sexta-feira, 16 de março de 2012

O povo contra os políticos – Os políticos contra o povo

Flávio Azevedo

Mais uma vez o Facebook me serve de inspiração para escrever. Tenho sido questionado por algumas pessoas a respeito dos elogios que faço aos governos de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim. O engraçado é que quando eu dirijo críticas a esses mesmos atores, eu também sou questionado. Sendo assim, eu farei ouvido de mercador e continuarei fazendo as minhas reflexões elogiando o que acho ser necessário elogiar e criticando aquilo eu penso ser necessário criticar.

Antes de prosseguir com o texto, eu devo lembrar que as minhas impressões podem perfeitamente estar equivocadas. Aliás, eu não sou e nem almejo ser o dono da verdade ou alguma espécie de oráculo onde as pessoas recorrem em busca de solução. Agora, uma afirmação minha eu mantenho: a responsabilidade por mudar o cenário político da nossa cidade, estado ou país é nossa.

Alguns consideram muito duras, algumas das minhas reflexões, sobretudo quando eu digo que a culpa dos problemas sociais que o Brasil enfrenta é nossa... Mas essa é a pura verdade. Geralmente não gostamos dessa ideia, porque é melhor sempre botar a culpa no outro! Por outro lado, se alguém me disser que os governantes, Brasil afora, atuam de maneira a manter as pessoas alienadas e deseducadas, concordarei... Mas o voto que leva essas pessoas ao poder é nosso... Quem troca o voto por favorzinho e/ou presentinhos é o povo.

Qualquer pessoa sem instrução entende de futebol, novela e Big Brother, por que então não pode entender um pouquinho da sua responsabilidade no setor político? Por falta de Educação...? Que deveria ser oferecida pelos nossos governantes, certamente. Mas porque não existe nenhum esforço do povão para mudar? Não é estranho isso?

Amigos, eu nunca encontrei um crítico que fizesse as suas reflexões por zelo a coisa pública, mas sim porque ficou de fora do esquema (pode haver algumas exceções). Geralmente, o reclamante está engajado na campanha do outro que lhe ofereceu espaço num futuro governo, o que torna os pedidos (muitas vezes legítimos), partidários e direcionados. Poucos ou ninguém está verdadeiramente preocupado com o serviço em prol do povo.

O que está acontecendo nesses municípios, por mais incompetente que seja o seu governante, é fruto de uma dívida de 50 anos com os munícipes de cada território. Se olharmos para o Brasil, a dívida é de 500 anos. Penso que recuperar, por exemplo, meio século de atraso, em quatro, oito ou até 12 anos, é impossível.

Vemos esse cenário nas comunidades pobres e favelas da cidade do Rio de Janeiro desde a década de 50. É a mesma engenharia macabra e perversa! Voto entregue de maneira inconsciente e interesseira; e políticos eleitos (com esses votos) que só pensam em se locupletar e alimentar a voracidade dos seus comparsas. Mudar essa realidade demora. Precisaríamos de mais 50 anos!

Diante dessa realidade, eu não posso culpar unicamente os governantes pelos problemas. Em muitas oportunidades, eles acabam sendo vítimas dos abutres que os cercam. Um exemplo: certa figura política de Rio Bonito, que atravessa inúmeros problemas na vida particular, depois de me narrar as suas dificuldades, eu sugeri: “por que você não abandona a vida pública esse ano? Depois que você resolver os seus problemas você retorna”. Resposta: “não posso, muita gente depende de mim!”.

Faço apenas uma pergunta: “o termo “muita gente” comentado pelo político é quem exatamente? O povo?”. Não, ele se referia a uma turminha que, como lesmas sanguessugas, vivem penduradas nele e em quem está no poder há anos e anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário