terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Reflexões sobre o Carnaval de Rio Bonito

Flávio Azevedo

O Carnaval de Rio Bonito está sofrível assim há quanto tempo? Creio que esse fenômeno "ladeira abaixo" já tem lá os seus 20 anos, mas a questão não é debatida na sua amplitude, sobretudo pelas autoridades e pelos foliões. Inteligência e observação do comportamento humano (ferramentas que deveriam nortear a administração pública), a preferência das pessoas, são temas que passam longe dessa discussão, que sempre esbarra na questão partidária, onde cinismo e a hipocrisia imperam!

Aí eu pergunto: "onde estão os nossos carnavalescos, que não cobram, de maneira oficial e inteligente, um Carnaval de qualidade em nossa cidade"? Onde está a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (ABACARB), que não promoveu, em 2011, um evento para esquentar os tamborins de 2012?

Por que será que os personagens que gostam do Carnaval, só falam dele de janeiro a fevereiro? No Rio de Janeiro, por exemplo, as escolas de samba vivem Carnaval o ano inteiro. Realizam eventos e atividades sempre. É a vida delas! Alguém já viu o diretor do Cordão do Bola Preta reclamar que a Prefeitura não ajuda?

Por que os amantes dessa festividade (seria a ABACARB?) não assumem definitivamente a organização do Carnaval em nossa cidade? Em todos os lugares que e o Carnaval é de qualidade, existe uma liga ou entidade que cuida do evento. A Prefeitura é apenas mais colaboradora como a cervejaria, a marca esportiva, a marca de refrigerante etc.

O problema é que em Rio Bonito as pessoas dependem da Prefeitura para tudo. Será que não está na hora disso acabar?

Outro fenômeno que não se discute é o êxodo de pessoas para a Região dos Lagos. E não me venham dizer que isso acontece porque o Carnaval não é de qualidade. Quem alega que viaja por conta disso, não sabe o que está dizendo e está falando bobagem. E, eu provo isso falando sobre a cidade do Rio de Janeiro. Desse município, que tem o melhor Carnaval do mundo, saem cerca de dois milhões de pessoas na época do Carnaval. Apesar disso, a Marques de Sapucaí sempre está lotada. Aliás, o Carnaval de 2013 já está vendido e duvido que os seus organizadores tenham prejuízos.

Diante disso eu sou obrigado a retornar aquela questão que estou sempre abordando por aqui. Falta gestão ao nosso município. Falta um administrador com perfil de síndico. Mas não é só isso! Por aqui, também faltam eleitores sérios que escolham pessoas sérias para fazer uma gestão séria. Mas será que nós (eleitores) queremos isso? Queremos gente honesta? Queremos gente séria? Uma pessoa honesta e séria vai exigir de nós seriedade e honestidade... E, eu quero ser sério e honesto?

Penso que já chega desse negócio de boquinha, de favorzinho, de empreguinho... Não aguentamos mais isso! O município não suporta mais isso! Mas caso nós venhamos a insistir nesse modelo de gestores que conhecemos... Não tenham dúvida, esse cenário perverso, caótico e medonho certamente irá permanecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário