fala sério! Só tem amador! Aos vascaínos, que estão deslumbrados com a vitória sobre o Flamengo, coisa rara no histórico cruzmaltino, a chance é essa... Vem aí Botafogo e, caso vençam, o Fluminense, equipes que tradicionalmente gostam de perder para o Vasco. Mas como as coisas estão invertidas (Vasco eliminando o Flamengo), eu não arrisco nenhum prognóstico para os jogos finais desse Carioca!

Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário