quarta-feira, 14 de março de 2012

“Rio Bonito faz revolução na Saúde”

Flávio Azevedo

Mais um especialista em Saúde declarou que em Rio Bonito o setor vai bem. Dessa vez a afirmação é de ninguém menos que do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo. De acordo com o secretário, junto com Rio Bonito estão os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda. “Esses foram os que contribuíram para a avaliação positiva recebida pelo Estado do Rio de Janeiro”, comentou.

A declaração foi feita durante uma resposta do secretário a pergunta de “por que o Estado do Rio de Janeiro não figurou positivamente numa avaliação feita pelo Ministério da Saúde, dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado?”. Para Sérgio Côrtes, se todos os municípios gerenciassem a Saúde como Rio Bonito, o quadro identificado pelo Ministério da Saúde no território Fluminense seria diferente.
– Rio Bonito é uma das três cidades que melhor aplicam os recursos da Saúde. A pasta comandada por Maria Juraci Dutra está revolucionando o atendimento público de Saúde e garantindo o acesso da cobertura de atenção básica para aqueles que necessitam – revelou.

O secretário disse ainda, que as cidades que ele menciona positivamente se destacam porque cumprem um contrato de metas estabelecido pelo estado para que os municípios melhorem os seus indicadores.
– Nos últimos três anos, o governo do estado criou um projeto de apoio ao interior. Se eles atingem esses indicadores, eles recebem o recurso integral. Se eles superam até dobram os recursos que recebem – explica Côrtes, que classifica o trabalho feito em nos três municípios como “revolução na área da saúde”.

Revolução


Embora as críticas a área de Saúde sejam constantes, sobretudo por se tratar de um setor que lida com a fragilidade humana e que sempre é explorado pelos discursos e ações partidárias, Rio Bonito nunca esteve tão estruturado nessa área. Contribui para isso a gestão eficiente e técnica do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), unidade que estava preparada física e administrativamente para receber equipamentos como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), o que diminui significativamente o êxodo de pacientes que necessitam desses serviços para outros centros.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é outra realidade que demonstra estar a Saúde de Rio Bonito, sobretudo num segmento sempre muito criticado (o primeiro atendimento) em franco crescimento. A inauguração do Centro de Saúde do Coração (Cecor) também mostra que a Secretaria Municipal de Saúde percebe a importância de se estruturar a rede básica de Saúde, outro setor que carecia de uma atenção maior da pasta.

Reflexão

Por fim, convém analisarmos a forma de se transitar e gerenciar o setor. O que é melhor? ‘Cuidar da Saúde’ ou ‘Cuidar da Doença’? Podemos classificar o ‘Cuidar da Saúde’ como reforçar o setor com equipamentos e pessoal treinado. Contudo, essa é uma postura que por só trazer retorno em médio e longo prazo, gera críticas e insatisfações. ‘Cuidar da doença’, porém, com rebocoterapia e excursões para hospitais dos grandes centros, por ser uma iniciativa imediatista, dá uma sensação de atendimento rápido e personalizado.

A verdade é que ‘Cuidar da Saúde’ é trabalhoso e cansativo. Já ‘Cuidar da Doença’ é mais fácil porque basta você transferir a responsabilidade para outros centros e garantir o voto do cidadão atendido e dos seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário