quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os problemas continuam na Escola Municipal Sete de Maio, em Nova Cidade/RB.

Flávio Azevedo

Via Facebook, o perfil de O Tempo em Rio Bonito recebe fotos das condições insalubres da Escola Municipal Sete de Maio. Não é a primeira vez que a referida unidade se torna notícia e sempre pelos mesmos motivos. Segundo a administração municipal o prédio precisa ser demolido, porque a despesa com uma reforma seria superior ou igual a construção de um prédio novo. Entretanto, entra ano, sai ano; entra governo, sai governo a situação é a mesma.

A reclamação é a uma repetição das últimas denúncias e o que é mostrado, apesar de ser absurdo, desrespeitoso e perverso, não pé novidade. As imagens mostram uma unidade em estado de calamidade. Banheiros sem condições de uso, em uma das imagens uma bomba d’água aparece dentro de uma sala de aula. Ainda segundo a denunciante, as crianças estão voltando para suas casas porque não tem merenda, material de limpeza e até mesmo professores.

Uma história triste

Eu já ouvi vários políticos de Rio Bonito dizendo que a localidade de Nova Cidade, onde está inserida a Escola Municipal Sete de Maio, é o bairro onde se compra votos com mais facilidade em todo território riobonitense. “Não adianta fazer obras por lá, porque o voto vai para quem chegar com dinheiro”, revelou um tradicional político.

Diante dessas fotos medonhas e tristes, a minha dica é que essas imagens sejam transformadas em um álbum e distribuídas em cada domicílio da localidade. Não se esqueçam de apresentar as fotos como fruto desse ato inconsequente chamado “compra de votos”, porque se os munícipes continuarem vendendo (o voto), os próximos governantes continuarão não fazendo nada por essa escola que há anos vive nessa penumbra.

Entra governo, sai governo e a situação é a mesma. O povo vende o voto e os políticos que compram, ao chegar ao poder se sentem descompromissados com Nova Cidade. Uma realidade medonha, perversa, um círculo vicioso que nunca é quebrado, porque os maus intencionados estão em ambos os lados.

Denúncias

E a nossa caixa de e-mails a cada dia que passa fica mais cheia de denúncias sobre um monte de coisas. O engraçado é que os denunciantes não querem se identificar, mas como as informações são muito precisas, elas que só podem vir de gente de dentro do sistema.

Eu ilustro o comportamento dos que se omitem com uma metáfora religiosa. É a lógica do “PECADO ACARICIADO”. O sujeito conhece o pecado, sabe que está cometendo uma iniquidade, os efeitos negativos são devastadores, mas ele não consegue abandonar o ato, porque o pecado é prazeroso.

Geralmente esse pecado é um cargo comissionado, uma nomeação, uma hora extra, entre outras coisas que tem um único objetivo: amordaçar o bobo que se prostitui em nome do “eu tenho contas para pagar”.

O link a seguir tem a reportagem de "O Tempo em Rio Bonito", que foi escrita em maio de 2010. As queixas são similares.

http://otemporb.blogspot.com/2010/09/nova-cidade-nao-esta-no-mapa-de-rio.html

Um comentário:

  1. Boa Noite Flavio,
    Venho agradecer pela ajuda que tem nos dado em divulgar essas fotos, acredito que todos juntos conseguiremos um resultado, mesmo que seja pouco .
    Não sou mais moradora desse bairro, mais tenho família lá e mesmo não sendo meu sangue quero ajudar da mesma forma . Agradeço em nome de todos.

    ResponderExcluir