terça-feira, 20 de março de 2012

Continuam faltando fiscalização e respeito aos usuários de ônibus

Flávio Azevedo

Não é de hoje que os usuários de ônibus da nossa região reclamam dos serviços prestados pela empresa Rio Ita. Aliás, todas as vezes que esse assunto vem à tona, as mesmas coisas são faladas, mas tudo continua como dantes. A questão do monopólio (realmente um absurdo); a falta de fiscalização aos serviços prestados; suspeitas muito prováveis quanto ao porque desse poder da empresa; entre outras coisas, sempre nos deixa apavorados.

Todavia, se existe uma coisa que me aborrece é a tal da desfaçatez, que pode ser traduzida por cinismo ou descaramento. Por volta das 22h do dia 20/03, eu leio um texto de Paula Salles, onde ela faz queixas graves contra a Rio Ita. O que nos irrita ao ler o texto, porém, é o descaso com o usuário e o desinteresse de certos funcionários, que não conseguem refletir a postura simpática do gerente local.

A nossa amiga começa contando que foi embarcar no ônibus das 5h, que tinha como destino a Praça XV. “Só que o horário, hoje, foi antecipado (4min50h)”. De acordo com Paula, o despachante não sabia dizer o motivo mudança de horário, “e veio com aquela conversa de que ele não resolve nada, porque isso é coisa da garagem”. Para o espanto da nossa heroína, “os motoristas também não sabiam dar explicações”.

A parte, porém, que me deixa mais chateado é a que Paula ressalta ser essa a “milésima” vez que ela vê os horários mudarem sem nenhum tipo de aviso prévio aos usuários. Como se trata de uma pessoa esclarecida, ela telefonou para a garagem e pediu para conversar com o responsável que, “depois de tentar me enrolar, informou que na primeira quinzena do mês os horários são 5h, 5h20min, 5h40min..., e que na segunda quinzena, os horários são 4h50min, 5h15min, 5h40minh (!)”.

Mas a piada de brasileiro (os portugueses devem estar morrendo de rir de nós) vem agora. Paula lembra ao funcionário (que se apresentou como Hélio), que o dia anterior foi 19. Ou seja, a primeira quinzena já havia expirado. Ao que ele responde: “às vezes, esse horário (louco) não é muito certo”.

Diante da insistência, o tal Hélio sugere que ela telefone todos os dias para a Rio Ita, a fim de confirmar o horário do dia seguinte! “Como assim?”, pergunta estupefata a nossa leitora, que emenda com uma pergunta ainda mais difícil: “quando essa festa da Rio Ita vai acabar?”

Concluo parafraseando a determinada Paula: “o mínimo que se espera de uma empresa de ônibus é que haja horários certos e que eles sejam respeitados”!

Eu ainda teria muito que dizer, sobretudo sobre os organismos fiscalizadores e de controle dessa e/ou outra empresa qualquer, mas talvez seja melhor encerrar por aqui. O que todos nós diríamos sobre isso, sequer é ouvido por quem deveria. De qualquer forma, Paula, valeu por dividir o seu texto conosco, e, parabéns pela sua determinação!

3 comentários:

  1. Bom dia! Lembrando também que, todos os ônibus "Tarifa", não aceitam o bilhete único, ou seja, somo obrigados a pagar o valor total da passagem só pq este tem ar condicionado! Isto é ridículo, pois em todas as outras cidades do RJ o bilhete único funciona tanto nos urbanos quanto nestes tipos de ônibus.Exemplo: Viação Galo Branco(linha Alcântara - Estácio), Viação Coesa( Linha Estácio - SG) e assim por diante...
    Q vergonha essa maldita RIo Ita!!!

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  2. Onde estão os nossos VEREADORES???? Estes deveriam fiscalizar este tipo de situação no transporte público de Rio Bonito e a São Geraldo não fica para trás, tente pedir um passe para o seu filho que estuda na rede pública, verás como é humilhante. O poder está onde tem $, e isso basta para o nosso político, o povo só é lembrado quando tem eleição, e o povo tb é culpado disso tudo por não cobrar os seus direitos juntos aos Órgãos Públicos e aos seus Vereadores (que elegemos na última eleição), pois se unirmos teremos força e argumento para melhorar a situação de nosso Município em qualque área (Saúde, Educação, Esporte, etc)

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  3. Muito obrigada pela atenção, Flávio! Realmente, a nossa revolta é imensa. Há algum tempo, eu tinha desistido de pegar ônibus porque cansei de ligar para a Rio Ita - todo santo dia, diga-se de passagem - e me aborrecer, e passei a pegar van. Só que, com essa mudança nos itinerários causada pelas obras na região do cais do Porto, no Rio, fui obrigada a me submeter novamente ao jugo da Rio Ita. E cá estou eu, novamente, ligando pra lá para fazer minhas reclamações, porque acho que engolir a indignação às vezes me faz muito mal! Mas como a esperança é a última que morre, quem sabe conseguimos renovar a equipe de governantes de nossa cidade, e alguma coisa seja efetivamente realizada para que a justiça seja feita!

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