quinta-feira, 29 de março de 2012

Assalto a padaria expõe a fragilidade para se cometer crimes em Rio Bonito

Flávio Azevedo

Dois bandidos assaltaram, às 17h, da última quarta-feira (28/03), a Padaria “Nosso Pão”, no Centro de Rio Bonito (antiga Santos Dumont). Vários clientes, que ainda estão estupefatos com o ocorrido, estavam no interior do comércio. As imagens do circuito de câmaras da padaria mostram os clientes tentando se abrigar no fundo da loja, mas eles também foram assaltados pelos marginais que empunhavam uma arma. Os bandidos saíram a pé e levaram cerca de R$ 500 e pertences dos clientes.

O crime indignou a população e repercutiu na mídia estadual, ganhando destaque, no programa “Balanço Geral”, apresentado pelo deputado estadual Vagner Montes. Não é a primeira vez que o apresentador expõe a insegurança de Rio Bonito. Dois homens sendo assaltados na porta da Prefeitura (2010); e a cobertura do assassinato do empresário Américo Branco (2011); também tiveram destaque na pauta do apresentador.

Em todas essas oportunidades Vagner Montes destacou o fato de o crime ter acontecido na cidade natal do também deputado estadual Marcos Abrahão. Nas últimas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), conselheiros e participantes dos encontros reclamam do baixo efetivo policial de Rio Bonito e da pouca representatividade política junto ao governo do Estado na cobrança n busca por mais viaturas, efetivo de policiais e solução dos crimes investigados pela 119ª DP. O CCS convidou o deputado, por ofício, para participar da reunião do CCS e comentar o assunto, mas até agora ele ainda não compareceu.

Contraste

Segundo fontes, os marginais que assaltaram a padaria Nosso Pão seriam moradores da proximidade. A atuação de bandidos locais na cidade não é novidade. Se a violência, porém, é crescente, a população continua se enganando ao culpar as obras do Comperj e a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) como responsáveis pela violência.

Repercussão

Uma das pessoas que estavam no interior da padaria no momento do assalto demonstra medo, intranqüilidade e lamenta não ver união das autoridades em busca desse sonho. “As pessoas confundem as coisas. Você já Eu não vejo um político sequer falando em união. Eles só vivem brigando (nunca pelo povo). Eles pensam somente neles mesmos e nunca no bem estar da população que, por outro lado, assiste passivamente e sem reagir”, lamentou.

Para os representantes, os assaltos podem dar mais prejuízo do que representa. A dona de casa Jucileia Mota, 29 anos, moradora do Centro, confirma essa tendência. “Eu fico com medo de entrar para comprar e o bandido chegar junto comigo. Eu não sei qual seria a minha reação, por isso prefiro não entrar. Deixo para cobrar em outros lugares”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário