terça-feira, 13 de março de 2012

Crimes hediondos para boa parte da população de Rio Bonito:

Flávio Azevedo

*parar na via preferencial para dar caminho a alguém (carro ou pessoa) que esteja querendo alcançar o outro lado;

*parar na faixa de pedestres para o pedestre passar;

*perceber que alguém está saindo de ré de uma calçada e parar, porque esse veículo pode entrar na sua frente;

*dirigir com cautela e passar pelo semáforo com prudência (embora ele esteja verde), porque a qualquer momento um louco (de carro, moto, caminhão ou ônibus) pode entrar na sua frente;

*esperar a uma distância segura, quando o carro da frente dá seta indicando que vai estacionar de ré em alguma vaga ao longo da via.

OBS: o pior disso tudo é depois de fazer algumas dessas coisas, ouvir alguém que você acha ser uma pessoa de bem te dizer: “estou com pressa e você como jornalista deveria saber que não se deve parar o carro em qualquer lugar. Vai andar de bicicleta!”.

Confesso que eu concordo com esse senhor! Como jornalista e, sobretudo analista social, concordo que as melhorias que alguns exigem para o trânsito de Rio Bonito e para a cidade de maneira geral, acabam esbarrando no nosso egoísmo e no nosso mau hábito de querer que apenas os outros andem corretamente.

A partir de hoje, passo a rever as minhas críticas direcionadas a administração municipal quanto a ela ser omissa e ineficiente, simplesmente por perceber que ela age assim por estar atendendo a vontade dos seus representados: o povo!

PS: estou postando uma fotografia feita por mim em 2010. Dois anos depois, esse trecho da cidade continua do mesmo jeito. Eu, porém, mudei, porque fui descobrindo aos poucos que a culpa disso tudo é nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário