quarta-feira, 4 de abril de 2012

As viúvas do atraso

Flávio Azevedo

Sim elas existem! Existem e estão espalhadas por todo o Brasil! Elas aparecem a cada inauguração... A cada bola dentro do gestor público e a cada iniciativa acertada de quem está no poder. Se estiverem amparada$$$$, mesmo que o governo esteja ruim, elas dizem que está bom. Desamparadas, porém, elas são um perigo, porque mesmo que tudo caminhe a mil maravilhas, elas irão apontar falhas e erros.

As viúvas do atraso são alérgicas ao novo, ao moderno e a qualquer iniciativa transparente. Geralmente, elas ficam indóceis quando perdem a oportunidade de transitar nos bastidores palacianos. A inquietação dessas viúvas nunca é curada com trabalho, mas com nomeações e vantagens individuais. Egoístas, elas querem que o mundo pegue fogo, o que interessa é o delas estar garantido.

De certo município vizinho eu recebo um telefonema.
– É o jornalista Flávio Azevedo? – Respondo que sim.
– É o seguinte, eu tenho aqui um dossiê para arrebentar o prefeito. Eu tenho esse material há dois anos... E, agora eu decidi que irei pra dentro dele, porque essa sacanagem não pode continuar! Eu queria saber quanto é para publicar. Pago bem! – disse o sujeito do outro lado.

Explico ao cidadão que não trabalho com denúncias em ano eleitoral, por entender que por trás da denúncia não tem ninguém interessado em beneficiar o povo, mas a si mesmo. Denúncias em período eleitoral têm um forte cheiro de oportunismo. Aproveito a ocasião para perguntar ao tal ‘salvador da pátria’, porque ele não fez a denuncia antes, já que há dois anos – segundo ele – o tal dossiê está pronto. Ele me responde cinicamente: “é que eu estava tomando coragem, afinal fulano (o prefeito) é meu amigo”.

Concluí instantaneamente que estava conversando com uma “viúva do atraso”. Se o amigo leitor está cético e estupefato com essa história, saiba que essa desgraça é comum e se repete em todos os lugares e em todas as esferas de poder. O sujeito, às vezes, de confiança do chefe do Executivo, por exemplo, descobre uma irregularidade, mas fica calado. Intencionalmente, ele deixa o problema enraizar. Quando as raízes do problema estão bem profundas, ele avisa o chefe e pede algum tipo de benefício ou promoção pessoal. É a taxa do “EU SEI”, exposta pelo filme Tropa de Elite II.

Caso o governante conceda o ‘mimo’, o indivíduo se aquieta, acomoda a questão e/ou até resolve, porque na maioria das vezes o sujeito coloca dificuldade para vender facilidade. Dessa relação indecente e promíscua nascem as viúvas do atraso. Prefeituras e Câmaras Municipais estão repletas de viúvas. Elas são assanhadas, gulosas e se assenhoreiam do político com um único objetivo: sorver as benesses do poder.

Em alguns municípios, o volume de viúvas do atraso é tão grande nas entranhas do poder, que as obras não acontecem, as realizações inexistem, falta merenda, remédio, salário digno para o servidor, estradas vicinais bem cuidadas; e sobram crianças sem estudo, desemprego, mendicância e adolescentes entregues a ociosidade e/ou a marginalidade. O dinheiro que seria destinado a políticas públicas de estímulo a setores como Saneamento e Pavimentação; tratamento de água e esgoto; Habitação; Segurança, Educação, Esporte, Turismo, Lazer, Cultura etc. é destinado a voracidade das viúvas do atraso.

Caso o amigo leitor veja algum território em franco desenvolvimento, saiba que boa parte das viúvas do atraso foi ou estão sendo banidas. Sendo assim, certamente aquele gestor está enfrentando críticas, acusações e vendo pequenas questões serem transformadas em grandes tempestades! É bom estar sempre atento, porque como vividas prostitutas, as viúvas do atraso tem alto poder de sedução e convencimento! Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário