quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A suposta conversão de Fernanda Brum ao catolicismo

Flávio Azevedo

E o ambiente virtual serve para dar vida a mais uma polêmica. Agora o nome em questão é o da cantora gospel Fernanda Brum. Algumas correntes afirmam que a cantora, que também é pastora e congrega na Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, estaria prestes a converter-se ao catolicismo. Um vídeo com a música “Maria”, de sua autoria, seria o pivô da suposta mudança de credo. O vídeo indica que Ana Paula Valadão, outro ícone da música gospel, também estaria se convertendo ao catolicismo.

A assessoria de Fernanda Brum desmentiu a informação e em nota a um site que noticiou o assunto declarou que “... A grande diferença entre católicos e evangélicos é a divindade que atribuem a Maria, que a Bíblia não atribui, nem a ela nem a ninguém, exceto a Deus. Todas as nações a chamariam bem-aventurada e é somente isso que a música relata. Falar de Maria deveria ser algo muito normal a todos os evangélicos. Ela não é intercessora entre nós e Deus, pois a Palavra nos aponta um único mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo...”.

É lógico que eu não poderia me furtar de opinar sobre o tema, que é controverso e muito interessante. Antes, porém, que alguém me venha com aquela velha ladainha de que não se discute religião, eu quero deixar claro o que já escrevi em outros textos: “religião, política e futebol se discute sim, basta que os envolvidos no debate tenham maturidade e respeito às opiniões contrárias”.

Embasado no que está escrito em Eclesiastes 9:5-6, eu não acredito que o homem tem uma alma “espiritual”, “invisível”, “imaterial” ou “imortal”, que vai para o céu ou para o inferno quando ele morre. O autor de Eclesiastes escreveu: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”.

Para confirmar a minha opinião, eu também uso o que está escrito em Salmos 146:4: O salmista escreveu: “Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos”. Acredito ainda que a palavra “espírito” – que algumas correntes defendem como “alma” – nada mais é do que o ar que matem o nosso corpo vivo. Penso assim, porque os textos originais gregos que falam de espírito remetem a palavra “pneuma”, que significa ar e não “psique” que significa espírito. Portanto, em Eclesiastes 12:7, quando o texto diz: “E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, esse espírito nada mais é que a nossa respiração.

Diante desse conceito, eu deixo claro que admiro e respeito Maria, a mãe de Jesus, nos mesmíssimos moldes pregados pela cantora Fernanda Brum (uma mulher virtuosa e escolhida por Deus para uma nobre e importante missão). Entretanto, penso que o seu papel não passa disso. Eu não acredito na figura medianeira de Maria que é defendida por algumas correntes religiosas.

Acredito que a função de aproximar ou mediar a humanidade de Deus é de Jesus. Em Isaías 59:1-2 o profeta escreveu que existe uma separação: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para que não possa ouvir. Mas os vossos pecados fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

O mais interessante é que em Hebreus 1:1-3, S. Paulo, provável autor do livro, escreve logo no início que “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, ASSENTOU-SE À DESTRA DA MAJESTADE NAS ALTURAS”... Ou seja, Jesus tem essa função de mediador.

Portanto, acredito que Maria, como muitos outros, aguarda a volta de Jesus, como Ele mesmo prometeu em S. João 14:1-3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

Nesse dia (quando Jesus voltar), eu acredito que Maria, como muitos outros, será ressuscitada, como profetizou S. Paulo, na primeira carta que escreveu aos cristãos Tessalonicenses 4:13-17: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

Mas se você acredita que a pessoa quando morre vai para o céu, para o inferno ou para o purgatório – o que eu discordo, mas respeito – deve começar a considerar a possibilidade de que Maria, a mãe de Jesus, esteja sim lá em cima e, logicamente, o seu Filho (Jesus) tem um carinho especial para com ela.

12 comentários:

  1. nao aqcredito que fernanda brum ira negar sua fé em cristo que é o autor e consumador da nossa salvaçaõ. jesus é o caminho a verdade e a vida em nenhur outro ha salvação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade minha amiga, nós católicos não negamos a fé em cristo, mais reforçamos essa fé quando nos convertemos a unica igreja de cristo. (mesmo que eu ache que a fernanda brum infelizmente não se converteu ao catolicismo) estuda a fundo a história da igreja cristã nos três primeiros séculos e me diz qual é a igreja de cristo a católica ou a protestante. paz e bem. não é a toa que depois de estudarem a história da igreja muitos pastores famosos nos estados unidos e europa estão largando as suas igrejas e voltando ao catolicismo. veja no google. paz e bem.

      Excluir
    2. Há hereges que conservam sua fé heroicamente durante toda sua vida.

      Excluir
  2. Parabéns Flavio sua publicação foi otima!concordo com vc a cada letra da sua publicação!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo mesmo, pois Fernada Brum apenas fala da imortância da mulher Maria para a humanidade, mas não para as pessoas devotarem ela.

    Me faça o favor...Não fala mais essas coisas.

    Agradeço a sua compreenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Kleicyane, primeiro obrigado pela sua visita ao meu Blog; segundo, eu acho que você não compreendeu o texto, porque é exatamente isso que Fernanda Brum cantou e eu escrevi: “Maria é um exemplo de mulher, mas isso não significa que ela seja uma santa”!

      Excluir
    2. amigo, se ate a terra que jesus pisou e santa imagina o ventre que o gerou! quanta picuinha de vcs

      Excluir
  4. bom eu sou católico e concordo com você que ela não se converteu ao catolicismo, acho que isso é boato, e também acho que a musica não quer dizer nada de mais, mais como todo bom protestante você não perdeu a chance de atacar as doutrinas católicas, com todo respeito você esta usando vesiculos bíblicos totalmente fora do contexto para explicar coisas que não tem explicação. eu era evangélico e me converti ao catolicismo depois de sair da preguiça e do comodismo de ficar ouvindo pastores e lendo só a bíblia (mesmo que essa confirme a fé católica em tudo depois que você lê ela como um bom cristão), fui estudar a historia da igreja, as cartas dos conteporâneos dos apóstolos e digo (sem querer ofender) que evangélicos não sabem ler biblia e so leêm o que interessa para sí mesmos, como eu mesmo fazia, eu só posso rerfurta facilmente tudo o que você escreveu ai como se fosse verdade, mais isso ia dar um texto gigantesco, só posso falar algumas coisas, vocês estão enganados se acham que a igreja de cristo é a igreja evangélica, estudem um pouco mais eu digo que é impossivel estudar os três primeiros séculos da igreja cristã a fundo e continuar sendo evangélico, eu chamava católicos de idolatras, dizia que eles eram adoradores de maria, dizia toda babozeira que todo evangélico adora falar por ai, sem nem saber na verdade sobre a historia da igreja católica e nem mesmo a história da suposta reforma protestante. a verdade é que está tudo na bíblia, (mesmo que agente não precise usar só a bíblia), a intercessão dos santos, a doutrinado purgatório, a imortalidade da alma,(essa ultima então tem de mais) só que está selado aos olhos de vocês por causa da lavagem cerebral que sofremos desde crianças, depois que a escama sai dos olhos fica fácil ver o que está bem na nossa cara. gente a igreja evangélica é totalmente sem logica, eu já deixei muitos pastores sem saber o que falar quando perguntei sobre as cartas dos conteporâneos dos apóstolos e mostrei que a tradição apostólica estava na igreja desde o sec 1, e quando eles não tem mais o que falar e ficam encurralados falam sempre as mesmas coisas e atacam com respostas sem sentido até os próprios apóstolos, quando provei biblicamente para um que a bíblia confirmava o catolicismo em tudo ele começou a atacar os próprios apóstolos, falando que paulo era um covarde ignorante e que ´paulo era um fariseu mesmo depois da conversão. eu peço a vocês estudem a história da igreja e entendam que a própria bíblia diz que ela não é a unica regra de fé.alias a bíblia diz que nela não contem toda a verdade, mais essa é completa com tradição dos apóstolos e no magistrado da igreja, leiam a catequese da igreja católica e parem de acreditar em fabulas que repetem por ai, eu sei que não tem como julgar todas as igrejas evangélicas pelas novas igrejas que surgem todos os dia e escandalizam aquelas séria, então não juguem a igreja católica pelo que vocês vêem e as vezes escutam da tv ou da boca de algumas pessoas que se dizem católicas, e mais a bíblia diz que a igreja é coluna e sustentáculo da verdade, e não a biblia, e tambem diz que se alguem ensinar algo diferente do que os apóstolos ensinam seja por carta ou palavra deles (tradição oral) seja maldito, e mais cristo disse que estaria com a igreja todos os dias até a consumação dos séculos, não que esperaria 1500 anos para levantar um "salvador", lembrem que por 1500 anos não existiu igreja protestante, e se a igreja católica realmente se corrompeu então Cristo foi mentiroso e o espirito santo não é o espirito da verdade mais sim da mentira. cristo disse que ele seria o pastor de um único rebanho não de varios rebanhos e de varias doutrinas, não é a toa que muitos pastores famosos nos estados unidos e na Europa depois de estudarem a historia do inicio da igreja estão se convertendo ao catolicismo mesmo depois de 30 anos de ministério procurem no google. Deus está agindo estudem mais. paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Gabriel, se tem alguém confuso é você meu rapaz! Eu não critiquei em nenhum momento a Igreja Católica e você está correto, a Igreja Católica foi fundada por Jesus e deixada sob o comando dos apóstolos. Ela é o cavalo branco do Apocalipse (capítulo 6, verso 1) e a igreja de Éfeso do Apocalipse (capítulo 2, verso 1). Leia com atenção esses capítulos, se aprofunde nos seus significados.

      Aliás, eu devo lembrar a você que eu não sou protestante, porque a religião que eu entendo como correta não surgiu das religiões que nasceram dos protestos ocorridos na pré-reforma, que serviu de nascedouro para os Batistas, Presbiterianos, Wesleyanos, Anglicanos, Luteranos etc.

      Acredito que você faz bem em ler os textos antigos, sobretudo os “Pais da Igreja”, que têm ensinamentos interessantes. Penso que se você continuar lendo irá, realmente, chegar a Verdade, que segundo João, tem o poder de nos libertar (João 8.32). Oro e rezo para que na sua busca, o Espírito Santo esteja contigo, porque é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8).

      Fraterno abraço e que Deus nos abençoe!

      Excluir
  5. Se vc acha que voce é somente ar, o que diria do seus peidos... vc então esta deixando escapar a sua vida e ai ainda vai permanecer acreditando no que vc nao conhece... ou vai aceitar o que a bíblia diz que sua pessoa usa para destorcer a verdade. tenha fé em Jesus cara... que o seu entendimentos vai ser aberto.amem

    ResponderExcluir
  6. só saberemos a verdade na vinda do Mestre, congrego na Assembléia de Deus, mais não sigo doutrinas de homens, mais é uma forma de aprender como também de ensinar pois a cada dia aprendemos mais.

    ResponderExcluir
  7. Sobre Maria, e a visão espírita temos a visão segundo uma Obra, que diz:

    O texto em original em sua original se dizia:

    "Jesus foi concebido "Por um" Espírito Santo. (Mateus 1:18-25)

    - Referindo a Maria, ela foi foi um espirito escolhido a dedo por Deus para sere a mãe do Messias, mesmo depois de morte de jesus ainda continuou suas obras com amor principalmente voltado á crianças, aos leprosos e ao mais humildes.

    Sua origem espiritual está consagrada pelo principio espiritual da Pré-existencia do espirito, não aceito por muitos mais descrito em todas as escrituras.

    (Malaquias 4:5) (Jeremias 1:5) (1 Timóteo 6.7) (Sabedoria 8:19 e 20) e (II João 1.7).

    Ela é o exemplo feminino de cristandade para as mulheres em todos os tempos, uma santa na realidade por sua ascendência espiritual.

    - A Bíblia e o conceito da Preexistência do Ser -

    http://aquariuspage.blogspot.com.br/2013/11/a-biblia-eo-conceito-da-pre-existencia.html



    ResponderExcluir